Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fiz a técnica escorredor-mamadeira, vai dar certo?

jhonatanzacchi21/08/2012 17:55
Fiz a técnica escorredor-mamadeira, vai dar certo?
Boa tarde, coloquei minha jabu no escorredor e a aparência dela depois de uma semana está assim: será que vai vingar? O aspecto da folha está diferente 🙁 OBS: a bacia em baixo é só para apoiá-la mesmo!
Lrgullo21/08/2012 18:34
opa! e aí??
nunca fiz mamadeira... mas os cuidados q vc tem q tomar é de plantas recem transplantadas... a jabuticabeira sente fácil se mexer mto nas raizes...
acredito q agora é sombra e agua fresca pra ela por um ou dois meses...

fiz um transplante em 3 jabuticabeiras minha.. duas ficaram bem muxinhas, um dia ou outro coloquei em estufa, pq ta mto seco o ar aqui... mas é aguardar para ver...

e vc colocou elas ai para engordar, certo? não sei se ta mto pequena a bacia,
como disse nunca fiz... sou beeeeem novatão ainda =D

mas agora acredto q seja esperar, depois, esperar e depois esperar =D

vamos ver se alguém mais da dicas pra vc

abraço!!!
Lrgullo21/08/2012 18:58
outra coisa que venho percebendo das jabuticabeiras e já li por aqui... é como elas são lentas para engordar...

coloquei uma num vaso bem grande, ela demorou para começar emitir brotações vigorosas... o primeiro ano ela desenvolve bem pouco... mas depois começa a explodir bem...

e tem outra q ta plantada no chão daqui de casa, que é de um amigo, que faz uns 6 ou 8 meses foi plantada.... e até agora cresceu bem pouco... ela parece estar preparando as raizes para depois brotar... por isso que é recomendado esperar de 2 a 3... ou 5 anos... ou mais!! para dar uma boa engordada...

e isso é feito para engordar... caminhos mais rápidos, outros objetivos com a planta... uma ideia é planejar uma planta mais baixa, logo a grossura já seria suficiente, saca?

abraço!
Andre Antoniazzi21/08/2012 21:09
escorredor
Ola,amigo escorredor e mamadeira e quase isso faltou terra na bacia,deves fazer um substrato com pedrisco areia grossa e material organico e encher a bacia de baixo que deve ser furada no escorredor voce pode trabalha com a🙂planta direto em area grossa ai voce colocao escorredor na bacia entende.Escolho minhas plantas em tres quisito grossura,altura e o tipo dela ai tento harmonizar estes tres topicos e depende se e com flores ou frutos, o tamanho das folhas se da pra diminuir as mesmas depois, tento visualizar em minha mente a planta do jeito que gostaria que ela🙂ficasse no final quando esta pronta entende.De uma olhada nas plantas prontas que estao no forum ou puxe imagens no google e coloque fotos de bonsai ai vais ver omque eu disse entende.
Abracos
nickyfury24/08/2012 17:50
bonsai
Como foi realizado um replante agora, é desaconselhável fazer uma desfolha completa, que seria o ideal no caso da sua planta. Com a planta desfolhada, é possível analisar com critério a estrutura aerea da planta, melhorando-a via corte de galhos excludentes e aramação. Em todo caso, esse trabalho poderá ser realizado então na próxima primavera, ou no inverno do ano que vem.

Em relação a mamadeira, esse recurso só é aconselhável depois que a planta estiver emitindo forte raizame pelos orificios no fundo do escorredor. Sem isso, não há nenhuma razão plausível para se colocar o escorredor sobre substrato em bacia plastica. 🙄

A partir de agora, então, é aconselhável manter sua planta em local onde possa estar exposta o dia inteiro ao sol pleno. Nada de sombra nem sombrite. Sob a luz e o calor solar, ela irá se recuperar bem melhor, emitindo forte e vigorosa brotação, além de melhorar o sistema radicular com um aumento em sua massa de raízes. Rega apenas ao final da tarde, quando o solo apresentar-se ligeiramente seco. Se estiver umido, não regue, para não asfixiar as raízes em excesso de umidade e comprometer a planta, incluso perigando sua morte prematura.

Adubação apenas depois que a planta reiniciar seu ciclo, com a emissão de novas e vigorosas brotações. Aguarde então mais um ou dois meses após essa nova fase da planta, para realizar um aporte regular de adubação, que poderá ser organica ou não, a critério.