Cerejeira Sakura de Okinawa
SEKI - Elio Luis Secchi04/07/2012 23:21
Cerejeira Sakura de Okinawa
Olá amigos, vou mostrar para opiniões uma cerejeira sakura de Okinawa que obtive de alporque de uma planta adulta que ia retirar do jardim. Desta planta fiz vários alporques, mais a fim de aproveitar o material do que na esperança de obter bom material para bonsai, tanto que desta muda pouco esperava. Seguem imagens aí da evolução: 2008 a 2012.
Outubro de 2009 - O alporque de 2008 bem brotado
Na mesma data a primeira poda. E como o tronco era muito sem graça, optei por inclinar ele a fim de melhorar um pouco seu aspecto.
Outubro de 2010 - Um ano depois, o toquinho do ápice que deveria brotar, secou. o broto amarrado para cima deverá formar o novo ápice no futuro.
Junho de 2011 - 8 meses após, deixado crescer à vontade. Neste período foram feitas poucas correções.
Na mesma data seleção de galhos e aramação. Deixados apenas os brotos novos que na sakura de okinawa ocorrem em pleno inverno.
Junho de 2012 - Um ano depois nova seleção de galhos, aramação e plantio em vaso de fabricação própria.
Julho de 2012 - 2 semanas depois com brotação e até uma pequena e esparsa floração.
Bem, ainda tem um bom caminho pela frente, o que acham?
abraço
Thássio fernandes05/07/2012 10:35
o_O,que linda cara,muito boa sua condução,se ela adensar mais a copa,vai ficar perfect!
parabéns pela linda planta!
Átila05/07/2012 16:58
Muito legal, adoro esse estilo!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
LuanRibeiro05/07/2012 18:44
Elio, Parabéns!
Confesso que quando vi a primeira foto não imaginei que ficaria tão bom.
Abraço
Jair Flores05/07/2012 18:53
Olá Élio, tudo bem?
Tu fez milagre nesta planta, se compararmos a primeira foto com as atuais!!!
Está muito bem encaminhada,imagine da qui 2 ou3 anos. O vaso tb está show.É ceramica ou cimento?
Abraço!
José Reinaldo05/07/2012 18:57
Muito bom seu trabalho nessa planta, a inclinação foi o pulo do gato.
Parabéns.... Inspirador para todos nos.
Ricardo L C05/07/2012 19:42
LINDONA ÉLIO, AH E O VASO TBM É CAMPEÃO.
PARABENS
ABÇ
Elio05/07/2012 21:34
Parabéns, xará!
Dum alporque que não prometia muito você conseguiu tirar o melhor!
Abração, véio!
SEKI - Elio Luis Secchi07/07/2012 11:05
Valeu amigos, obrigado pelo incentivo.
O vaso é de cerâmica, de fabricação própria, mas com queima a 900 graus. Não tenho forno de alta temperatura disponível e também para isso tem que trocar a cerâmica. Vai indo para quebrar o galho.
De fato ainda tem um bom caminho a rodar. Adensar a copa com o máximo possível de brotos esporões que deverão a longo prazo ser os responsáveis por uma floração intensa, que nesta espécie normalmente ocorre poucos dias antes da brotação. Muitas vezes concomitante, mas o legal é quando vem primeiro somente a floração. Tenho árovres adultas desta espécie no jardim. Já pensou esta bonsai com uma floração assim?
abraço
dablo1918/07/2012 22:20
Bela condução!
Se a floração for igual a da foto a cima vai ser uma planta digna de exposição.
Valeu.
Lucas Sbardelotto18/07/2012 23:27
Parabéns Amigo
Preciso conhecer seu viveiro, estou curioso para ver ao vivo.
Abraços
Lucas
Djalmo19/07/2012 13:23
Belo material, tem um belo futuro!!!
Felipe Lembi19/07/2012 13:51
Linda planta.
Não conhecia esta espécie.
Grande abraço
flavio bonsai19/07/2012 15:49
realmente com paciencia vc tem feito milagres nessa planta .
boa visão vc teve , esta de parabens.
abraço so espero vela daqui uns cinco anos vai ficar maravilhosa.
LUIZ ARTHUR19/07/2012 21:23
Elio Luis Secchi,
Belo trabalho!!!
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi19/07/2012 23:19
Amigos, obrigado pelo incentivo, pela força. De fato nesta espécie o fator idade é preponderante para se obter uma boa floração. Quando jovem esta planta tem gemas vegetativas que produzem folhas e poucos esporões que produzem flores. A cada ano que passa ela forma alguns esporões a mais e assim vai densificando o espaço de floração. O principal fator a considerar na exuberante floração das cerejeiras sakura do Japão, como se pode ver em fotos, filmes, documentários, etc.., é que lá estas árovres são extremamente velhas e portanto tem uma concentração muito alta de esporões para floração. Espero poder mostrar esta planta daqui há alguns anos, tomada exclusivamente de flores.
abraço
Ricardo L C20/07/2012 08:57
Legal Élio, esse trabalho me deu uma boa ideia, tenho uma caliandra com a estrutura bem parecida, uma bifurcação curta na ponta e da msm espessura.
abç
LEAO20/07/2012 22:39
Beleza amigo Élio!
Simba14/08/2013 14:07
Olá Elio,
Muito bonita a planta, gostaria de ver como ela se encontra hoje, pois além da curiosidade com a sua planta, coletei uma estaca desta mesma espécie em Curitiba, quando fui visitar meus pais há quase 1 mês. A estaca brota bem, e ainda mantem bem verdinhos e vivos os 2 pares de folhas que eu deixei, mas ainda preciso saber se emitirá as raízes. Enquanto isso, se possível, gostaria de ver a evolução dessa sua planta, que já estava bem legal na última foto que vc postou.
Abraço
Renato Rodrigues Roehrs14/08/2013 18:46
Elio, baita trabalho e bela condução!
Louco pra ver a evolução.
Voltando, depois de muito tempo, ao forum!
Iniciei com este teu post!
Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi14/08/2013 23:27
Beleza Simba.
E daí Renato. Satisfação ter o amigo de volta a este post e ao fórum.
A cerejeira está bem. Não tenho fotos atualizadas, mas vou fotografar uma hora dessas e colocar aqui para os amigos acompanharem. Infelizmente a floração deste ano foi muito instável em função do comportamento do tempo alternando semanas com temperaturas por volta dos 5 graus e em seguida semanas com temperatura próxima dos 30 graus. Daí as flores foram saindo uma após outra e mesmo a brotação muito instável. Estou numa correria em função da organização do Encontro que nem podar as plantas está dando tempo. Mais adiante mostro como está. Valeu amigos.
abraço