Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piteco Naturalistic

FrK_leal21/07/2012 16:30
Piteco Naturalistic
Boa tarde galera, esse piteco foi plantado de semente em 2006 mas na verdade ele não é mesmo a planta que eu estava trabalhando originalmente...

Isso que está aí é o que estava por dentro da terra, a parte aérea joguei fora...

Estou conduzindo essa "raiz" a uns 3 anos, precisa engrossar mais os galhos, ramificar e fechar aquela cicatriz, mas acho que está bem legal mesmo assim.

Tem entre 15 e 20 cm

Podem notar que ele tem muito de vassoura, mas não tem o tronco reto como pede o estilo.

SEKI - Elio Luis Secchi21/07/2012 22:55
Frk, gostei muito do seu piteco. Está realmente com uma condução de galhos visando uma planta ao natural. O que vejo quando o amigo fala em cicatrização é que mesmo quando esta cicatrização ocorrer vai continuar o problema da terminação brusca do tronco, que só seria aceitável se o estilo fosse o hokidachi, certo? Então ao invés de buscar uma cicatrização ali no topo, eu optaria por rasgar o tronco para baixo, possivelmente retirando um ou mais destes galhos a fim de dar uma afunilada neste tronco via retirada de madeira, que bem poderia ficar como um shari, ao invés de buscar a cicatrização. Isso inclusive valorizaria o estilo naturalistic...
abraço
Aluizio21/07/2012 22:56
Ta bem legal...Meio que crescendo livre, ao natural...

Por coincidência parece com um desenho que eu fiz há um tempo atrás....

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11167 .....ta nesse link

Abraços...
FrK_leal22/07/2012 01:50
Elio, pode ser uma solução mesmo, mas tenho um pouco de medo de ao rasgar o tronco errar na mão e não ter conserto...
Vou primeiro deixar o ápice engrossar mais pra ver como fica, pra daí depois partir pra soluções mais radicais...

Aluozio, realmente tá bem parecido...só o tipo de folha q é diferente, tens sempre que levar em conta as folhas, crescimento e a ramificação quando fizer os teus projetos.

Abraço!
Tiago R31/07/2012 10:57
Gostei muito da planta. Potencial grande!