Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Folhas Caindo

leo_xis07/12/2004 01:11
Folhas Caindo
Caros,
Novamente eu e meu bonsai problemático..auhahu
Gostaria de saber se é comum o bonsai ficar com as folhas secas! Os do meu começaram a secar 🙁

Só pra lembrar, éum buxinho..eheh

abraços,
Léo
Cissa07/12/2004 23:46
Oi Leo,

o buxinho é uma planta forte. Para as folhas estarem caindo existe algum motivo.
Qual a frequencia de rega, adubação, quanto você o deixa no sol e a quanto tempo você tem este bonsai???

Abração
Cecilia
TC08/12/2004 15:46
pode ser tambem alguma praga
Cissa08/12/2004 19:59
Como o TC lembrou bem, pode ser uma praga também. Por isso precisamos de todos os dados possíveis para podermos te ajudar.

Abração
Cecilia
leo_xis10/12/2004 00:59
buxinho
Caros,
Estou chegando a conclusão de que ter um bonsai é realmente bem mais complicado do que eu pensava..ehehe
Praga? De novo!? huauha..já não me basta os bichinhos que deu mó trabalho combater( eu expliquei sobre eles em um outro tópico).
Na verdade as folas não caem sozinha,aliás, puco caem,mas estão muito muito secas..
desde meu último problema com a torta de mamona não adubei mais a planta,isso vai fazer um ou um mês e meio.
Aguo-a todos os dias e ela toma pouco sol(somente o sol que entra plea janela durante a manhã ou trde,mas em pequenas quantidades).
Poxa, só faltava ser mais alguma praga,mas além de folhas secas, a planta não apresenta nada de etranho,eu acho..ehehe

Abraços,
Léo
leo_xis12/12/2004 22:02
Ajuda!!!!!!
Pessoal,

Ajudem-me!!!!!!!!
Cissa13/12/2004 00:07
Oi Leo,

quando você diz que rega, qual a quantidade de água que você joga em seu bonsai???
Quanto tempo por dia ele pega sol??? Você não tem como coloca-lo em um local que pegue mais tempo de sol???
As folhas estão com alguma mancha???

Abração
Cecilia
Felipe Frango Zappala13/12/2004 10:32
OI Léo, como vai?

Cara realmente o buxinho é resistente... agora, pouca incidência de sol é fatal...

Abraços.
leo_xis14/12/2004 01:34
Olá,pessoal!
AS folhas estão secando e deve pô-lo para tomar mais sol!??????
Elas não estão caindo,mas estão bem secas,retorcidas. Manchas? Não,mas pelo fato de estarem secas algumas estão meio amareladas...
O q fazer!????? ❓
Cissa14/12/2004 08:27
Oi Leo,

por você ter citado a secura nas folhas é que eu perguntei quanto a quantidade de água que você joga nele.
É pra jogar bastante água.

Abração
Cecilia
Felipe Frango Zappala14/12/2004 11:17
Léo, observe bem...
Obviamente, não vai adiantar você aumentar a incidência de sol agora...
Se as folhas estão secando, é sinal de que faltou alguma coisa à esta planta, que provavelmente foi o sol ou a água... ou pelo seu relato, os dois juntos.

Nesse momento, não estamos vendo a foto, mas você diz que as folhas estão retorcidas... se a planta fosse minha, eu iria ver as raízes...
Eu tenho aqui uma muda de limão galego com 4 anos, aonde aconteceu a mesma coisa... entretanto tinha sol e água na medida... aí, é certo de que foi alguma doença...

Abraços.
Antonio Castro14/12/2004 19:53
Olá Leo_xis

Citação:
Gostaria de agradecê-los pelas dicas e dizer que o meu bonsai está salvo.eheh
Usei o inseticida piretróide, fiz umas duas ou três aplicações, e foi suficiente para matar os bichinhos.

Não sei o grau de toxicidade desse insecticida, pelo numero de aplicações que refere não me parece ser preocupante, mas existem muitos factores a ter em conta quanto á aplicação dos mesmos.
Pode até só agora estar a aparecer o "estrago" resultante da praga que diz ter tido.
Conforme já foi solicitado pela "Cissa" tambem me parece que seria bastante importante descrever como o costuma tratar.
Por ex: disse que tinha adubado com torta mamona ( ele nesta altura já estava com problemas???)

Como na "msg" de pedido de ajuda confirmou serem minhocas, deduzo que aplicou no substrato e pelo que descreve pode perfeitamente tratar-se de efeito secundário do fitofarmaceutico se este foi aplicado de forma inadequada, que ao ser absorvido pelas raizes podem ter efeitos fisiológicos na planta alterando a composição quimica celular.

Destruição ou redução das micorrizas
Cloroses nas folhas
Aparecimento de lesões no caule
Queimadura nas folhas
Atrofiamento gomos e raizes.

Na minha opinião estou 100% de acordo com "Felipe Zappala", penso que o problema deve ser nas raizes.

