Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alecrim de campinas - Holocalyx balansae

claudiojsferreira15/08/2012 00:17
Alecrim de campinas - Holocalyx balansae
Este rapaz eu encontrei à beira de uma estrada, haviam cortado um alecrim de campinas e de suas raizes brotou esta planta, passei me simpatizei e agora após 5 anos tomei coragem de começar a mexer nele. A medida que trabalhar com ele atualizarei as fotos.
Estou pedindo sugestões:
- lembrando que era apenas uma raiz, então devo cortar estas que ficam aéreas?
- se cortar não ficará muito mais aparente esta conicidade invertida?
- seria interessante uma montagem de pedras?
- que formato, tamanho e cor de vaso;
- estilo;
E isso ai no aguardo de dicas!

MarcoBonsaiPoa17/08/2012 13:54
Bonsai
Blz!?
Meu amigo, se fosse minha faria um alporque no ponto onde partem as raízes aéreas mais altas, visando corrigir a conicidade invertida. Sendo este o primeiro passo, o resto fica pra depois...
Muito linda a planta, não conhecia ainda, me lembra uma muda de taxus bacata que possuo!
Abç e até mais!
claudiojsferreira17/08/2012 23:38
Marco Bonsai
Meu amigo parece brincadeira, mas ainda a pouco eu matutava sobre o que fazer e me veio esta ideia na cabeça, acho que vou fazer isso mesmo!
Valew pela dica, assim que efetuar alguma modificação nele eu posto.
MarcoBonsaiPoa18/08/2012 11:05
Bonsai
Claudio, vç pode fazer dois anéis bem profundos com o estilete, anéis completos, com altura entre eles de duas vezes o diâmetro do tronco, retirando totalmente a casca entre os anéis. Como alporque, pode ser usada uma garrafa pet cortada e custarada com arame, faz-se os furos lado a lado, depois de ajeitado no local, vai tramando o arame nos furos para que fique firme e segure o substrato. Por ser em um local pouco alto, acho que a garrafa pet cumprirá a função apoiada sobre o substrato do vaso, sem nessecidade de fixar aereo outro tipo de vaso. Vai ficar de fácil manutenção e observação. O substrato abaixo dos anéis poderá ter alguma matéria orgânica em sua mistura e o que vai envolver o anel pode ser areia grossa pura sem peneirar. As raízes vão se criar em solo pobre em busca de alimento e em seguida encotrarão, no substrato mais encorpado logo abaixo.
Fico na expectativa e acompanhando, pois achei a planta muito promissora.

Abç