Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Green Island Shohin

FrK_leal23/07/2012 21:13
Ficus Green Island Shohin
Esse ficus foi comprado em uma floricultura comum em um vaso com outras 3 mudas por apenas R$7. Infelizmente a muda que levou à compra do vaso foi roubada essa semana após cerca de 4 anos de trabalho...
Ela estava no quintal da casa da avó da minha esposa que está sendo demolida...

Essa era maior e havia até frutificado...muita sacanagem...

Bem, vamos à que interessa. Trouxe-a para casa para evitar que seja roubada também.

Bem, sobre o trabalho, ela também vem sendo trabalhada desde 2008, duas coisas nela me incomodam, o tronco, muito reto e a cicatriz no ápice que não está fechando legal.

Ela estava um pouco abandonada, mas a ideia agora é aumentar a ramificação especialmente no ápice. Esse ano também ela deve ir para um outro vaso de treinamento, essa terra está muito compactada e tomada de mato.

Provável frente

Nebari frente

Costas

Nebari costas

Cima
Sergio Batalini24/07/2012 11:16
A meu ver o que poderia ajudar a cicatrizar o tronco seria mander o crescimento do apce , sem podas .

Com o engrossamento do apce o fluxo de seiva aumentará e vai forçar o crescimento de casca no local , inclusive com esse "ajuste" de diametro entre a base e a parte nova seria resolvido o problema da conicidade.

Outro detalhe é o primeiro galho muito forte que subtrai grande parte da seiva , inibindo o desenvolvimento do resto. Alem de ser desproporcionalmente grosso em relação ao resto .

Se meu , seria eliminado o primeiro galho e manteria o crescimento do apce para ter uma planta um pouco mais alta e harmoniosa.