Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Que estilo dar ao meu Ficus nerifolia??

Luiz Otávio18/07/2012 18:02
Que estilo dar ao meu Ficus nerifolia??
Comprei esse pré-bonsai e agora estou num dilema do que fazer com ele.

Estou na dúvida se deixo ele formar uma copa ou se faço uma poda maior e faço uma aramação para deixar ele com os galhos horizontais. Existe também o fato dele não possuir um tronco único.

Opiniões do que fazer com ele serão muito bem vindas!!

As fotos foram tiradas hoje (18/07/12)

marco_avelar18/07/2012 20:31
Luiz, ótima planta. Seu fosse minha eu faria um mame. Tendo a 2ª foto como a frente eu podaria na vertical aproveitando esse primeiro galho da direita como continuação do tronco. Faria uma copa compacta e deixaria ele com a altura final na mesma onde hoje está aquela bifurcação.

Para dar uma idéia esse tópico serve como exemplo, eu só faria uma copa um pouco mais densa:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21548&highlight=mame
Alexandre S. Coelho18/07/2012 21:20
Luiz

Aqui deixo outra idéia utilizando a 1ª foto como frente...:

Luiz Otávio18/07/2012 23:40
Muito obrigado pelas dicas!!

Gostei muito da sua idéia Alexandre... assim que fizer as alterações eu posto as novas fotos.

Depois de feita toda a poda no tronco e nos galhos, como eu faço para os galhos ficarem curtos e bem preenchidos de folhas que nem essa última foto do bonsai já pronto?
Alexandre S. Coelho19/07/2012 12:08
Luiz

Para formar o bonsai vai durar em torno de 5 anos...
Após podar, você deve aramar os galhos e direcioná-los conforme o projeto (com movimentos para baixo, para cima e para os lados) para que eles não fiquem retos e acompanhem o formato do tronco (moyogi). A compactação da folhagem se dá ano a ano, com desfolhas e podas periódicas 😉
Esta é a parte gostosa da arte bonsai: transformar aos poucos ❗ 😄
Luiz Otávio19/07/2012 12:46
Só pra confirmar, agora é a época certa de fazer essa poda radical e a aramação?

Devo tirar toda a folhagem??
Luiz Otávio20/07/2012 17:02
Minha maior dúvida agora é saber se posso fazer a poda estrutural, desfolha e aramação de uma só vez agora no final de julho.

Agradeço pelas dicas!
Djalmo23/07/2012 13:53
Luiz Otávio, veja bem, a época mais adequada a se aramar um projeto é o inverno e a poda no final de agosto, tendo em vista que neste periodo em sua região o inverno ainda é rigoroso e sua planta esta sobrevivendo da energia contida em suas folhas tranco e raizes.
Atenciosamente.