Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Japanese White Pine em Sao Paulo?

stormridersp27/06/2012 14:51
Japanese White Pine em Sao Paulo?
Alguem saberia me dizer se é possivel germinar e manter essa especie de arvore de clima frio, na região sudeste brasileira?
Elio28/06/2012 21:44
Storm, sinto muito! Nem no sul essa espécie vai bem.

abraço
stormridersp03/09/2012 11:44
Bom dia amigos, depois do inverno, que mais pareceu verão aqui no Sudeste e, para minha surpresa, minhas sementes de Pinheiro Negro e Pinheiro Branco germinaram!!!

Porém como não esperava que germinassem, ou pelo menos não todas, acabei fazendo uma cagada. Primeiro vou explicar como plantei.

Na Espanha, pelo alta % de sucesso, se utiliza muito uma tecnica de germinação em pequenos blocos de canadian spanghum moss, que depois de hidratados, se expandem e retem um pouco de agua. A tecnica em si envolve, depois de raspar as sementes e deixa-las na geladeira durante o inverno, são introduzidas nesses germination pellets e, os deixamos dentro de um tuppeware grande, fechado, em cima de um germination mat, uma "esteira" de borracha, ligada na tomada, que aquece e se mantem a uma temperatura optimum para germinação durante todo o periodo. No meu caso, deixei esse aparelho por la quando voltei, então o que faço é deixar o tuppeware em cima do modem da internet e duas vezes por dia abro, lavo a tampa para retirar a condensação e aplico com um spray, um pouco de agua sobre blocos para mante-los sempre humidos, mas nunca molhados.

Como nunca havia germinado sementes de Pinheiro, tanto Negro quando Branco, e após ler que era muito dificil germina-los com sucesso somado ao limitado numero de germination pellets que eu tinha em mãos, resolvi plantar entre 3 e 4 sementes por bloquinho. Para minha supresa, todas as sementes de ambos os bloquinhos (Pinheiro Negro e Pinheiro Branco Japones) germinaram!!!!

Dois problemas obvios que me dei conta quando germinaram:

1- Não deveria ter plantado nesses bloquinhos pois as raizes vão crescer e terei problemas depois para fazer a poda das raizes.
2- Se deixo todos esses seedlings como estão, logo terão todas as suas raizes entrelaçadas o que dificultará ainda mais a vida do bonsaista.

Peço sugestões de como proceder.
abs
Felipe

Pinheiro Negro Japones

Pinheiro Branco Japones
gil_fuka03/09/2012 19:25
olá stormridersp!

muito legal ver que germinaram suas sementes!

qual substrato voce está utilizando?

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
stormridersp03/09/2012 22:52
O substrato que coloquei para esse primeiro ano é o Sunshine Mix #6 + 50% de Perlita e no Pinhheiro negro, um pouco de Pipicat Neutro da Purina, que são pequenas pedras brancas, vulcanicas da Patagonia. Ja estive testando esse pipicat em outro vaso, e a medida que vou regando, as pedras vão quebrando. Questão de meses.

Estou pensando em transplantar as seedlings para uma mistura de:
Sunshine Mix #6, Perlita e Akadama Brasileira do Ideal Bonsai, numa proporção ainda estudo, mas em torno de 20% de Sunshime Mix #6, 30% de Perlita e 50% de Akadama brasileira.

Vc acha que essas seedlings sobreviveriam a um transplante assim como estão agora??

abs
gil_fuka04/09/2012 20:21
olá!
valeu pelas informações do seu substrato!
muito interessante a formulação que você utiliza!

então, sobre o transplante, eu realizaria sim!

como voce mesmo descreve na sua primeira postagem, quanto mais elas crescerem mais as raízes vão se entrelaçar!
sempre me dá um pouco de medo de perder o exemplar no momento do transplante, mas com uns dias na sombra, no fim tudo dá certo!

eu transplantaria sim! irei realizar o transplante do meu pinheiro. A espécie não sei qual é.

