Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pré de pitangueira

Fernando F07/08/2012 22:36
pré de pitangueira
o que faço com essa pitangueira...?
eliseu malheiros08/08/2012 08:34
Re: pré de pitangueira
Fernando vc sabe que nariz e gosto cada um tem o seu, a meu ver eu reduziria a altura dela e colocaria um substrato quase cobrindo essas raizes tortas dela, para engordá-la mais um pouco, e paciencia o resultado é com ela.
Fernando F08/08/2012 13:33
ola eliseu
eu tambem não gostei muito dessas raizes meio arredondadas... vopu transplantar para uma bacia grande, ok
abraços
Fernando F09/08/2012 20:29
ola
fiz uma poda, uma aramada e transplantei para uma bacia...tinha muitas raizes dentro daquele vazinho preto, muito enroladas, removi as mais grossas e m pouco das finas, meio sem querer hehe. Tá ai.
gil_fuka26/08/2012 21:24
parabéns Fernando!

Bela pitangueira!

até mais!
nickyfury28/08/2012 19:58
bonsai
Eu teria preservado o material como estava, realizando um replantio visando formar uma pitangueira estilo KENGAI. Com isso, justificaria a disposição de suas raízes, aproveitaria melhor o posicionamento em arco de seu tronco, e moldaria a estrutura aerea com menos galhos, melhor distribuídos, para harmonizar o conjunto.

Fazer bonsai é fácil demais. Dificil é termos material bom nas mãos, como estava sua planta, para fazer um bonsai de qualidade técnica superior. Boa sorte com sua pitangueira..... 🙄
Fernando F29/08/2012 13:33
ola
nick
estilo kengai é cascata?
como faria para inclinar o tronco? inclinaria tudo pra direita? e as raizes? o que poderia ser feito?
um abraço
fernando
nickyfury29/08/2012 18:15
bonsaI
Fernando, estilo KENGAI é cascata sim. Para formatar sua planta nesse estilo bastaria retirar do vaso em que estava, lavar suas raizes e amarrá-las com um barbante, levemente para não causar constrição excessiva e prejudicar a circulação de seiva nelas, mas de maneira a mante-las o mais junto possível. Deixando esse nebari como estava por sobre a superficie do solo, bastaria então dispor um pouco de substrato no fundo do vaso para cascata, colocar as raizes e cobrir com mais substrato, inclinando a planta para a lateral direita.

Não há mistério algum nisso. É algo simples por demais da conta. Após prender as raizes ao vaso, com um arame fino passado pelos orificios de drenagem no fundo do vaso, seria a vez então de cortar o excedente de galhos, selecionando dentre eles os que poderiam melhor ser conduzidos e educados, via aramação, dentro desse estilo.

Sou péssimo com projeções, por isso peço desculpas pela minha tosca tentativa de mostrar minha idéia a voce usando esse recurso:

A amarração das raízes com um arame fino ou com barbante (melhor, pois irá se deteriorar com o tempo) tem por finalidade mante-las na posição correta exigida pelo estilo kengai. Não há nada de novo nisso, e tal técnica não causa nenhum prejuízo para a planta.
Fernando F30/08/2012 09:03
Ola - nickifurry: deixa eu ver se entendi. Amarrar as raízes, fazendo tipo um chumaço de raízes, e este ficando quase vertical, seria isso? O caule ficaria apoiado na borda do vaso? Aquelas raízes arredondadas não da pra mexer, certo? Não consegui ver a imagem. Grato .fernando
Fernando F30/08/2012 10:34
ola nick
agora vi as fotos...
vamos láas raizes é pra juntá-las como um maço e amarrar no fundo do vaso...? será que posso fazer esse transplante agora?
um abraço
nickyfury30/08/2012 18:39
bonsai
Fernando, essa minha sugestão valia para antes do reenvase que voce realizou. Agora é desaconselhável proceder a um novo envase, pois poderá acarretar sérios riscos para sua planta, inclusive de perda material. Sugiro, então, deixar como está até a primavera do ano que vem, quando então poderá executar esse trabalho, caso queira é claro.

Após retirar as raizes e lavar bem com agua corrente, voce as retorce devagar, calmamente, formando um novelo encorpado e tenta reduzir seu volume, dobrando a parte de baixo de maneira a juntar com a parte inicial. Após fazer esse enovelamento (deve ficar parecendo um novelo de linha de lã, por exemplo), usa então um barbante de algodão para "amarrar" e prender bem as raizes, mas ainda aqui sem apertar muito, para não causar asfixia e matar alguma raiz.

Pode enrolar todo o barbante sem dó, incontáveis vezes, em torno do volume de raizes, deixando bem preso. Assim, ficará mais fácil acondicionar esse volume dentro do vaso. O barbante de algodão, com o passar do tempo, irá se decompor gradativamente, sem prejuízo para as raízes. Enquanto isso, a base que considero interessante, ficará de fora dessa situação, complementando o quadro juntamente com o tronco, conforme apresentei no meu "malfadado" projeto...

Mas, lembrando: só poderá fazer isso na primavera ou inverno do ano que vem. Agora, deixe tudo como está, para que a planta possa se recuperar adequadamente. Pressa é inimiga da perfeição, como diz o ditado. Bonsaista que se preza cuida, antes de mais nada, de aprender a ter PACIÊNCIA. Ela é que é a chave do sucesso. 😉

Veja um exemplo de como usar o barbante para amarrar as raizes. Nesse caso, o trabalho que fiz tem outro objetivo: "engrossar" o tronco com as raízes, mas a amarração é bem parecida com a que sugeri a voce, apenas que usará mais barbante para envolver bem todo o volume radicular de sua planta:

Fernando F30/08/2012 19:19
ok nickfury
obrigado pelas aulas hehe
vou esperar até o proximo inverno.
um abraço