Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sakura benesuzume

12
Elio27/07/2012 11:48
Sakura benesuzume
Olá pessoal!

Essa sakura é de flores pequenas.
Infelizmente perdi um galho importante, baixo, à direita.
Tive que puxar um galho de trás para dar uma tapeada.
Com o tempo que ver se conserto deixando esse galho alongar e engrossar bastante.

abraço

LuanRibeiro27/07/2012 12:42
Que linda Elio, Parabéns!
To com uma que deu sua primeira "florada" esse ano... Ainda muito tímida mas que já me fez brilhar os olhos, hehehe.
Tenho apanhado bastante para engrossar os galhos e diminuir os nós.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2012 23:45
Aí meu xará! Está bonita esta planta. Boa floração. É uma variedade de sakura que eu não conhecia. Tem como arranjar muda por aí?
Qualquer coisa me passa um e-mail...
abraço
dablo1928/07/2012 16:54
Que bela florada!
Parabéns esta ficando muito bonita.
Thássio fernandes28/07/2012 19:50
Prabéns amigo qual a idade dela,quantas floradas ela já deu?
Elio30/07/2012 13:12
Luan, Xará e Dablo..... legal que gostaram!

Thássio é a terceira florada. Deve estar com uns 5 anos.

abraço
Rogério30/07/2012 14:14
Adoro Sakura...
Comprei uma muda feita de estaca e o vendedor informou que é igual as encontramos no Parque do Carmo - SP.... Vamos ver se é mesmo...
Parabéns pelo lindo exemplar....
Abraço a todos...
Elio01/08/2012 16:26
Valeu, Rogério....obrigado!

abraço
Gustavo Ribeiro05/08/2012 21:27
Elio,

tenho uma Sakura e de um tempo pra ca ela nao esta desenvolvendo bem .. qual e o tipo de solo que ela gosta , insolação a rega .. etc passa umas ducas pra nos ..

abraço..
Elio05/08/2012 22:08
Gustavo Ribeiro escreveu:
Elio,

tenho uma Sakura e de um tempo pra ca ela nao esta desenvolvendo bem .. qual e o tipo de solo que ela gosta , insolação a rega .. etc passa umas ducas pra nos ..

abraço..

Gustavo, nada de especial. Substrato com 50% de matéria orgânica; boa adubação e pleno sol. Faço duas podas anualmente, das ponteiras.

abraço
Rogério06/08/2012 12:41
Elio"]

Elio,
Em quais meses procede com as podas das pontas?
Abraço
Elio06/08/2012 14:58
Rogério"]
"Elio"][quote="Gustavo Ribeiro escreveu:</div>Elio,

abraço..</blockquote>

Gustavo, nada de especial. Substrato com 50% de matéria orgânica; boa adubação e pleno sol. Faço duas podas anualmente, das ponteiras.

abraço[/quote escreveu:

Elio,
Em quais meses procede com as podas das pontas?
Abraço

Rogério, a primeira em outubro, para induzir novas brotações e a segunda em junho para deixar no formato ideal.
Lembrando que a floração acontece fundamentalmente nos ramos do ano e raramente nos ramos do ano anterior.

abraço
Rogério06/08/2012 20:03
Elio"]
"Rogério"]

Amigo,
Muito obrigado pela ajuda e dica.
Um Abraço!
Elio24/08/2012 21:09
Pessoal, essa é um filhote da Sakura benesuzume (estaca do ano passado). Serve para kusamono, também!

abraço

SEKI - Elio Luis Secchi24/08/2012 21:23
Muito bom xará... Fiz consegui umas estacas e estou natorcida para dar certo. Uma delas até veio com raiz e já está brotando. Aproveitei também as estacas e fiz uns enxertos em sakura normal que é bem mais reforçada. 3 deles estão brotados, espero que fixem... Gostei muito desta planta... Vi um espetáculo o outro dia em visita ao amigo Jaime da Bonsai Ideal, ele havia recebido um lote de Benesuzume floridas, estavam em cima de uma bancada, creio que mais de 50 vasos, um show...
abraço
Elio24/08/2012 21:37
Xará, o enxerto da benesuzume na Sakura normal vai ficar show, porque a benesuzume não engrossa. Muito lenta. Estou na torcida!

abraço
Djalmo27/08/2012 14:20
Parabéns pelo post, esta muito bom.
Rogério28/11/2012 11:14
Elio escreveu:
Pessoal, essa é um filhote da Sakura benesuzume (estaca do ano passado). Serve para kusamono, também!
abraço

Amigo Elio
Como fez para a estaca pegar?
Alguma dica ou segredo?
Pretendo fazer algumas logo, logo...
Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi28/11/2012 16:23
Rogério a estacas que fiz brotaram facilmente. Mas agora creio que está meio tarde para fazer. Estaquia lenhosas se fazem no outono/inverno. As que fiz foi bem no fim do inverno e funcionou. Qause 100% enraizou. Usei enraizante AIB (ácido indulbutírico) mas pode usar qualquer outro.

