Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Chokkan Kihongata (Estilo Basico) (?)

stormridersp27/06/2012 20:29
Chokkan Kihongata (Estilo Basico) (?)
Tenho uma pergunta ao que se refere às tecnicas de modelagem:

Após ler o livro da familia Mazakuni, que foi o único livro fisico que consegui encontrar até agora aqui em Sao Paulo e apesar de aprender algumas coisas, o livro me pareceu um pouco superficial, focado aparentemente mais nas ferramentas... Então segui minha busca e encontrei um exemplar em pdf na internet, do livro do John Yoshio Naka, Tecnicas del Bonsai, muito mais técnico e interessante.

Nele, me interessou sobretodo a parte tecnica do estilo Chokkan, pois como disse em minha apresentação, planejo criar um bonsai que se assemelhe o maximo possivel com aqueles grandes Jeffrey Pines, dos bosques de Lake Tahoe, norte da California.

Porém me surpreendeu ao ler este capitulo do livro, que o autor cortava continuamente, com a intenção de controlar a altura do Bonsai, o ápice do mesmo e, em seguida, realizava uma amarração da ultima rama, dobrando-a para que ficasse por fim em sentido vertical, substituindo assim o apice recem cortado. O mesmo procedimento era então realizado algumas vezes mais até que a altura desejada fosse alcançada.

É mesmo necessário realizar esta tecnica para obter-se um Bonsai de Pinheiro no estilo Chokkan, com aparencia o mais natural possivel?

abs

Elio28/06/2012 21:43
Caro storm, essa técnica é realmente necessária para que vc não tenha um bonsai muito longo, pescoçudo. Essa substituição é feita periodicamente enquanto o tronco engrossa e assim se mantém uma boa proporcionalidade diâmetro do tronco x altura.

abraço
stormridersp30/06/2012 19:25
Hoje comprei uma muda de um junipero de 16 anos e gostaria de saber a opinião dos membros mais experientes, sobre o que pode ser feito com ele e até mesmo se seria possivel transforma-lo num Chokkan.

Seguem algumas fotos:

abs
Elio30/06/2012 19:35
Storm, excelente muda que vc adquiriu, contudo não se presta ao estilo Chokkan, pela sinuosidade do tronco, mesmo que pequena. O estilo exige tronco reto.
Creio que um Moyogi cairia bem nessa planta.

abraço
andre_indaia05/07/2012 13:40
Storm, com jacaré vai ser dificil fazer um chokkan, pois a maioria tem tendencia em crescer "rasteiro".

Na minha opnião é um dos estilos mais dificeis, justamente por ser dificil encontrar um tronco "ereto formal", entende?

Abçs.

André.
andre_indaia16/07/2012 13:52
Uma especie boa para se fazer chokkan:

Taxodium Distichum
http://www.chinesebonsaigarden.com/bald-cypress-bonsai-tree/

Abçs.