Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cuidados necessários ao se comprar uma muda ou pré-bonsai!

Elio21/08/2012 23:08
Cuidados necessários ao se comprar uma muda ou pré-bonsai!
Pessoal, às vezes, por negligência nossa, ao comprar uma planta sem examinarmos bem, pode acontecer isso:

Era assim, esse Ácer:

Ao tirar todo o substrato! Eis o terror de todo bonsaísta!

Só sobrou para um mame!

marcio gabiatti22/08/2012 13:04
Elio temos que atentar muito bem quando compramos algo e ser bem criterioso e não sair comprando tudo que ve por ai ok, como vc explicou.
Mas nesse seu caso não seria melhor ter feito um alporque bem na parte daquele calombo para aproveitar a parte de cima tambem?

Abraços...
Elio22/08/2012 13:40
Márcio, o ideal era ter aproveitado o calombo para um alporque, sim! Teria uma boa conicidade inicial.
Acontece, se olhar bem o calombo ele é rodeado de grande cicatrizes. Poucos veios vivos entre as cicatrizes. Isso inviabilizaria um alporque no local, por isso resolvi aproveitar só a parte inferior, para um mame. Até porque a parte de cima não tava legal.

abraço
Felipe Lembi22/08/2012 21:07
Putz!!! hhehehehe
Menos mal que foi com voce e não comigo, assim dá pra aprender com os erros dos outros, não só com os próprios...
Muito legal da sua parte abrir os olhos de quem está começando, que é o meu caso.
Não sei se captei bem a mensagem, mas pelo que entendi o bom é procurar ver como está o nebari, a profundidade, e a conicidade, formação das raizes...

Forte abraço
LUIZ ARTHUR22/08/2012 21:42
Elio,

Que pena! Acontece, as vezes nosso ímpeto em comprar acaba fazendo que cometamos erros, faz parte da arte do bonsai.
E sempre aprendemos com os nossos erros e com os erros dos outros.
Obrigado por compartilhar!!

Abraço
Elio23/08/2012 00:14
Felipe Lembi escreveu:
Putz!!! hhehehehe
Menos mal que foi com voce e não comigo, assim dá pra aprender com os erros dos outros, não só com os próprios...
Muito legal da sua parte abrir os olhos de quem está começando, que é o meu caso.
Não sei se captei bem a mensagem, mas pelo que entendi o bom é procurar ver como está o nebari, a profundidade, e a conicidade, formação das raizes...

Forte abraço

Isso mesmo, Felipe!

abraço
Elio23/08/2012 00:15
LUIZ ARTHUR escreveu:
Elio,

Que pena! Acontece, as vezes nosso ímpeto em comprar acaba fazendo que cometamos erros, faz parte da arte do bonsai.
E sempre aprendemos com os nossos erros e com os erros dos outros.
Obrigado por compartilhar!!

Abraço

Luiz, a troca de experiências, mesmo as ruins, é sempre salutar.

Abraço, véio!
Angela Fernandes23/08/2012 10:45
Querido amigo Elio !
Bela postagem, porque isso que você mostrou acontece com muita frequência.
O que achei mais interessante em sua aula grátis, foi com relação ao não fazer o alporque que todos devem ter imaginado.
Grata !!!!
Elio23/08/2012 16:23
Angela Fernandes escreveu:
Querido amigo Elio !
Bela postagem, porque isso que você mostrou acontece com muita frequência.
O que achei mais interessante em sua aula grátis, foi com relação ao não fazer o alporque que todos devem ter imaginado.
Grata !!!!

Olá, Ângela! Vou postar duas coisinhas bonitinhas, lá!

abraço