Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meus Buxinhos, sua ajuda!

gustavoceolin09/08/2012 20:07
Meus Buxinhos, sua ajuda!
Então pessoal, fiz uma poda em todos pois vieram em formato de bolinha. Mas obviamente falta muita coisa. Estou sem idéias sobre o formato/aramação.

Alguém poderia ajudar?

Segue- Primeira muda (a melhorzinha na minha opinião):

Segunda muda:

Terceira muda:

Obs: tem uns galhos extremamente duros, só de tentar abrir um pouco parece que vão quebrar.

Obrigado.
Sergio Batalini10/08/2012 11:03
Bom dia !

Sugiro que vá no alto da pagina e clique em BUSCA , digite buxinho e veja muitos topicos com varias opções de trabalhos .

Nos proximos que adquirir não retire os galhinhos, eles podem servir para a formação da nova estrutura, primeiro analise com cuidado e só corte depois de escolhido o caminho .

Realmente é muito dificil modelar galhos grossos no buxinho sem usar algumas tecnicas, por isso a importancia dos galhos novos .

A especie se presta muito bem para o trabalho com madeira morta permitindo a confecção de jin e shari a vontade.

As vezes eliminamos toda a copa para começar com um unico galho, noutras usamos varios galhos com alturas diferentes criando os patamares... que depois de compactados transmitem harmonia e beleza estetica.

Mais uma vez vem a importancia de manter os galhinhos ...

Veja este tópico como exemplo do que estou falando :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12652&start=60&postdays=0&postorder=asc&highlight=buxinho
gustavoceolin10/08/2012 12:00
Na verdade eu "escolhi" a frente do Bonsai retirei os galhos baixos que atrapalhavam a visão e estou pensano em aramar abrindo o máximo que eu conseguir da copa. Retirando galhos que se cruzam e aguardar a densificação da copa.
Tinha visto alguns posts de Buxus e queria mesmo uma árvore robusta com uma copa bem larga.

Mas você tem toda a razão, tenho que ser mais cuidadoso.

Obrigado.
Sergio Batalini10/08/2012 12:19
Vc não foi descuidado , talvez precipitado... como todos nós.

Para conseguir baixar os galhos via aramagem terá que usar arames bem grossos que vão dificultar o manuseio e ferir a casca.

Creio que o ideal seja a ancoragem nas bordas dos vasos plasticos, protegendo com borracha os pontos de contato, conseguindo assim seu intento de abrir a copa para posterior densificação .

Insisto nos jins e shari , não vai se arrepender, e de quebra conseguirá dar um aspecto mais dramatico e harmoniso ao projeto , removendo assim a aparência de topiaria( bola).
gustavoceolin10/08/2012 15:17
A verdadeira obra de um ajudante de principiante!
Fui podando e tirando os galhos que se cruzavam, não deu pra salvar muita coisa.
Acho que vou tentar um Jin mesmo, como o Bonsérgio sugeriu.

Antes:

Depois (eu sei, ficou horrível):

Opção 1:

Opção 2:

E então? Dá pra salvar essa muda?

Sexta-feira em casa dá nisso! hehe
Sergio Batalini11/08/2012 08:04
Bom dia , Gustavo!

Veja que os arames não surtiram os efeitos desejados, e podem ser retirados, para baixar galhos como estes é preciso se fazer ancoragens, dar sinuosidade é quase impossivel .

Nesta planta, notamos que onde o tronco se divide surge um caroço que provoca a conicidade invertida, ou seja , fica mais grosso que a base , sendo considerado um defeito em qualquer bonsai.

Já reduziu bastante a quantidade de folhas , a planta agora deve descançar e receber tratos para se recuperar.

Depois da planta recuperada e com mais massa verde ( 2 ou 3 anos ) seria feita a troca de vaso e inclinação do tronco para a esquerda na foto atual .

A meu ver a saida seria tentar trabalhar com os 3 galhos finos a direita , transformando os outros 2 galhos, do centro e da esquerda em jin, e com um shari tentar corrigir a calosidade na junção dos galhos com o tronco.

Entendeu?

Esta é minha opinião. Aguarde que outras virão.
gustavoceolin11/08/2012 18:17
Perfeito Bonsérgio!

Vou retirar os arames e esperar ela se recuperar. Depois tento trabalhar com esses galhos da direita e procedo com o Jin e Shari.

Muito obrigado!