Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboiant iniciando

Silas Lanzieri01/08/2012 16:55
Flamboiant iniciando
Olá.Estou cuidadndo com muito carinho desta mudinha que eu mesmo plantei de semente filha única que brotou bem após a quebra de dormência em água morna (cerca de 50ºc). Brotou dois dias após ir pra terra. Usei uma técnica meio tosca pra dar movimento ao tronco e acho que tá funcionando.
Há cerca de 15 dias sobreviveu a uma forte chuva de granizo, que não chegou a quebrar, mas deixou fortes marcas pelo tronco. vejam as fotos:

Ricardo L C01/08/2012 17:15
LEGAL... ESTOU COM UMAS MUDAS QUE PLANTEI DE SEMENTE COM 8 MESES, UMA DELAS DESENVOLVEU MAIS QUE AS OUTRAS E JA TÁ DA GOSSURA DE UM DEDO. VAI NÁ FÉ
gil_fuka01/08/2012 21:31
Legal Silas!
mas ai meu amigo, como que é esta parada de quebra de cormencia destas sementes?

é isso aí até mais
Silas Lanzieri02/08/2012 13:06
Olá, eu li o artigo neste site:
http://www.ipef.br/tecsementes/dormencia.asp
Não segui a risca a instrução, (Flamboyant Delonix regia Água ( 80o C ) - 5 min) apenas coloque de noite na água morna e deixei até a manhã seguinte. A semente ficou macia, coloquei na terra e brotou em menos de tres dias. Boa Sorte!
gil_fuka02/08/2012 15:47
opa silas!
vou fazer este esquema que vc me indicou então!

muitas pessoas falam que é preciso fazer um corte na ponta da semente para agilizar o processo, vc não fez isso pelo jeito né?

é isso aí meu amigo!
valeu, até mais!
Ricardo L C02/08/2012 16:54
EU FIZ E TBM DÁ SUPER CERTO, DE 30 SEMENTES PLANTADAS 22 NASCERAM