Bom dia amigos, depois do inverno, que mais pareceu verão aqui no Sudeste e, para minha surpresa, minhas sementes de Pinheiro Negro e Pinheiro Branco germinaram!!!
Porém como não esperava que germinassem, ou pelo menos não todas, acabei fazendo uma cagada. Primeiro vou explicar como plantei.
Na Espanha, pelo alta % de sucesso, se utiliza muito uma tecnica de germinação em pequenos blocos de
canadian spanghum moss, que depois de hidratados, se expandem e retem um pouco de agua. A tecnica em si envolve, depois de
raspar as sementes e deixa-las na geladeira durante o inverno, são introduzidas nesses
germination pellets e, os deixamos dentro de um tuppeware grande, fechado, em cima de um
germination mat, uma "esteira" de borracha, ligada na tomada, que aquece e se mantem a uma temperatura optimum para germinação durante todo o periodo. No meu caso, deixei esse aparelho por la quando voltei, então o que faço é deixar o tuppeware em cima do modem da internet e duas vezes por dia abro, lavo a tampa para retirar a condensação e aplico com um spray, um pouco de agua sobre blocos para mante-los sempre humidos, mas nunca molhados.
Como nunca havia germinado sementes de Pinheiro, tanto Negro quando Branco, e após ler que era muito dificil germina-los com sucesso somado ao limitado numero de
germination pellets que eu tinha em mãos, resolvi plantar entre 3 e 4 sementes por bloquinho.
Para minha supresa, todas as sementes de ambos os bloquinhos (Pinheiro Negro e Pinheiro Branco Japones) germinaram!!!!
Dois problemas obvios que me dei conta quando germinaram:
1- Não deveria ter plantado nesses bloquinhos pois as raizes vão crescer e terei problemas depois para fazer a poda das raizes.
2- Se deixo todos esses
seedlings como estão, logo terão todas as suas raizes entrelaçadas o que dificultará ainda mais a vida do bonsaista.
Peço sugestões de como proceder.
abs
Felipe
Pinheiro Negro Japones
Pinheiro Branco Japones