Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com azaléia

Daniel.Viterbo28/01/2006 18:12
Ajuda com azaléia
Caros amigos,

Peço ajuda para problemas que afetaram algumas de minhas azaléias.
Elas estão com as folhas como se estivessem queimadas pelo sol e algumas pintas pretas e manchas no lado externo das folhas.
A princípio as tirei do local aonde estavam pois o sol está muito forte e as coloquei em um lugar com incidência de sol menor. Apliquei enxofre por duas semanas pensando que fossem ácaros. Mas o problema persiste.

Agradeço grandemente àqueles que puderem me ajudar nesta situação.

Seguem fotos para ilustrar.

Desculpem a qualidade das fotos que não sairam muito boas.

Abraços,
Daniel
Felipe Frango Zappala28/01/2006 21:15
Alguém lembra de um tópico, faz bem mais de 1 ano, lá no fórum da BB??
Já não lembro qual foi a solução dadad, mas lembro que o sintoma era o mesmo...
Alfamega29/01/2006 00:07
Verifiquei nas minhas azaléias algo parecido, existiam aguns insetos em baixo das folhas 😕 , usei um inseticida (na parte de baixo) e tudo voltou ao normal. Mantenha nessa parte com menor incidência de sol, apesar de alguns sites indicarem que a azaléia deve ficar a pleno sol, verifiquei que elas ficam melhor numa incidência média, principalmente nos horários mais quentes. 😉 qual sua cidade Daniel??
Daniel.Viterbo29/01/2006 00:16
Ola!! Alexandre,

Sou do interior de SP (proximo a Ribeirão Preto).
jackson29/01/2006 01:14
Daniel,

minhas azaléias tiveram o mesmo problema, parece com fungo.

fiz uma desfolha e pulverizei sulfato de cobre, logo voltaram a brotar,

assim que saíram os novos brotos pulverizei com inseticida (deltametrina- decis),

Até agora estão indo bem. logo devo fazer nova aplicação +/- 15 dias de intervalo.

[]s
Alfamega29/01/2006 08:56
Daniel,

como o Jackson falou também usei um inseticida a base de deltametrina, mas não precisei fazer a desfolha das áreas atingidas, acho que por ai (interior) deve ser bem quente e aquele sol 😎 de rachar né, então faça como eu havia falado, manera no sol, o excesso acaba até queimando as folhas das azaléias, e por falar nisso que cores vc tem por ai 😛 (das flores).
Daniel.Viterbo29/01/2006 15:29
Fala aí Jackson, blz?
Cara obrigado pela dica. Como já tentei outros recursos e não deram resultado, vou fazer o mesmo que você. Valeu!!!

É Alexandre, como dizem: o sol aqui está de rachar. Também vou seguir sua dica vou deixar somente a meia-sombra.
Quanto as flores aqui eu tenho da cor vermelho, branco, lilas e rosa.

Obrigado e grande abraços a todos.

Daniel
Marco Nascimento29/01/2006 19:27
Daniel, pode ir na dica do Jackson, tb já tive esse problema aqui e fiz exatamente o que ele comentou, desfolhei e coloquei Sulfato de Cobre, ela voltou a brotar logo em seguida.
Um abração.