Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

alporquia - é preciso injetar enraizador durante processo?

gil_fuka01/07/2012 20:43
alporquia - é preciso injetar enraizador durante processo?
Li em um tópico aqui do forúm onde um participante disse que durante o tempo em que deixou o alporque em determinada arvore, ele injetou algumas vezes solução enraizadora com o auxilio de uma seringa.

estou fazendo alporque em duas arvores em um parque pereto de minha casa, e como substrato usei pó de casca der côco, e usei tambem vitamina b1 e queria saber se é preciso fazer esse proecedimento.
O alporque foi realizado dia 30 de junho, ontem.

http://3.bp.blogspot.com/-1haeaaKBgV4/T--dphAzUlI/AAAAAAAAAKc/9hC9wlylivg/s320/fotos+plantas+136.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-qQNzhzv508Q/T--gF9CIwBI/AAAAAAAAAK4/5yuHJbYzZQk/s320/fotos+plantas+141.jpg

muito obrigado !

até mais pessoal!

---------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br
---------------------------------------------------------------
Chaddad02/07/2012 14:31
Caro Gil. a massa que vc usou é pouca em relação ao diâmetro do ramo. Vc pode compensar usando uma seringa grande fincando a agulha por um furinho e injetando adubos. Um 10-30-10 solúvel é mais indicado.
E antes de tirar, e após ser constatado o enraizamento pode o máximo que puder para reduzir a evapotranspiração e plnate em estufim, de preferência quando terminar o inverno.

O uso de auxina, (IBA, NAA ou IAA) só pode ser feito antes que crie raízes, e de preferência depois que o anel "engosdou". Se colocar depois ele inibe e atrapalha o enraizamento

O esfagno é melhor pois cria menos bolor.

Boa sorte.
Elio02/07/2012 15:42
Chaddad escreveu:
Caro Gil. a massa que vc usou é pouca em relação ao diâmetro do ramo. Vc pode compensar usando uma seringa grande fincando a agulha por um furinho e injetando adubos. Um 10-30-10 solúvel é mais indicado.
E antes de tirar, e após ser constatado o enraizamento pode o máximo que puder para reduzir a evapotranspiração e plnate em estufim, de preferência quando terminar o inverno.

O uso de auxina, (IBA, NAA ou IAA) só pode ser feito antes que crie raízes, e de preferência depois que o anel "engosdou". Se colocar depois ele inibe e atrapalha o enraizamento

O esfagno é melhor pois cria menos bolor.

Boa sorte.

olá Chaddad!
Como disse no outro tópico "livro", excelente o material que vc nos disponibilizou! Grato!

João, no post acima vc afirma que o AIB e ANA têm efeito contrário após enraizamento. Assim sendo, quando usamos em estacas, por exemplo, é conveniente aplicar somente na estaquia. Não aplicando mais, depois, correto? Isso deve valer para o Superthrive!

Dá uma luz, aí Chaddad!

abraço
Chaddad02/07/2012 16:41
O super thrive já é diferente, ele tem uma mistura de reguladores, e dizem que tem até hormônios animais. Creio que ele contem uma pequena dose de auxina, mas pouco em relação aos outros reguladores. Por isso, na minha opinião ele é um aditivo para tudo, estimulando, raiz, broto e flor, algo acima de vitaminas. Imagino ele alternado com aminomix.
Elio02/07/2012 17:16
Chaddad escreveu:
O super thrive já é diferente, ele tem uma mistura de reguladores, e dizem que tem até hormônios animais. Creio que ele contem uma pequena dose de auxina, mas pouco em relação aos outros reguladores. Por isso, na minha opinião ele é um aditivo para tudo, estimulando, raiz, broto e flor, algo acima de vitaminas. Imagino ele alternado com aminomix.

Beleza, Chaddad!
Valeu a informação!
Abusando mais um pouco: Eu uso superthrive mas, muita gente usa como enraizador a Tiamina (oriunda de vitamina B1).
Vejo muitas pessoas usando nas estacas, na hora de estaquiar, e depois regularmente. Semanal e até diariamente regando com doses de Tiamina.
Poderia nos dar uma orientação técnica sobre esse assunto.

abraço
gil_fuka02/07/2012 19:57
olá pessoal!
obrigado chaddad pela explicação!
me tirou uma grande duvida. foram os 1°s alporques que eu fiz, não sabia o quanto de massa utilizar.
muito obrigado
até mais !

------------------------------------------------
http://entaosouvelho.blogspot.com.br
------------------------------------------------