Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RESULTADO DO USO DA VITAMINA B1 COMO ENRAIZADOR.

JOICIMAR MAGGIONI18/08/2012 10:58
RESULTADO DO USO DA VITAMINA B1 COMO ENRAIZADOR.
Ola pessoal, quero mostrar para vocês o resultado do uso da vitamina B1 como enraizador (BENERVA) em uma planta que transplante durante a semana, se trata de uma primavera, que ganhei de minha mãe no inicio de 2012 e na época transplantei ela para um vaso menor sei que não era hora correta mas o fiz pois a mesma se encontrava em uma lata bem velha e feia, passados em torno de 7 meses após ter transplantado vejam o resultado, na época que transplante não tirei fotos mas as raízes deixadas eram equivalentes a um pouco mais do que um punho fechado o vaso era relativamente grande (30x15x9cm). Utilizei dois comprimidos para 1,5 litros de água de 15 em 15 dias, sempre duas a três horas após a rega normal. A quantidade de raízes é incrível para um curto espaço de tempo seguem as fotos:

A planta antes do transplante:

Vejam a quantidade de raízes:

A grande quantidade de raízes capilares as que fazem a diferença para a planta:
gil_fuka18/08/2012 21:16
legal !

muitas raízes mesmo eim!

mas ai, qual a frequência que você utilizou o benerva?

até mais!
JOICIMAR MAGGIONI18/08/2012 21:20
gil_fuka escreveu:
legal !

muitas raízes mesmo eim!

mas ai, qual a frequência que você utilizou o benerva?

até mais!

Dois comprimidos em 1,5 litros de água de 15 em 15 dias,,,,
gil_fuka18/08/2012 22:32
valeu joicimar.

estava utilizando uma vez por semana nas minhas plantas. Vou começar a usar de 15 em 15.

Valeu!
até mais!
elcio brignol19/08/2012 11:00
tenho obtido otimos resutados com monovin B1, na medida de 1 ml por litro, quinzenalmente.
Paulo R B de Medeiros20/08/2012 14:43
e como armazenar ? por exemplo se eu fizer 1litro da solução enraizadora, posso só guardar na pet fechada mesmo ?
elcio brignol20/08/2012 14:52
normalmente eu uso tudo, ou no maximo outra aplicação no dia seguinte.
JOICIMAR MAGGIONI20/08/2012 15:01
Paulo R B de Medeiros escreveu:
e como armazenar ? por exemplo se eu fizer 1litro da solução enraizadora, posso só guardar na pet fechada mesmo ?

eu sempre utilizo tudo nunca guardo.
Paulo R B de Medeiros21/08/2012 14:14
é pensando bem eu tenho 10 plantas, iria rapidinho mesmo, e é só aplicar no substrato com pulverizador mesmo ?
JOICIMAR MAGGIONI21/08/2012 15:53
Paulo R B de Medeiros escreveu:
é pensando bem eu tenho 10 plantas, iria rapidinho mesmo, e é só aplicar no substrato com pulverizador mesmo ?

eu utilizo na rega mesmo. molho bem o substrato como na rega normal ate sair no fundo do vaso um litro não da para muitas plantas
JOICIMAR MAGGIONI15/09/2012 14:37
JOICIMAR MAGGIONI"]
E ai paulo tudo esclarecido.
Paulo R B de Medeiros17/09/2012 14:51
JOICIMAR isso foi uma pergunta ou uma afirmação ? rsrs

aproveitando vou logo falar aqui umas coisas, estou viajando mas logo vou retonar para casa, comprei o BEUM (cloridrato de tiamina) 300mg, é isso mesmo ? 1 comprimido para 1 litro certo ? eu tinha lido em algum lugar aqui no forum que o correto era 2 comprimidos para 1,5L
JOICIMAR MAGGIONI17/09/2012 20:58
realmente o correto são 2 comprimidos para 1,5 litros de água.

T + abraço!!!!!
Paulo R B de Medeiros17/09/2012 22:41
e esses comprimidos que eu comprei sao os corretos ? BEUM (cloridato de tiamina) ??
JOICIMAR MAGGIONI18/09/2012 10:55
Sim é esse mesmo só que eu utilizo um de outra marca BENERVA, só de uma olhada na concentração o que uso é o de 300mg, ai e só calcular 2 comprimidos de 300mg fazem 1,5litros diluído. Mais informações sobre o assunto visite o blog que possuo, estou apenas começando vai encontrar alguns materiais legais lá, inclusive sobre o enraizador, vai ai o link para vc conferir:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/09/enraizadores-tiamina.html
Paulo R B de Medeiros18/09/2012 16:51
vou começar a usar em minhas plantas, aplicar a cada 15 dias, uma última dúvida.. eu aplico por quanto tempo ? (de 15 em 15 dias)
JOICIMAR MAGGIONI18/09/2012 19:59
Eu aplico regularmente de 15 em 15 dias, principalmente nas plantas recem transplantadas, nos casos de estaquia e yamadoris com poucas raizes capilares eu aplico em todas as regas até que a planta mostre as primeiras brotações e depois passo a aplicar a cada 15 dias.
Eunice C05/10/2012 21:52
Eu utilizei esse hormônio em umas estaquias de amora, e elas estão muito lindas, com fruto e tudo. Mas não continuei usando, quer dizer que podemos utilizar como rega, após a rega comum? Bom saber...
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 22:31
Eunice C escreveu:
Eu utilizei esse hormônio em umas estaquias de amora, e elas estão muito lindas, com fruto e tudo. Mas não continuei usando, quer dizer que podemos utilizar como rega, após a rega comum? Bom saber...

Vai estimular o surgimento de novas raízes capilares que iram aumentar o desenvolvimento da planta, mas possivelmente devera fazer transplantes mais frequentes que normalmente pois vai acabar o espaço para o substrato no vaso vai virar que é só raízes.
Seph190306/10/2012 09:20
Tiamina
Então pessoal, o esquema de utilizar a B1 totalmente deve-se ao fato
de que ela perde suas capacidades em contato com a claridade.
Pelo que li por aqui mesmo no fórum, pode-se guardar para utilizar no máximo em dois dias
cuidando pra armazen-ala em local um a luz não atinja o frasco.
Por isso, quando faço meus transplantes, deixo os vasos já prontos, mergulhados com substrato e tudo no enraizador durante a noite.
O tempo pede parecer longo, mas nenhuma vez perdi plantas.

Abraço