Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra

12
Douglas Uchoa13/07/2012 20:10
Caliandra
Estou postando a evolução dessa caliandra, que foi obtida de um yamadori.
Estou me aventurando no bonsai há dois anos e trabalho em várias plantas, mas vou mostrar essa pois é uma das que eu mais gosto e tenho algumas dúvidas sobre o seu futuro.

Em janeiro de 2011, quando foi coletada. Coloquei em uma bacia somente com areia grossa e um pouco de estrume por cima e sem pegar sol diretamente até ela brotar. Estavam grudadas pela raiz mais duas plantas, que eu achava inicialmente que era uma só, e que estão sendo trabalhadas separadamente, uma delas é essa que está ao lado.

Em abril de 2011 ela estava assim.

Em novembro de 2011, depois de algumas podas e aramações ela estava assim. Desse galho que eu tirei eu fiz uma alporquia, que estou trabalhando em outra bacia.

Desde setembro estava dando flores, essas fotos são de janeiro de 2012.

Em março de 2012 a bacia se quebrou e tive que mudar, aproveitei para tirar algumas raízes bem grandes (que atrapalhariam quando eu for passar para um vaso). E quando replantei coloquei uma pedra em baixo para as raízes crescerem para os lados, e enterrei mais um pouco a planta para nascerem mais raízes um pouco mais acima. Só vou saber se deu certo quando eu for mudar de novo.

Estou na dúvida se eu mantenho esses dois galhos superiores que estão bem no centro dela, estou pensando em baixar pela metade um dos dois.
E esse galho mais alto (o da direita) eu penso em tirar e desenvolver esse patamar que está abaixo dele, deslocando o ápice para o centro da planta. Mas pode ser uma besteira, pois esse galho é mais grosso que o do meio.
Por favor, me ajudem a decidir.
Abraços.
Tiago R13/07/2012 21:29
Quero acompanhar esse belo material.
MarcoBonsaiPoa14/07/2012 13:16
Bonsai
Que planta linda meu chapa! Parabéns pelo achado! O tronco é um espetáculo...
Paulo R B de Medeiros14/07/2012 13:31
caramba a madeira dessa árvore tá muito bonita.. vou acompanhar..
Douglas Uchoa14/07/2012 18:34
Obrigado pelos elogios! Conto com a opinião de vocês para desenvolver ao máximo o potencial dessa planta.

Marco, estarei indo para um congresso em Porto Alegre dia 02 de agosto, você conhece alguma loja por aí que vende vasos e ferramentas?

Abraços a todos!
Andre Antoniazzi15/07/2012 17:14
caliandra
Ola,lindonesses seus materias,vai ficar excelente nao deixe de postar as evolucoes,sou doido em caliandra tenho algumas.
Abracos
Átila16/07/2012 18:32
ESPETACULAR essa caliandra!!! Parabéns

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
luisgarske18/07/2012 21:17
Ola Douglas,

Muito bonita a planta que espécie de caliandra que é? O tronco é show.

Quanto a loja, em Porto Alegre tem a Viva Bonsai, www.vivabonsai.com.br

Abraço,

Luis Garske
Alexandre S. Coelho18/07/2012 21:36
luisgarske escreveu:
... Muito bonita a planta que espécie de caliandra que é? O tronco é show.

Luis, esta é a Calliandra spinosa nativa da região do Ceará. Realmente linda pelo aspecto enrugado do tronco!!!

Douglas
Eu acho que faria um alporque neste galho maior e teria duas plantas para trabalhar 😄
Aqui vai um projeto rápido com os primeiros galhos:
MarcoBonsaiPoa19/07/2012 11:18
Bonsai
Douglas, blz!?
Não temos a variedade spinosa aqui em Porto Alegre, não teria como conseguir uma muda e me revender por aqui!?rsrsrs
Pintou está opurtunidade, não poderia deixar passar está possibilidade... Não achei nada na internet pra vender!

