Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira - Me ajudem!!

Davson Santos18/07/2012 19:43
Jabuticabeira - Me ajudem!!
Olá amigos, primeiramente saudações a todos.

Bom vamos la... dei um bonsai pra minha namorada e ocorreu um fato desagradável, houve uma reforma na casa dela e a jabuticabeira ficou toda empoeirada de pó de gesso, alguns dias depois ela começou apresentar aspecto nada normal parece que esta morrendo, os galhos enrugados, folhas secas e queimadas.

Creio que o bonsai ainda não morreu, raspei o tronco para ver se estava verde, retirei da vasilha que estava, podei e lavei a raiz sem tirar o excesso de terra, ainda não lavei a parte superior.

Avaliei a terra que estava, aparentemente tinha um aspecto bom e parecia ser uma terra vegetal (preta) misturei substrato e húmus de minhoca (nem sei se fiz o certo).

Gostaria que vocês me dessem a opinião sobre o que fazer desde como recuperar e que caminho devo seguir para ter uma planta saudável e bonita, quero que esse desafio seja minha primeira experiência de muitas com a criação de bonsai, estou muito motivado.

Como sou bastante leigo queria saber:

Qual espécie é minha jabuticabeira?
Como tosar?
Como desfolhar?
Quais nutrientes eu devo utilizar?
Devo usar essas pedrinhas?
Adicione quaisquer informações relevantes.

Agradeço a todos

luisgarske18/07/2012 21:27
Olá Davson,

Não vejo as fotos.
Mas se a planta fosse minha não teria mexido nas raízes, sempre que a planta não esta demonstrando um bom aspecto não é bom transplantar, nem adubar.
Eu teria apenas lavado a parte aérea e observado melhor o local onde ela estava e cuidar na regas.
Agora é rezar para que ela se recupere.

Conselho, entre em www.atelierdobonsai.com.br tem muito material para ler.

Abraço, seja bem vindo e boa sorte.

Luis Garske
Djalmo19/07/2012 13:32
Amigo, no mamento só repouso e muito penssamento positivo, mas quanto as tuas outras duvidas a especie ta dificil, pois não aparecem as fotos, a PODA deve ser de acordo com o estilo e momento da planta, a desfolha e sempre util para raduzir o tamanho das folhas e adubação somente apos 45 dias do transplante se ele sobreviver, se vc tem as pedrinhas brancas decorativas retire, pois so ornamentamos o bonsai depois de definitivo e com muita saude.
No mais seja bem vindo e tente postar novamente as fotos.
Davson Santos19/07/2012 14:17
Como postar as fotos??
faço o que sugerem e não aparece as imagens, alguém sabe o porque?
Rafael Ribeiro19/07/2012 14:53
Amigo. Baixe/hospede a imagem por este site.

Foi nesse que eu consegui me encontrar.

http://tinypic.com/?t=postupload
Davson Santos19/07/2012 15:21
Rafael Ribeiro escreveu:
Amigo. Baixe/hospede a imagem por este site.

Foi nesse que eu consegui me encontrar.

http://tinypic.com/?t=postupload

Rafael eu fiz isso desde princípio mas não deu!

Rafael Ribeiro19/07/2012 15:34
Não sei o que aconteceu, mas as imagens estão aparecendo!!
ROGÉRIO DIAS19/07/2012 15:44
É
EU TO VENDO AS FOTOS SIM,,,OLHA VÉIO,,,,TIRA ELA LOGO DESSA BANDEJINHA E COLOCA NUM ESCORREDOR DE ARROZ,,DESSES DE 1,99.....DEPOIS DO TRANSPLANTE DEICHE ELA NA SOMBRA POR UNS 7 DIAS,,,REGANDO REGULARMENTE,,,SE POSSIVEL COM ORMÔNIO ENRAIZADOR,,,NÃO ADUBE,,,NESSE ESCORREDOR PROCURE COLOCAR UM SUBSTRATO BASEADO EM AREIA DE CONSTRUÇÃO E TERRA PRETA COMUM,,,MEIO A MEIO.DEPOIS DOS 7 DIAS,,,COLOQUE O ESCORREDOR NUMA OUTRA BACIA TODA FURADA COM TERRA E ADUBO ,,,,TUDO MISTURADO(MAMADEIRA)ELAS GOSTAM DE MUITO SOL,,,E MUITA ÁGUA.
Djalmo20/07/2012 13:29
Agora aparecem as fotos, de fato a mamadeira seria um bom começo para sua planta, apos uns dois anos ela estaria mais gorda e com uma copa definitiva, mas para o momento dieche a planta se recuperar para não perde-la!!!!
MarcoBonsaiPoa20/07/2012 14:11
bonsai
Cara não consegui ver as fotos, mas vç disse que ela tomou um banho de pó de gesso? Isso não seria problema se a planta não fosse de solo ácido... A jaboticabeira é de solo com ph baixo e o gesso é um calcário que misturado a terra vai alcalinizar a mesma proporcionando um "mal estar" na planta, debilitando-a na capacidade de absorver e metabolizar alguns tipos de micro e macro nutrientes. É bem simples de arrumar isso. Tire-a do vaso, solte toda a terra das raízes, lave bem a planta toda, inclusive as raízes e replante em substrato com 60% terra vegetal(preta) e o restante com material drenante, mantendo a sombra na primeira semana e devolvendo ela ao sol gradativamente. Folhas com defeitos devem ser eliminadas e as adubações devem ser suspensas por 2meses, deixando a árvore reagir sozinha! Abç
edson060520/07/2012 21:01
Davson,
sinto muito ser pessimista mas acho que esta já viajou...

Edson.
Ricardo L C23/07/2012 14:49
DÁ UMA RASPADA NO TRONCO PRA VER SE ESTA VERDE , PQ PELAS FOTOS PARECE QUE ELA JÁ ERA, TA COM ASPECTO SECO .
TOMARA QUE NÃO MAS ACHO QUE SE FOI