Pitanga Ikadabuki
Bom dia pessoal!
Conforme havia comentado em outro tópico, guardei um galho da pitanga yamadori que transplantei.
O galho tinha um formato muito promissor para o formato ikadabuki.
Entretanto, lendo aqui no fórum, descobri não ser muito fácil conseguir brotação através de estacas, pois o galho não ficou com raízes.
Somente ontem à noite vi como fui ingênuo. Poderia ter tentado raízes com sfagno e areia.
Acho que a técnica funcionaria...mas como ficava difícil a retirada optei pela poda na hora.
A poda ocorreu no domingo 18:00h.
Mesmo não havendo galhos dos dois lados, descasquei dois ou três pedaçõs do que seria a jangada e mergulhei no Benerva.
Li que para ter alguma chance o tempo deve ser acima de 24 horas. Deixei 48!!!
Ontem coloquei em uma bacia furada, com uma base de tijolo moído no fundo para evitar perda de substrato e
completei com areia sem peneirar (90%) e uns 10% de cinasita pois não tinha mais areia rsrs. Completarei hoje.
Não sei se dará certo...seria uma pena se não ocorresse. Mas o tópico tá criado.
Tirei umas fotos:
No Benerva:

Efetuado alguma poda nos galhos e na areia:

Detalhe dos troncos (mergulhei toda a jangada!):

Detalhe tronco longo:

Se não vingar paciência...acho que não fiz errado, o único problema é
que não havia raízes nem galhos a se manterem as gemas quando enterrados...
Se fiz mais alguma coisa errada, por favor opinem...
Abraço a todos.
Conforme havia comentado em outro tópico, guardei um galho da pitanga yamadori que transplantei.
O galho tinha um formato muito promissor para o formato ikadabuki.
Entretanto, lendo aqui no fórum, descobri não ser muito fácil conseguir brotação através de estacas, pois o galho não ficou com raízes.
Somente ontem à noite vi como fui ingênuo. Poderia ter tentado raízes com sfagno e areia.
Acho que a técnica funcionaria...mas como ficava difícil a retirada optei pela poda na hora.
A poda ocorreu no domingo 18:00h.
Mesmo não havendo galhos dos dois lados, descasquei dois ou três pedaçõs do que seria a jangada e mergulhei no Benerva.
Li que para ter alguma chance o tempo deve ser acima de 24 horas. Deixei 48!!!
Ontem coloquei em uma bacia furada, com uma base de tijolo moído no fundo para evitar perda de substrato e
completei com areia sem peneirar (90%) e uns 10% de cinasita pois não tinha mais areia rsrs. Completarei hoje.
Não sei se dará certo...seria uma pena se não ocorresse. Mas o tópico tá criado.
Tirei umas fotos:
No Benerva:

Efetuado alguma poda nos galhos e na areia:

Detalhe dos troncos (mergulhei toda a jangada!):

Detalhe tronco longo:

Se não vingar paciência...acho que não fiz errado, o único problema é
que não havia raízes nem galhos a se manterem as gemas quando enterrados...
Se fiz mais alguma coisa errada, por favor opinem...
Abraço a todos.