Abç
Andre Antoniazzi20/07/2012 21:48
caliandra
Ola pessoal tirem uma duvida minha,esta especie e caliandra spinosa certo especie do nordeste que a flor e branca,e estas plantas que vemos na beira da estrada que a flor e igual da caliandra e as folhas tambem aqui na nossa regiao ao qual tenho duas que estou trabalhando e ate estou me preparando para coletar mais algumas pois sou doido por caliandras o que seria aquilo?
Abracos.,
Douglas Uchoa21/07/2012 03:17
Alexandre,
Muito legal essa perspectiva que você fez! Eu já tinha imagimado várias coisas, mas não essa. Realmente ficou muito legal e é um caso a se pensar.
Adimiro bastante o trabalho que você fez com sua Calliandra Depauperata, Parabéns!

Marco,
Eu posso tentar levar uma, mas vou antes me informar no aeroporto sobre as condições.

Andre,
A flor dessa spinosa quando abre é completamente branca, mas depois ela vai ficando vermelho meio rosado, começando pela base da flor.

Um abraço a todos!
MarcoBonsaiPoa21/07/2012 13:20
bonsai
Se porventura não der certo, em uma outra ocasião posso fazer um depósito bancário com o valor do frete via pac dos correios que é o mais em conta. O pessoal da ideal bonsai costuma enviar dentro de cx de papelão fechada, acho que a planta aguenta uns 5 dias até chegar! Igual obrigado pela sua atenção! Não esqueça...estou a disposição aqui em Porto Alegre quando vç vier é só dar um toque no que precisar! Abç
Douglas Uchoa22/07/2012 23:51
Só atualizando..Seria uma outra possibilidade dar uma inclinada nela?

Fiz um vídeo: http://youtu.be/6bXUyKwn3do

Abraços!
elcio brignol23/07/2012 07:42
Ficaria um BELISSIMO han kengai...
rescarolli6031/07/2012 15:23
nunca tinha visto ainda esta especie de caliandr!
vc me vende uma mudinha?
pago o frete e mais o valor que vc quiser sobre a muda!
desde que não me cobre tambem os olhos da cara né parceiro?
axo que o projeto que o alexandre fez ficaria show de bola com essa sua planta!
ela é linda... de enxer os olhos... fiquei até com inveja santa...rsrsrsrsr
se puder vender uma muda eu jamais vou conseguir agradecer o favor,,,
abraços e fico na espera!
Douglas Uchoa08/08/2012 12:12
Cara, quando eu for fazer outro yamadori vou pegar umas plantinhas pequenas. Eu até tinha algumas mas levei pro Marco.
Não tenho interesse em vender, mas quando tiver posso te mandar alguma pra difundir a espécie.
Abraço!
rescarolli6008/08/2012 14:35
ta certo amigo!
aproveita que ja xegou a hora de fazer yamadoris e ve se consegues uma pra mim!
por enquanto agradeço!
MarcoBonsaiPoa08/08/2012 23:41
E ae Douglas!Blz!? Queria agradecer novamente pela disposição em ter levado as plantas em sua longa viagem aqui pra Porto Alegre. Plantei todas, levei o domingo inteiro preparando o substrato, furando as bacias, selando cortes. Elas ficaram até sábado à noite no saco, foi quando cheguei em casa e deixei de molho no supertrhive até o dia seguinte. Sexta a noite eu volto pra casa pra saber como estão, minha sogra ficou com as recomendações.
abç
Douglas Uchoa10/08/2012 07:46
Valeu chapa! Espero que elas se recuperem bem!
Fui lá na Viva Bonsai, muito legal lá.
Grande Abraço!
MarcoBonsaiPoa13/08/2012 21:33
Gostou do chocolate!!!?hehehe 😄

Não estamos nem no meio do mês de agosto e já foram quase 2 Kg aqui em casa!!!!! 😲

abç
MARCIO ROLDÃO12/09/2012 12:12
Essa Calliandra spinosa é brincadeira, o yamadori ja tem cara de árvore centenária. Sei não, mas essa espécie tem um potençial incrível.........
eliseu malheiros12/09/2012 17:08
Re: Caliandra
Eu não cortaria não. cortar e se arrepender, nao tem cola. rsrsrsr.

Belíssima planta.
flavio bonsai04/10/2012 12:07
muito bom esse material que tens em maos .
Douglas Uchoa15/10/2012 12:53
Planta só descansando...
Foto tirada hoje 15/10/12.
12