Bruno, este lance de plantar de cabeça para baixo, em algumas poucas espécies funciona, mas é difícil. E em bouganville não vai rolar.
Paulo, de fato a questão de conicidade invertida é um problema muito sério a ser avaliado sempre que se adquire uma planta. Mas fazer, o que? A gente aprende com os erros muto mais do que com os acertos. Faz parte.
Vou mostrar a você e aos colegas um trabalho que estou fazendo em uma bouganville que uma vizinha arrancou do jardim e ia jogar fora. Era somente um toco que ela vinha cortando perto do chão há tempo e tinha este mesmo problema de conicidade invertida. O lance é partir mesmo para a madeira morta. Apesar de se falar muito que madeira morta não combina com bouganville por ser uma madeira muito macie e que apodrece facilmente, esta madeira morta poderá se transformar com o passar do tempo em uros, ocos, vazados, etc... que é muito comum se ver em velhas bouganviles que sofreram a ação de cortes, de quimadas, enfim, e acabou sobrevivendo muitas vezes apenas um cascão de um lado que mantém a planta com sobrevida.
O que fiz, que pode ser visto abaixo foi corrigir a conicidade retirando madeira. Boa parte desta madeira que ficou vai apodrecer sim, mas daí eu deixo a natureza me dizer qual o rumo que vou tomar depois que a madeira apodrecer.
Não tenho a foto de como a planta era no início, mas a primeira foto mostrada dá para ver bem o tipo de intervenção dem madeira morta. Sabendo que boa parte desta madeira no futuro apodreceria, não foi dada a devida atenção às formas, apenas dado conicidade.
Depois a sequência até hoje. ainda falta alguma coisa, mas a planta segue um caminho razoável, acredito.
abraço