Uma ajudinha:
Paulo,
Na primeira planta (a que tem uma brotação no primeiro galho de baixo para cima), se minha fosse, eu manteria apenas esse primeiro galho, e eliminaria todo o resto, formando toda a estrutura da planta a partir dali.
Devo ressaltar que nessa espécie, não se deve deixá-la totalmente sem folhas, sob pena de perder toda a planta, que certamente virá a óbito. No entanto, desde que não toque no broto verde, pode eliminar todo o resto que ela não vai se ressentir.
Podar perto da bifurcação acima do ponto que eu lhe falei não trará efeito nenhum, pois a parte do tronco que ficará sem folhas irá secar e morrer logo após a intervenção, mantendo-se vivo apenas da parte que se conserva com folhas para baixo.
Para a segunda planta, porém, você não dispõe dessa vantagem (um galho baixo com folhas), portanto, não poderá ser muito drástico na intervenção (lembrando que um galho sem folhas, certamente vem a óbito).
Por isso, sugiro uma intervenção um pouco mais conservadora, podando-se - observando a última foto - aquele tronco à esquerda da bifurcação de baixo, logo acima da parte mais baixa onde se mantêm aquelas ramificações com folhas.
Fazer o mesmo na parte à direita da bifurcação, mantendo-se, no entanto, intacto aquele galho mais fino, à direita, objetivando que se consiga ali uma boa brotação, visando, no futuro, quando a planta estiver bem recuperada, eliminar tudo o que estiver à sua esquerda, com visas a formar um estilo shakan (tronco inclinado), ou um literati.
Sugeri isso, porque pude notar que está começando a brotar ao longo desse galho que sugeri manter-se intacto, o que pode resultar em um bom trabalho futuro.
Abraços, e boa sorte com as plantas.