Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Goiabeira

Flavio Janones18/08/2012 09:54
Goiabeira
Estou com uma goiabeira precisando de uma poda e transplante.

Ela esta muito longilinea o que acaba com o conicidade. Foi deixada com crescimento livre para tentar engorassar um pouco, mas como o substrato já esta bastante desgastado, a intenção é reduzir bastante os galhos e transplantar.

Gostaria de sugestões para tentar melhorar essa planta.







Detalhe do nebari.


Frutificação.
MarcoBonsaiPoa18/08/2012 13:20
Bonsai
Gostei da sua planta, ela se apresenta num movimento informal clássico das goiabeiras na natureza.
Quanto ela ser alta para seu diâmetro, isto é muito natural da espécie na natureza. As goiabeiras tem o tronco fino mesmo, em relação do seu porte em altura e copa.
O que pode ser feito é aproveitar todos galhos primários no oposto das curvas, fazendo a redução com podas de todos os galhos secundários bem próximos aos primários, gerando uma multiplicação de galhos terciários bem próximos aos secundários e consequentemente aos primários. A planta vai encolher através da aproximação da folhagem junto ao tronco principal, compactando e densificando. Isso diminuirá o efeito indesejado que o incomoda, dando mais robustez ao conjunto que está muito espalhado, distante. Não deixe de postar a evolução!

Abç
Flavio Janones18/08/2012 14:55
Obrigado Marco pelas sugestões. Fiz uma projeção para mostrar a minha ideia de redução dos galhos.



Visando chegar em algo assim:



O que vocês acham?
Claudio Clementino18/08/2012 23:24
Claudio Clementino18/08/2012 23:25
Ótimo material para um han-kengai
Flavio Janones20/08/2012 09:54
Claudio, Han-kengai é uma possibilidade. Não tinha pensado nisso, mas obrigado pela ideia.

Mas alguma opinião? O que acharam da minha "projeção"?
MarcoBonsaiPoa20/08/2012 11:55
Bonsai
É este o caminho que a planta pede, talvez eu faria alguma coisa diferente no ápice. Por foto fica difícil saber.
Todos os galhos finos eu podaria perto de sua nascente, Objetivando moldas os brotos, que são mais fáceis de conduzir que um galho já desenvolvido e lignificado.
É podar e esperar...acompanhando a evolução!


Abç
Anderson Neuhaus20/08/2012 18:44
lindo material parabéns..
Flavio Janones21/08/2012 18:21
Obrigado Anderson. Essa goiabeira foi plantada a uns 5 anos. Fiz tração nos primeiros galhos, e deixei crescer livre. Agora como precisava transplantar, estou querendo trabalhar a estrutura principal também.
nickyfury21/08/2012 21:21
bonsai
Flávio, a sua projeção ficou excelente. Mas ainda pode ser melhorada: no caso dos dois primeiros galhos, corte-os pela metade do que consta no desenho, para que apresentem novas brotações bifurcadas, o que irá permitir a voce formata-las, visando uma estruturação planificada dos galhos (devem ficar parecidos com a sua mão aberta, com os dedos afastados).

De resto, a orientação está muito ótima. É seguir o seu projeto, que ao final terá um lindo bonsai.
Djalmo23/08/2012 13:10
Blicimo material, e o projeto compreendeu muito bem a planta, parabéns!!!!
Flavio Janones24/08/2012 10:32
Obrigado Nicky e Djalmo. Vou tentar reduzir um pouco o comprimento dos primeiros galhos.

Em breve vou fazer a poda e posto para mostrar como ficou.
Flavio Janones06/09/2012 15:48
Poda e transplante realizado, agora estou na torcida pelas novas brotações. Vou ter que deixar o primeiro galho crescer mais livremente para que ele fique mais grosso que o segundo galho.



JOICIMAR MAGGIONI06/09/2012 17:30
Acompanhando, não deixe de postar!!!!!!