Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Goiabeira

gil_fuka20/08/2012 22:07
Goiabeira
Olá!
dias atrás ganhamos uma goiabeira, ela veio em uma sacola plástica quase sem substrato, e colocamos ela em um escorredor de macarrão. Não sei se é melhor do que ter colocado em um vaso para se desenvolver, não espero engrossar muito o tronco dela, devido a maioria das goiabeiras na natureza terem o tronco fino em relação a altura.
Seguem as fotos:

ela chegou assim

as raízes

poda na pivotante, deixando a maioria das radiculares

e como ela ficou

foi utilizado pedrisco como substrato
agora é só esperar.
retiramos algumas folhas para diminuir o stress da planta.

o link do processo
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/muda-de-goiabeira.html

é isso aí!
até mais!
MarcoBonsaiPoa21/08/2012 09:44
Gil...pegue uma bacia grande, encha de terra adubada, não faça muitos furos(um só bem grande no meio é suficiente), proteja com tela o furo e coloque apenas apoiado em cima o escorredor. Somente no escorredor secará muito rápido o substrato. O escorredor é procedimento para pré-bonsai a sua ainda é uma muda em formação, melhor seria direto na bacia grande ou no chão. Uma muda em formação tem que ser trabalhada para subir um degrau e se tornar pré-bonsai. Apenas uma ideia, seja livre em suas experiências!

abç
gil_fuka21/08/2012 15:42
olá!
então marco, como eu não tinha um vaso maior eu coloquei no escorredor mesmo, eu entendi o que voce quis dizer sobre a muda.
e creio mesmo que o melhor seja um vaso grande,realmente.
Mas ai, fiz o processo domingo agora.Será que é possivel trocar para um vaso grande neste fim de semana? ou é arriscado?

se trocar vou usar pedrisco e terra novamente, igualmente as mudas de jabuticabeiras.Seria o correto?, pois vse trata de uam frutifera e creio que consuma muita agua.

quanto tempo depois devo começar a adubação?

é isso aí marco, valeu pelas dicas meu amigo!
MarcoBonsaiPoa22/08/2012 09:26
gil_fuka escreveu:
olá!
então marco, como eu não tinha um vaso maior eu coloquei no escorredor mesmo, eu entendi o que voce quis dizer sobre a muda.
e creio mesmo que o melhor seja um vaso grande,realmente.
Mas ai, fiz o processo domingo agora.Será que é possivel trocar para um vaso grande neste fim de semana? ou é arriscado?
R: Vç não precisa trocar, apenas coloque apoiado sobre uma bacia com terra adubada(esterco animal, adubo orgânico, etc...)Quando a raíz chegar na bacia embaixo, ela terá da onde tirar alimento e umidade no tempo dela. Como se a bacia fosse uma mesinha onde vç vai expor o escorredor em cima, girando pra esquerda e pra direita curtamente acomode o escorredor por sobre a bacia de terra de modo que a mesmo se enterre alguns cm...ex:3cm

se trocar vou usar pedrisco e terra novamente, igualmente as mudas de jabuticabeiras.Seria o correto?, pois vse trata de uam frutifera e creio que consuma muita agua.

quanto tempo depois devo começar a adubação? R: se colocar a bacia como sugerido e o escorredor em cima, a própria planta se adubará no tempo dela, se não for usar o método da mamadeira acho que uns 40 dias depois, iniciando o processo de forma branda, até por que a planta está em terra nova e vai levar algum tempo até que esgote suas reservas.

é isso aí marco, valeu pelas dicas meu amigo!
gil_fuka22/08/2012 17:02
beleza marco
vou colocar na mamadeira então, não irei retirar de onde já está.
qual a composição da mamadeira que você usa?

Uma coisa que eu observei foi que o substrato escolhido está secando muito rápido, que é o caso dos pedriscos, e estou co
receio que ela desidrate, pois aqui em são paulo está uma calor danado em pleno inverno, não chove e o clima ta 0% umido 🙁

penseo em colocar um pouco de terra por cima pra ela adentrar no substrato conforme eu for regá-la. Creio que a terra ajude um pouco.

valeu marco pela dica!
até mais!
MarcoBonsaiPoa23/08/2012 13:00
Bonsai
Olá gil!?

Cara o substrato que os bonsaistas usam nunca são iguais, uns aos outros. Eu consegui uma turfa de ótima qualidade e comprei oito sacos de 30Kg, bem granular e alguns sacos de terra adubada tb. No seu caso sua planta já está acomodada e o que interessa agora vai ser o substrato da bacia, onde o escorredor será apoiado em cima. Use algo bem adubado. Na bacia não vai ser preciso pedrisco, nem tampouco muitos furos. Um bem grande com telinha é suficiente. Consiga esterco curtido de gado, ou torta de mamona, galinhaça, farinha de peixe, de ossos, fort plantio

abç
gil_fuka24/08/2012 20:02
Beleza marco!

vou colocar na mamadeira mesmo!
valeu pelas dicas meu amigo!
até mais!
Edicarlos Roberto12/09/2012 18:17
até hj não obtive sucesso em goiabeiras, quero acompanhar o desenvolvimento da sua para saber um pouco mais sobre elas.

tive muita dificuldade em enraizar as plantas... muitas mudas morreram por conta disso, tentei alguns alporques para retira-los no fim deste ano ou ano que vem ... vamos ver no que dá....

abraços...