Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Nerifolia - Moyogi

FrK_leal31/07/2012 19:01
Ficus Nerifolia - Moyogi
Amigos, esse ficus nerifolia (willow leaf) foi obtido por alporquia à uns 3 anos. Foi separado e plantado nesse vaso.

Infelizmente dois galhos baixos secaram e eu tive que dar uma mexida.
Desde a retirada ele chegou a crescer quase 80 cm.

Ele está na casa do meu sogro, afinal foi "alporqueado" de um ficus dele que eu mostro num outro momento.

Esse final de semana eu fiz a desfolha e dei uma podada e aramada no bicho. Ainda não está aquela coisa toda...

Uma opção pode ser plantar no chão e deixar por lá durante 2 ou 3 temporadas.

Antes da poda

Nebari

Trabalho finalizado

Cima

A altura do ápice não é essa, deixei o galho mais comprido só para não secarem os galhos q usei para finalizar a copa.

Bem, sintam-se a vontade para opinar.
dablo1931/07/2012 20:57
Esta ficando bem legal seu trabalho.
Posta fotos da evolução dessa planta quando puder valeu.
Diego.
Nikkei 10003/08/2012 00:48
A aramação ficou boa, mas estou achando o primeiro galho muito alto. E se fizesse outra alporquia pra deixar ele menos "pernudo"? acho que ficaria mais interessante.
FrK_leal03/08/2012 07:13
Talvez fosse uma boa...
mas o nebari ficou tão arrumadinho (nas fotos não dá pra ver mto bem) que dá pena desperdiçar...

Eu estou realmente pensando em deixar ela dar uma engordada, quem sabe mascara essa impressão.

Mar é realmente uma pena, onde você vê aquela cicatriz, bem de frente, ficava o primeiro galho, que secou... tava bem legal, já com raízes aéreas descendo e tudo mais...
Nikkei 10003/08/2012 10:14
Realmente as raízes ficaram bem posicionadas, radias, dá dó mesmo.
Ederson03/08/2012 14:59
FrK_leal

Sou da mesma opinião do Elio, se minha faria um alporque na altura da poda que vc fez na frente e inclanar para direita.