Xará, o enxerto da benesuzume em cerejeira normal pegou e brotou bem. Acabei fazendo somente 2 enxertos, ambos pegaram. Mas um deles acabou secando esta semana, creio que foi problema no cavalo porque ele já tinha 3 brotos com quase 10 cm de comprimento. O outro enxerto ainda está vivo, mas está num local meio inadequado. É que como a benesuzume ra bem fininha e eu não tinha cavalo da mesma espessura acabei fazendo numa ponta de cavalo há quase meio metro de altura. A idéia era apenas ver se funcionava. No ano que vem quero expandir a técnica, fazendo em mais exemplares...

Depois disso comprei uma benesuzume mais encorpada a qual estou estilizando.
Olha como era quando eu comprei, já com o pico da floração passando e os novos brotos saindo...

Infelizmente o pessoal que produziu acabou deixando ela muito alta e somente uma "bolinha' de galhos acima. Galhos interessantes que teria servido bem a estilização foram cortados, como dá bem para ver nas cicatrizes. Aquele brotinho que aparece abaixo estou "cultivando" para possivelmente ser o primeiro galho no futuro. Mas o problema é a grande distância até o próximo galho, e daí estão todos muito juntos.
Sempre é um problema quando se pega uma muda que não foi devidamente planejada para bonsai.

abraço
Elio28/11/2012 20:31
Boa, xará! O negócio é ir tentando. Quanto a essa que vc adquiriu, realmente é uma pena que ficou alta.
Seria muita ousadia podá-la acima daquele galhinho que tem à esquerda, acima das duas cicatrizes???

O bem dessa espécie é, além das flores, os frutos. Olha a minha pequenina e com frutos.

abraço

gil_fuka28/11/2012 21:04
Olá Élio!

Muito legal a sua Sakura, e muito interessante ver como está se desenvolvendo a estaca realizada!

Até mais!
Rogério28/11/2012 21:11
Caro Amigo Elio,
Agradeço novamente sua ajuda e dica.
É sempre bom seguir as dicas de quem já fez e funcionou!
Muito obrigado e um abraço!

ps: Com as frutas ficou melhor ainda....
Elio28/11/2012 21:42
Essa minha técnica de aramação eu já patenteei! Não pode ser copiada. Chama-se "Preguicetti Del Vecchio".

abraço
gil_fuka28/11/2012 22:56
Que chique o nome da sua técnica !

Muito peculiar!

😂 😂 😂
SEKI - Elio Luis Secchi28/11/2012 23:14
Meu xará, frutificada é mais um espetáculo!!! Pois a minha apesar de tantas flores não segurou fruto nenhum.
Quanto a sua idéia ousada de cortar lá em baixo não seria de todo errada. O que eu não gostaria era de perder toda esta ramificação de esporões que já estão a produzir flores em abundância. E o charme desta espécie sem dúvida é a sua floração (e frutificação).
Desta forma estilizei baixando os galhos o quanto podia neste momento e se for o caso, no futuro, baixar mais.
Segundo Nacho Marin e outros mestres, há uma interpretação errada do conceito de Naka sobre a localização do primeiro galho. Naka diz que o premeiro galho deve situar-se no primeiro terço da planta. Isso quer dizer que ele não precisa "nascer" no primeiro terco da planta, mas sim estar ali colocado. Desta forma podemos pegar um galho bem mais alto e através de tração e/ou aramação posicionar ele no local a ele dedicado. É o que tentarei fazer. Por precaução, estou deixando aquele galhinho crescer livremente, e os amigos podem ver na foto abaixo que ele já está bem grandinho... Se vou utilizar ele no futuro ou não é outra coisa. Por hora, está valendo a frente da primeira foto, com o galho crescido lá no fundo escondido.
Por favor opinem à vontade.

abraço
12