Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Ficus

Paulo R B de Medeiros11/07/2012 22:16
Yamadori Ficus
esse ficus é bem velho, deve ter algumas várias décadas de idade, ele foi podado recentemente, acho que tem quase 2 meses já, sua copa já está com bastante folhas, e surgiu a oportunidade de te-lo para mim, e logo imaginei um bonsai nele, fazer um pseudo yamadori heheh, tem algum problema com a saúde da planta em realizar uma pode drástica agora ? com 1~2 meses após uma boa poda que ele sofreu ?? segue as fotos..

acho o tronco dele bem interessante

Mário César B Moro11/07/2012 23:50
Acho que não tem problema. Ficus é bem resistente e brota muito.
ROGÉRIO DIAS12/07/2012 15:10
É
VAI DAR CERTO SIM,,,MAS ISSO VAI SER UM TRANSPLANTE,,YAMADORI É SÓ QUANDO É TIRADO DO CHÃO.
Paulo R B de Medeiros12/07/2012 17:29
pois é, por isso usei a expressão ''pseudo yamadori'' rsrsrs, eu vou podar e deixar ai nesse vaso mesmo, a planta está bem saudável, dai vou trabalhar ela ai no vaso, depois faço um transplante e podo as raízes, e passar pro vaso mais raso..
MarcoBonsaiPoa14/07/2012 11:22
Bonsai
Sugiro quando fizer a poda drástica tb reduzir as raízes, colocar em substrato novo e em um vaso não muito raso!
O corte das raízes, vai estimular o aumento de energia na brotação aerea, se acompanhado de corte aereo tb...bem ao contrário do que se pensa!

Yamadori = a prática de coletar árvores
araki = árvore com potencial pra se transformar em bonsai

até mais!
Paulo R B de Medeiros14/07/2012 12:58
obrigado pelas informações !
Paulo R B de Medeiros14/07/2012 19:00
então, hoje trabalhei a tarde toda no ficus, fiz a poda drástica, e a poda de raízes.. segue as fotos...

e depois de mais de uma hora serrando rsrs

fiquei sabendo que a planta tem quase 2 décadas de idade, e as raízes estava enoormes, mais algumas horas limpando e podando raízes..

oque acharam ? primeira vez que fiz isso, primeira vez que realizei uma poda drástica em uma árvore um pouco maior, acham que esse material vai render uma boa planta se conduzida de maneira correta ? eu particularmente gosto muito de ficus, e das raízes aéreas, mas aceito opnião de todos, obrigado..
MarcoBonsaiPoa16/07/2012 13:32
Ficou bom a proporção de torrão de raízes e o toco da árvore, o registro do passo a passo tb! Só uma observação...pesquise por substrato! Achei está terra dele compactante! De repente manter este torrão como está e adicionar em volta um substrato bem drenante!

abç
Paulo R B de Medeiros16/07/2012 19:29
é, eu coloquei só terra preta até agora, não tinha nenhum substrato, vou fazer um e colocar por cima mesmo, pra terminar de preencher o vaso..
daniel pipolo16/07/2012 21:37
pessoal nao sei nao em ... poda de raiz não devemos fazer somente no inicio primavera, final do inverno ???

o mais sábio não seria fazer a drástica e esperar para cortar as raízes ???

O substrato mais adequado seria pedriscos/areia grossa/ terra preta?

Paulo seria isso que faria, mesmo por se tratar de uma espécie tao resistente.

Vamos torcer que brote......

Coloque uma pasta celadoura no corte.

Valeuuu
Paulo R B de Medeiros16/07/2012 23:28
eu tinha pensado em fazer a poda drástica e depois a poda das raízes, mas podei tudo de uma vez.. ficus é resistente.. acho que não tem problema, tou esprando as brotações, logo posto novas fotos..
MarcoBonsaiPoa17/07/2012 09:39
Aí em Manaus vai brotar rápido, não esqueça de atualizar!
Paulo R B de Medeiros17/07/2012 11:00
sim, eu estou trabalhando em outro ficus, depois eu posto aqui fotos dele, eu podei ele, e em uns 5 dias já tinha começado a brotar, o clima daqui ajuda 🙂
matheus kochem23/04/2013 21:20
atualize ae...