Rogério a estacas que fiz brotaram facilmente. Mas agora creio que está meio tarde para fazer. Estaquia lenhosas se fazem no outono/inverno. As que fiz foi bem no fim do inverno e funcionou. Qause 100% enraizou. Usei enraizante AIB (ácido indulbutírico) mas pode usar qualquer outro.
Xará, o enxerto da benesuzume em cerejeira normal pegou e brotou bem. Acabei fazendo somente 2 enxertos, ambos pegaram. Mas um deles acabou secando esta semana, creio que foi problema no cavalo porque ele já tinha 3 brotos com quase 10 cm de comprimento. O outro enxerto ainda está vivo, mas está num local meio inadequado. É que como a benesuzume ra bem fininha e eu não tinha cavalo da mesma espessura acabei fazendo numa ponta de cavalo há quase meio metro de altura. A idéia era apenas ver se funcionava. No ano que vem quero expandir a técnica, fazendo em mais exemplares...
Depois disso comprei uma benesuzume mais encorpada a qual estou estilizando.
Olha como era quando eu comprei, já com o pico da floração passando e os novos brotos saindo...
Infelizmente o pessoal que produziu acabou deixando ela muito alta e somente uma "bolinha' de galhos acima. Galhos interessantes que teria servido bem a estilização foram cortados, como dá bem para ver nas cicatrizes. Aquele brotinho que aparece abaixo estou "cultivando" para possivelmente ser o primeiro galho no futuro. Mas o problema é a grande distância até o próximo galho, e daí estão todos muito juntos.
Sempre é um problema quando se pega uma muda que não foi devidamente planejada para bonsai.
abraço