é isso aí!

valeu pelas informações!
até mais!
gil_fuka04/09/2012 21:07
ai meu amigo, perguntei sobre substrato em outro tópico e um amigo me recomendou este vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=lBg451nJpb4&feature=channel&list=UL

é muito interessante!
irei fazer com minha muda amanhã mesmo.

até mais!
stormridersp06/09/2012 16:42
Obrigado por compartilhar esse video! Hoje tive tempo de assisti-lo e me surpreendeu muito, tirou muitas das duvidas que eu tinha. Muito obrigado!

No video, o Mestre Hidaka apresenta um adubo, que mais tarde escuto comentários que é a base de peixe e tem em seu rotulo o logo JK. Andei pesquisando porém não encontrei essa marca em nenhum lugar. ALguem saberia onde comprar esse fertilizando em particular?

Em um outro momento no video, o Mestre Hidaka diz para usarmos 1 vez por mes esse fertilizante e depois de um ano, usar junto com um adubo organico e também, ou seria ou também com osmocote? Alguem sabe qual o adubo organico ao qual se referia o Mestre Hidaka?

abs
gil_fuka06/09/2012 21:44
ai storm, eu também não emntendio direito o que ele fala em algumas partes dio vídeo , mas já fiz o processo de estaquia
olha só o processo no link

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/e-la-vamos-nos-estaquia-com-muda-de.html

espero que de certo agora, e irei ver o que o pessoal fala sobre o adubo, pois coloquei no fórum do " sou principiante" uma dúvida em relação a isto, ai qualquer coisa eu te mostro.

é isso aí!

até mais!
Gustavo Ribeiro09/09/2012 15:31
storm ,

Onde comprou suas sementes??

Abç..
stormridersp10/09/2012 14:28
Fala Gustavo, comprei no ebay, chegaram em 20 dias.

Junto, comprei Cedar of Lebanon e Oliva Europeia.
abs
gil_fuka10/09/2012 20:20
ei gustavo, voce plantou todas elas ou só o pinheiro?

=)
stormridersp11/09/2012 09:30
Os pinheiros plantei todos, as outras especies coloquei algumas sementes para germinar, mas até agora nada.

abs
stormridersp12/09/2012 14:26
Caros amigos bonsaistas, tenho algumas perguntas a fazer.

Após haver tido sucesso no processo de germinação de duas especies diferentes de pinheiros, como dito acima neste mesmo topico, chegou a hora de realizar um transplante de cada pequeno seedling para seus vasos de 1o ano, conforme instruções encontradas no video do Mestre Hidaka.

Anteriormente havia pensado em planta-las aproveitando um mix de terra que tenho, a Sunshine Mix #6, mas depois do video, não acredito que seja muito inteligente ir contra a experiencia do grande mestre. Por isso estou atrás de areia de construção. Sobre o fertilizante que o mestre apresentou em seu video, da marca JK, ainda é um misterio pra mim. Não consegui encontrar em lugar nenhum, nem mesmo qualquer informação. Escutei no video que é feito a base de peixe, talvez na mesma linha do Fish-i-Fert ou o FishFertil. Se alguem tem alguma informação a respeito, sera muito bem vinda.

Gostaria de saber também se posso transplantar minhas seedlings diretamente para um vaso de bonsai, ou se devo faze-lo em vasos fundos, normais de plastico. Encomendei alguns vasos de bonsai e ja gostaria de usá-los.

abs
gil_fuka12/09/2012 20:35
olá storm!

então meu, eu fiz o processo de estaquia na muda e ela acabou murchando as folhas. Não sei se é normal ou se ela vai morrer.

apareceu umas folhinhas pequenas no meio,

http://1.bp.blogspot.com/-eXF5-dOi98M/UFEYDiXZtDI/AAAAAAAABx0/RM0HdS6B_fY/s400/pinheiro+transplante+071.jpg