Deivid Novais13/08/2012 22:44
Buxinho secando depois de transplante.
Boa noite pessoal.
No dia 30/07/12 não sei por que, me deu vontade de ter um bonsai.
Fui a uma floricultura e comprei dois buxinhos mesmo sem saber absolutamente nada e bonsai.
Em casa busquei informações na net e cortei alguns galhos do buxinho maior.
Depois de ler mais, resolvi transplanta-lo no dia 11/08/12 para um substrato de três partes iguais de areia grossa (de construção), caqueira (de tijolo) e terra preta (dessas compradas em saco fechado na floricultura).
Como a terra velha estava muito compactada e malcheirosa acho que tirei quase metade dessa terra e das raízes (acho que exagerei). Mas hoje, dia 13/08/12 percebi que suas folhas estão secando, e as folhas mais novas murchando.
Depois de transplantar, a planta esta pegando sol de 07h00min as 10h00min e reguei todos os dias de manha, pois percebia que a parte de cima do substrato estava secando.
Estou com medo de ele morrer.
Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? O que eu posso fazer agora para tentar salva-lo?
Assim que eu aprender coloco aqui fotos dele para entenderem melhor.
Desde já agradeço as respostas.
Deivid Novais13/08/2012 23:16
Andre Antoniazzi13/08/2012 23:19
buxus
ola,deivid olha pelo que li e minha experiencia em buxus tenho algus e uma especiei dificil de comecar mais........primeiro e uma planta que nao acheita podas muito severas o que se mexa muito nela:-,pelo🙂que entendi voce podou e tranplantou ao mesmo tempo ou quase,deveria ter feito uma coisa de cada vez e quando transplanto um buxus nao mexo nas raizes coloco na areiampura e deixo ela se recuperar ai faco🙂as🙂podas e mais tarde mexo nas raizes.Outra coisa que faco e que planta transplantada deixo um mes na sombra mas com bastante claridade para a mesma se recuperar.O interessante e que coloque umas fotos deles pro pessoal ver mas acho que se estao secando acredito que nao tera volta mas ja tive plantas assim que se recuperaram?
Abracos
dablo1913/08/2012 23:48
Não tenho experiência com buxinho mas de uma forma geral você fez muita coisa em muito pouco tempo. Sugiro que deixe a planta na sombra por aproximadamente um mês e depois vá aos poucos colocando ela para mais perto do sol. Se tiver sorte ela se recupera mas boa sorte.
Valeu.
Andre Antoniazzi14/08/2012 20:09
buxus
ola deivid,assim analisando as fotos ate parece que nao estao tao ruim assim colowue elas na sombra e se tiver borrife agua no fim da tarde acredito que vai dar pra salvar.Abracos
edson060515/08/2012 05:14
Bem amigo,
com a experiência que tenho em perder Buxinhos, pode até ser que seque apenas aquele galho, mas eu apostaria que a planta vai a óbito. Pode até demorar uns meses...
Abraço.
Edson.
Deivid Novais15/08/2012 09:11
Buxinho secando depois de transplante.
Muito obrigado pelas respostas pessoal.
Bom, estou deixando ele na sacada bem iluminada, mas só na sombra, regando normalmente e borrifando agua nas folhas.
Vamos ver no que vai dar.
De qualquer maneira vou postando mais fotos pra voces acompanharem o resultado.
E se tiverem mais sugestoes podem mandar.
O substrato no qual transplantei ele ficou bom, ou para o buxinho tem opçoes melhores ?
Jair Flores15/08/2012 18:47
Deivid, não acho que buxinho seja tão temperamental assim,já transplantei vários e só perdi um, até agora.Quanto ao substrato, na minha opinião poderia ter sido um pouco mais orgânico , mas está bom assim.Se eu posse vc retiraria mais estes galhinhos pequenos para compensar a grande perda de raizes (capilares)como vc mesmo sitou.Cuidado com a rega, que deve ser moderada, uma vez terá poucas folhas, e quanto ao sol, é bom ela ir pegando um pouco de sol pela manhã, depois de recuperar ai é sol direto.
Como diz o NICKY, sol é vida.
Abraço.
nickyfury15/08/2012 22:41
bonsai
Buxus sempervirens, ou buxinho como é conhecido, não é uma espécie dificultosa, pelo contrário. É de cultivo relativamente simples, requerendo porém, como toda e qualquer espécie vegetal, certos cuidados em seu manuseio, para evitar perda material.
O nobre colega diz que fez o transplante em agosto. Agosto, em nosso país, é inverno. Qualquer replantio, na grande maioria das vezes, feito no inverno, pode comprometer a planta, levando-a à morte. A época correta, para isso, é na primavera, quiçá iniciozinho do verão. Fora desse período, o risco de perda é grande, por mais cuidado que se tenha, mesmo usando um bom substrato drenante.
Com o "buxinho" não é diferente. Plantas adquiridas em viveiro geralmente vem plantadas em substrato pastoso, argiloso, onde a retenção liquida é muito grande. Trata-se de um composto rico em materia organica, o que favorece um aumento acentuado no sistema radicular da planta, que por isso mesmo emite muitas raizes, preenchendo quase totalmente o espaço existente no interior desse tipo de substrato.
Quando na primavera, podemos cortar até 50% desse tipo de sistema radicular, sem nenhum risco de perda para a planta, liberando o sistema radicular e preservando apenas as capilares na camada mais superior, próximas da base do tronco, favorecendo dessa forma a formação de um nebari radial (raizes em forma circular a toda volta do tronco) mais interessante no futuro bonsai.
Todavia, esse tipo de corte, com a eliminação dessa quantidade (ou até mais) de raizes, só deve ser feito na primavera e em nenhuma outra época do ano. Geralmente costumo eliminar o máximo de raizes, lavando-as em seguida, para eliminar totalmente o substrato aderido a elas. Após isso, procedo a novo corte redutor, deixando apenas o minimo necessário à recuperação da planta, replantando-a em um composto o mais drenante possível: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinus e carvão. Nada de areia nem de "terra preta" comprada em floricultura. Essa ultima é dispensável por conter matéria organica em decomposição, o que tornará a mistura comprometedora para a recuperação correta da planta.
Então, em relação a esse buxinho, posso garantir que dificilmente ele sairá ileso dessa sua intervenção, lamento dizer. Mas não permita que isso o desanime. É preciso prática para lidar corretamente com esse tipo de intervenção, para realizar esse tipo de trabalho seja num "buxinho", seja em qualquer outra planta. E, acima de tudo, é preciso antes de mais nada, aprender a ter "paciência", para fazer a coisa certa, na época certa e não a qualquer momento que julgamos oportuno fazer.
Djalmo16/08/2012 13:22
Acompanhando e torcendo pela sobrevida da planta pois é um belo material, o restanteo ja foi dito pelos colegas abraço.