Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes - Vale a pena

Precatorius06/08/2012 17:13
Sementes - Vale a pena
Mix De Sementes De Acer Palmatum E Sakura Japonesa
Pessoal, navegando pelo Mercado Livre me deparei com esse anúncio e me interessei muito, porém não sei se compensa comprar sementes ou já uma muda um pouco crescida. Sou novato e desconheço os principais riscos e tudo mais.

O que me dizem?
Agradeço desde já!
Lrgullo06/08/2012 18:15
Boa noite,
não vou falar referente a espécie,
mas sim a compra e ao procedimento para ter um bonsai a partir de sementes, conhecido como misho.

A compra pelo mercado livre, vendo se o vendedor tem boas notas e bons comentários eu indico... agora se tem uns vermelhos na nota e pessoas reclamando, eu nem arrisco...

Sobre o cultivo por sementes, misho, eu gosto bastante, mas ciente que terei algum resultado interessante dentro de muitos anos...
Comecei por pinheiro negro de semente, faz 2 anos, agora nos tamanhos q estão valem no mercado menos de R$20, perdi mtas, mas eu não trocaria elas por nada huahuahuahua, cria-se um vínculo legal com a muda, fora q desde mto pequena vou dando o movimento que eu quiser, e aprendendo como é o comportamento da espécie. tenho mudas de 2 anos e de 1.
Estou quase comprando a deste ano para começar tudo de novo, o problema é o espaço.

Quanto ao tempo de resultado, algumas tenho vontade de fazer bonsais minis, aqueles bem miudos e simpáticos, mesmo assim tenho talvez mais uns 3 anos pra mais... quero tbm fazer uns maiores, para isso precisarei de um local para plantar no chão ou esperar mais de 5 a 10 anos talvez, para ter algo...
Isso para a espécie q comprei, pinheiro negro, tem um crescimento meio devagar.

Agora este ano estou a procura de outras espécies para plantio tbm... ainda não decidi qual comprar... só estou coletando as que tem em minha cidade e vejo q estão soltando sementes... (paineira, flamboyant, ipe, sibipiruna)

A respeito da arte bonsai, te recomendo oq me recomendaram quando tava começando... plante sementes e tenha paciência... enquanto isso compre plantas já maiores... para poder por a "mão na massa", aramar, trocar de vaso, podar, entortar galhos(talvez quebrar uns tentando), talvez até matar por falta de conhecimento, é algo q vai se aprendendo com plantas já encaminhadas...

agora quanto a espécie q citou, aguarde alguém com experiências nelas...

Mas é isso aí...
boa sorte e muita.... mas muita paciência!! quem sabe vc não vicia nesta arte durante o processo, dai tudo fica mais fácil e prazeroso =D

grande abraço!
dablo1906/08/2012 20:49
Compra, planta e tenha muita paciência, como o amigo acima comentou compra também umas plantas já mais desenvolvidas para ir trabalhando em quanto as plantas novas vão nascendo.
As plantas obtidas desde a semente são muito legais de trabalhar por que você que vai poder trabalhar desde cedo o desenho do tronco, preparar para o estilo que mais lhe convier, enfim vale a pena sim.
Valeu.
Diego.
Precatorius06/08/2012 23:05
Muito obrigado pelas dicas pessoal, realmente era o que eu precisava saber e acreditem, paciência é o que não falta.
Falando em sementes, tenho algumas espécies aqui aguardando o plantio, estão com 1 ano já guardadas, por isso não sei se germinarão e ainda também não sei se há possibilidade de fazer bonsai com elas.
São as seguintes:
Jaracatia spinosa - "Mamãozinho"
Chorisia speciosa - "Paineira-rosa"
Myrocarpus frondosus - "Óleo-pardo"
Euterpe edulis - "Palmito-Juçara"

e também estou com os seguintes projetos a serem colocados em prática:
Pitangueira - muda com 3 anos
Jabuticabeira - Estou fazendo alporquia em uma árvore adulta (esta gostaria de saber quanto tempo em média demora para crescerem as novas raízes e poder ser cortada da árvore mãe)

Obrigado novamente pelo apoio e atenção!
eliseu malheiros07/08/2012 10:41
A jabuticabeira meu amigo, é como jogar na loteria, estou com uma com dois anos no alporque e a cada 90 dias, abro o pet com o substrato e nada de raizes, isso que usei hormonio enraizador, mas devemos continuar tentando.
Precatorius07/08/2012 10:51
Poxa, que pena! Pensei que com alguns meses já poderia passar o galho com alporque para um vaso.
Vamos aguardar... Pretendo colocar enraizante neste sábado.
Tirei algumas fotos, mas pretendo criar outro tópico para seguirem o desenvolvimento dela.
Precatorius07/08/2012 23:51
Lucas Gullo, comprei as sementes, quero aproveitar o início da primavera para fazer o plantio já. Foi pelo anúncio do ML mesmo que cai na loja virtual Ilha Bonsai, que achei muito boa por sinal.

Obrigado novamente pelas dicas.
Claudio Clementino08/08/2012 21:33
Cara, vc comprou errado, mas eu também quando iniciei comprei sementes pelo tal Ilha Bonsai, mas tem um problema, nenhuma semente germina é muito dificil germinar sementes desse tal Ilha Bonsai isso tudo é picaretagem desse Samir R. Valongo.
Precatorius09/08/2012 20:28
Beleza Claudio,
Creio que em alguns dias as sementes chegam e vou postando aqui os resultados (ou falta deles).
Obrigado!
Lrgullo09/08/2012 20:50
não tive problemas com ele...
espero q de tbm...

estou com falta de espaço em casa... se não teria comprado mais uma vez =D