As melhoras do Bonsai,

Castro
leo_xis16/12/2004 04:28
é realmente sério..
pelas msgs que tenho visto, a coisa parece mais séria do que eu pensava.
Realmente falta um pouco de sol para a planta.
Sobre as "minhocas",não eram minhocas e sim uma larvinhas transparentes.
O problema começou aparecer umas três ou duas semnas após as aplicações.
Bem, se for a raíz a coisa fica mais complicada,porque disso eu já não entendo nada e não levo o menor jeito. O que teria de ser feito na raiz?
Bem, espero notícias. Por enqunto o bonsai está vivo ainda.. 🙂

Abraços,
Léo
"O dono do bonsai problemático"
Convidado16/12/2004 08:42
Leo , isto e o seguinte, voce tem que fornecer pra plantas,
Substrato com boa drenagem e aeração
Agua
Luz
e adubação( de preferencia organica)
Se fizer isto direitinho sua planta vai ficar sadia e não pegara fungos com muita facilidade.

Outra coisa, quando voce diz, " O dono do bonsai Problematico"
porque não muda isto para " O problematico dono do bonsai" ( hihihihi) pois sua planta responde aos seus cuidados.

Abraços
Lando16/12/2004 10:19
Marcio, Marcio...

Olha o trocadilho!!!! (Rssss. Ficou engraçado!)

Uma brincadeira de vez em quando é bom para descontrair, né?

Até,

Orlando (Lando)
leo_xis17/12/2004 02:17
Pessoal!
Olá!!

Mário,
obrigado pelas dicas ! 😄
Mas, até agora não vi uma solução prática para combater essa"secura" do meu bonsai...
Agradeço novamente a ajuda de todos, vocês tem me ajudado mto...

Abraços,
Léo
O dono problemático do bonsai
(assim fica melhor mesmo..ehh)
Convidado17/12/2004 10:17
Ei Lando , não quero ofender ninguem , Deus me livre e so uma brincadeirinha mesmo.
Oh Leo, não va ficar magoado com minha brincadeirinha heim!

Abraços
Antonio Castro17/12/2004 15:52
Leo,

Voçê quer "cegar" 😲 a gente com essa letra grande..hein ????? 🙂 😄
hé,hé,hé apreveitei a onda de brincadeira 😄

Agora a sério, mais vale levar o bonsai a alguém de perto, que o possa examinar direito, não existe nenhum centro por ai??.

As melhoras do Bonsai.

Cptos,

Castro
leo_xis17/12/2004 19:10
bonsai
Oi,pessoal!

Garcia,
mas o donoé que é probelmático...uhauha.. afinal, tudo reflete os cuidados que vc tem com seu bonsai.
Vou ver se arranjo alguém pra dar uma olhada nele..
mto obrigado,gente!! 😄

abraços,
Léo
José Ramiro dos Santos Fi21/12/2004 15:53
Olá Leo ... xis e demais aficcionados,
Boa tarde.

Aprecei o meu cadastro aqui, ao ler o seu relato, com o intuito de ajudá-lo a salvar o bonsai buchinho: É que a uns doi mêses coloquei torda de mamona em bonsai e outras plantas (5 ao todo) e eis o que aconteceu: As folhas atrofiaram e enrugaram, secaram e cairam e até o tronco de uma pitombeira já secou e a planta morreu, não tenho a menor dúvida que o único causador de tudo tenha sido o adubo utilizado. Ainda consegui recuperar um ficus e uma pitangueira trocando por completo o substrato (ainda lavei as raízes) portanto Leo, acredito que a salvação para o seu bonsai esteja aqui, mãos à obra!!!
Obs:Se você tomar essa iniciativa não o deixe exposto ao sol e vento até quando o mesmo apresentar sinais de recuperação.
Um abraço.

Ramiro.
leo_xis29/12/2004 02:50
oi..
Oi,José..
apesar de achar que meu bonsai já morreu( ai q dó..eheh), q tipo de terra se utiliza nessa troca? como deve ser feita?E coisas do tipo...
Sou mto iniciante!

Att,
Leonardo Fernandes
José Ramiro dos Santos Fi29/12/2004 10:36
Olá Leo,

No meu relato do post anterior informei que tenho um bonsai buchinho o qual adquiri recentemente, está bastante saudável e seu substrato é pedriscos de 2 a 4 mm. + argila e inclusive já substituí o vaso porque era de plástico.
Estou aguardando chegar hoje, substrato de uma bonsai/floricultura para substituir de umas plantinhas, é que também sou principiante!
Com relação ao que usar como substrato existem várias fórmulas, por exemplo, para Buxus (buchinho) e similares: 60 a 70 % de areia grossa ou pedriscos de 2 a 4 mm + 30 a 40 % de areia grossa ou argila (extraído de uma revista do gênero)

Um abraço.

Ramiro.
José Ramiro dos Santos Fi29/12/2004 10:46
Leo,

Uma correção na fórmula do substrato do post anterior: os 30 a 40% é de terra granulada ou argila e a areia grossa é somente parte dos 60 a 70%, ok?

By,
Ramiro.
leo_xis30/12/2004 04:45
Nossa,
Realmente ter um bonsai é mais complicado do que eu pensei..ahuahu
O problema é que não tem ninguém aqui pra me ajudar,aliás não sei nem onde conseguir e num sei nem como montar um "vasinho". Levei-o a um senhor que entede de bonsai aqui e fizemos umapoda para ver se ele brotaria novamente,até agora nada. 🙁

🙁
Acho que vou comprar um outro bonsai 🙁 ,se eu achar..e dessa vez nada de torta de mamona 🙁
Abraços,
Léo
PS: Tem msn ou icq?