Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

yamadori de goiabeira

gil_fuka03/08/2012 20:52
yamadori de goiabeira
Olá!
estes dias realizamos alguns yamadoris de goiabeira em mudas muito novas ainda. As fotos postadas aqui são a da muda que nos deu um pouco mais de trabalho para realizar o processo, pois estava na base de um pinheiro ou arbusto, não sabemos o que é.

e aqui depois de colocada no vaso

é isso ai!
até mais!

----------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
----------------------------------------------------------------
Ricardo L C03/08/2012 21:29
LEGAL , MAIS SUGIRO QUE PROCURE ALGO MAIS ADIANTADO, GOIABEIRA DEMORA MUITO PRA CRESCER...
Felipe Lembi04/08/2012 11:22
Olá amigo,
Primeiramente, pesquise bastante sobre yamadori, substrato a ser utilizado, como coletar as plantas e etc...Aqui no forum vc encontra todas esta informações.
Sem querer desmotivar vc... o que eu tenho a dizer é o seguinte.
Procure materias mais adiantados, com um nebari razoavelmente bom, bom movimento no tronco, porte bem avantajado, e plantas de fácil condução(que não é o caso da goiabeira).
Aqui está um exemplo de yamadori:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21696&postdays=0&postorder=asc&highlight=yamadori&start=15

O que vc fez foi arrancar umas mudinhas do chão, isto nós fizemos a todo momento, mas o tempo de espera por um resultado satisfatório é muito grande. Visto que será nescessário plantar estas mudinhas no chão para se desenvolver.

Um yamadori é como se fosse um ritual, é sair de casa com ferramentas adequadas, derrepente mais algum amigo para ajudar, boa disposição, a procura de bons materias, e já ter um lugar pré programado para fazer a coleta.

Eu recomendo que vc leia bastante a respeito... vale a pena, eu também sou iniciante na arte, e o que eu faço é ler muito.
Muito boa a sua iniciativa de coletar mudas, mas um bom conselho é vc conserguir plantas mais adiantadas, para não acabar se desmotivando com a arte, e depois desistir. Falo isto por experiencia própria, eu comecei e depois de algum tempo desisti, e depois recomecei com outra visão.

Forte abraço
gil_fuka04/08/2012 21:03
olá!
então ricardo e felipe, sei sobre a lentidão do crescimento ( só sei também porque pesquisei) e sobre a questão de serem mudas pequenas, é que elas foram coletadas na empresa em que eu trabalho. Eu também gostaria que elas fossem mais desenvolvidas, mas não tem. esta das fotos era a maior que encontrei, porque estava junto dos pinheiros, e creio eu que não tinham visto ela ainda.
Lá o pessoal precisa estar sempre contratando uma empresa responsável pelo corte da grama de lá, e eles não perdoam nada. Tudo que aparece na frente eles cortam. É uma questão de segurança para a empresa, sabem?
Vi a jabuticabeira das fotos felipe, entendo o que voce quer dizer.
Valeu pelas dicas, mas não tenho pressa quanto estas mudas. Creio que trabalharei lá um bom tempo ainda da minha vida, e passo as minhas horas de almoço cuidando delas. Daqui a alguns anos levarei elas para minha casa. E para mim o fato de acompanhar o desenvolvimento desde mudas é algo encantador.
A paciência é uma virtude e estou desenvolvendo a minha.
sempre que for possível irei retirar as mudas para salvá-las. A empresa não corta por mal, mas não tem como deixá-las se desenvolverem.
daqui a algum tempo irei colocá-las no escorredor, e depois colocar o mesmo no chão. Ou em um vaso maior com o substrato adequado. Só não dá pra plantar no chão. Senão o pessoal corta.
o foco estará sempre mantido! desistir jamais!
valeu rapaziada!

até mais!

=)
gil_fuka05/08/2012 19:43
e mesmo que sejam mudas, o nome do processo não seria yamadori?
estão sendo retiradas da natureza,não?

fica ai minha duvida agora......