Nato, analisando bem sua planta eu vejo como melhor frente a mostrada pela segunda foto, de cima para baixo. Todavia, o primeiro terço do tronco, nessa imagem, não é tão interessante. Por isso, como primeira sugestão seria conveniente que na próxima primavera voce faça uma correção, inclinando-o ligeiramente para a esquerda, reposicionando o ápice de acordo com a base, claro.
Em se tratando de uma planta ainda em fase de formação estrutural, é necessário a presença de mais galhos em situações melhores que as atuais, de maneira que não é conveniente cortar fora nenhum dos que estão na planta, para não por em risco a situação estável da planta. Ela precisa desses galhos, até que emita novas brotações. Conheço bem a espécie, pois a cultivo há algum tempo então posso garantir que novas brotações irão surgir oportunamente, dando vezo a que realize a substituição dos atuais galhos por outros mais bem posicionados.
Por outro lado, o melhor a fazer por essa planta é acondicioná-la em outro recipiente de cultivo, um pouco maior que o atual, para permitir que a planta possa estar aumentando seu sistema radicular, o que irá favorecer não somente novas e vigorosas brotações, como uma formação estrutural melhor no geral. Recomendo uma bacia plastica de tamanho médio, com a altura igual ou levemente superior a do atual recipiente, bem perfurada no fundo e na lateral, para aumentar a oxigenação nas raizes e permitir uma boa drenagem da agua da rega.
Outro poderoso auxiliar é a exposição solar intensa. Isso pode ser conseguido levando sua planta para uma area externa, onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Aguarde que o solo seque um pouco, antes de reiterar com nova rega, o que salva as raízes de ficarem sempre em um local umido em excesso, algo extremamente prejudicial para a espécie.
Como terá que trocar o recipiente de cultivo na próxima primavera, evite adubar por agora. Só adube então uns 90 dias após o novo reenvase. Isso não prejudica sua planta, pois ela dá mostras de que tem uma boa reserva de energia com que se manter estável e até mesmo retornar com novas brotações.
Para estimular, veja uma das minhas aceroleiras, em plena frutificação:
O tronco foi devidamente explorado num belo shari:
E os frutos são bem doces, posso garantir:
Repare no principal: com uma quantidade minima de galhos, temos um bonsai de qualidade técnica superior, sem prejuízo do equilibrio entre galhos e tronco. Nebari é algo dispensável, principalmente em plantas oriundas de retiradas (yamadori) como é o caso dessa que cultivo. Voce dispõe de um excelente material de trabalho, é só buscar a evolução e em breve poderá mostrar aqui para nós sua planta, devidamente formada e com frutos. 😉