Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

A LUA E OS BONSAI

Victor Néto17/08/2012 15:21
A LUA E OS BONSAI
http://my.opera.com/rockarlos64/blog/index.dml/tag/Bonsai
Foi neste site no qual achei este texto muito interessante!!!!!
Leiam, vale a pena!!!
Há muitos anos atrás, quando meu pai tinha um sítio em Petrópolis, trabalhava lá um jardineiro chamado Geraldo. Eu nem sabia o que era bonsai, mas adorava plantas. Curioso, sempre acompanhava o seu trabalho. Certo dia, o questionei por que não podara certa planta, se não me engano uma roseira, cujos galhos começavam a se emaranhar aos de outra planta. Ele, muito solícito, me explicou que a lua estava cheia e que se a podasse naquele momento ela perderia muita seiva. Perguntei a relação entre uma coisa e outra e ele me explicou que quando a lua está cheia a seiva da planta vai quase toda para a copa, enquanto que na nova e miguante ela se concentrava na raiz. Para exemplificar, cortou um pequeno galho e a seiva transbordou abundantemente. Fiquei com aquilo na cabeça. Certo dia, na lua nova, fui à mesma roseira e cortei um galho, e para o meu espanto, o corte foi quase seco, com pouca seiva. Pois bem, passaram-se mais de 20 anos após esse incidente e tornei-me um bonsaista amador. Não é que repeti a mesma operação em um ficus e o resultado foi o mesmo?
Contudo, nunca achei qualquer referência a essa questão nos muitos sites de bonsai que sempre consulto na internet, porém, venho seguindo a regra do Geraldo e só tenho obtido sucesso. Quando a poda é aérea, isto é, das folhas, só a faço durante a minguante, e quando a poda é de raízes, só faço na cheia. Isso não é crendice e tem uma lógica: ora, se o campo magnético da lua quando cheia é capaz de elevar o nível dos oceanos, por que não elevaria a seiva de uma pequena planta?
Texto de Carlos Estevez.
Victor Néto17/08/2012 15:29
...
marcelo bh23/08/2012 22:21
seiva
Muito interessante ,eu vou seguir este sistema, eu tinha lido este texto dias atraz e achei interessantissimo

valeu a dica e a iniciativa de posta-lo ,assim podera ser mais discutido
nickyfury24/08/2012 12:56
bonsai
Lamento jogar um balde de agua fria sobre as cabeças dos nobres colegas, mas não é a LUA, cheia, nova, minguante ou crescente quem influi nos resultados obtidos no cultivo das plantas. Isso é crendice popular. O que conta, de fato, é o clima, é a ação das chamadas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

Apesar de que em algumas regiões do nosso país as estações do ano não serem tão definidas (como é na Europa e no Japão, p.ex.), vez que segundo dizem os nordestinos, no nordeste só há duas estações: chuvosa e seca, devo orientar e esclarecer que, para as plantas pelo menos, as estações estão mais que bem definidas sim.

O mecanismo de percepção quanto à mudança climática pelas plantas é algo complexo, e nós, humanos, não temos nem um minimo dessa capacidade tão peculiar a elas. Então, qualquer procedimento que fazemos em nossas plantas, fora da época ou em período climático diverso do que deveria prevalecer, certamente levará a uma perda ou atraso no grau de desenvolvimento de nossas plantas.

Aliás, isso está mais que embasado em artigos cientificos e canones de cultivo. O clima, e não a fase lunar, é que influi, de fato, no resultado do que fazemos a nossas plantas.

Cada estação apresenta características peculiares, sendo que o verão é marcado por dias mais longos que as noites; e o inverno, por noites mais longas que os dias. No início do outono e durante a primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

Essa diferenciação na radiação solar durante o ano influencia diretamente na reprodução dos animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura etc. Esse ciclo é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, proporcionando uma variação dos elementos climáticos e belas paisagens.

Por outro lado, talvez existindo uma relação direta entre as estações climáticas e as fases da lua, explique em parte essa crendice, embora não a justifique, é claro:

A agricultura ajusta cada uma de suas fases ao período mais propício, que varia conforme o produto, o que em muitos casos possibilita obter mais de uma colheita por ano. Qualquer alteração de monta na data prevista para o início das manifestações climáticas correspondentes à estação em curso pode perturbar gravemente o desenvolvimento da lavoura.

A mudança das estações afeta também o comportamento dos indivíduos. Alguns doentes mentais reagem de forma muito clara a essas alterações. O clima, associado à estação, provoca estados de ânimo que afetam grupos sociais inteiros. Diversos costumes, atitudes sociais e de trabalho estão relacionados com as estações do ano. O calor excessivo e as temporadas de chuvas torrenciais ou de nevascas podem recomendar a adoção de medidas reguladoras das diferentes atividades humanas: redistribuição de horários de trabalho, suspensão das aulas, adequação dos serviços públicos etc.

Inicialmente o ano era dividido em duas partes: o período quente (em latim: "ver"😉 era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"😉, de temperatura e umidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"😉, de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"😉, de temperatura elevada e baixa umidade.

O período frio (em latim: "hiems"😉 era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"😉, em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudanca no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.

Bem, se quiserem continuar acreditando que a lua, e não o clima, tem influencia no que irão obter com seus bonsai, paciência. Como dizem os sábios: aos crédulos tudo é permitido, inclusive manter sua ignorancia.....rsssss
Victor Néto24/08/2012 20:55
Bem, vivendo e aprendendo...
Caro nickyfury obrigado por esclarecer as coisas( nunca quis dizer que as estações não influem sobre os seres vivos, muito pelo contrário), concordo plenamente com oque disseste. Apenas acho que o campo magnético da Lua, se interfere nos oceanos através das marés, talvez aja a certo modo nas plantas. Mas nada( como disse anteriormente) que influi, de fato, no resultado do que fazemos a nossas plantas.
De qualquer forma concordo contigo,e afinal entrei para este fórum por uma razão: aprender mais sobre a arte com aqueles que mais sabem.
Obrigado marcelo, obrigado nicky, sua crítica foi muito construtiva construtiva. Creio eu que matamos dúvidas pertinentes ao assunto.