Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola Evolução

Nato26/08/2012 17:41
Acerola Evolução
Colegas, críticas são muito bem vindas...

Dezembro de 2011:

Maio de 2012:

Foto Atual:
Paulo R B de Medeiros26/08/2012 20:33
tá no caminho certo
dablo1926/08/2012 20:40
Gostei da planta, como você conseguiu ela ? Alporquia...yamadori ...
?
Nato26/08/2012 23:57
Valeu pessoal.
Tem futuro, mas ainda tem muito caminho pra ela...

Dablo19, ganhei ela de um colega bonsaista aqui do ES chamado Ronivaldo... Foi resultado de um yamadori que ele fez de algumas acerolas...
Djalmo27/08/2012 13:19
Nato, como opinião pessoal, acho que tua planta tem um problema de conicidade invertida, ou seja a parte superior é mais grossa que a base da planta, se minha eu faria um alporque na altura mais grossa do galho e teria dduas plantas de igual patêncial.
Atenciosamente.
Nato27/08/2012 19:22
A foto atual já não tem tanta conicidade invertida mais não, havia uma marca de facão no primeira foto, aí usei retífica. Posso fazer um shari tembém né?
Djalmo28/08/2012 13:01
Pode sim, o lenho da acerola não é muito duro mas com cuidado e sulfocálcica ele dura bastante, se possivel tenta coloca umas fotos maiores pra tentar ver melhor o projeto!!! 😉
nickyfury28/08/2012 19:15
bonsai
Nato, parabens pelo ótimo presente que ganhou, e pelo excelente trabalho de cultivo que realizou em sua aceroleira. Agora, como ainda estamos na primavera, minha sugestão é que voce faça uma desfolha completa, usando uma tesoura de pontas finas para cortar fora todas as folhas, no pecíolo (talinho), mantendo este.

Após desfolhar, fotografe sua planta nua, mostrando-a frontalmente pelos quatro lados (frente, costas, laterais), postando-a novamente aqui, para apreciarmos a distribuição dos galhos e opinar sobre a conveniencia de mante-los ou de retirar alguns, para aproveitar apenas os que estiverem mais bem posicionados ao longo desse tronco, e com os quais uma estruturação aerea irá ficar melhor estabelecida.

Com a planta nua, além de permitir essa visualização e correção, poderá tambem aramar os galhos, após reduzir seu comprimento se necessário, dando a eles um movimento lateral e levemente sinuoso, para harmonizar com o tronco. Afinal, se o tronco é sinuoso, os galhos não poderão ser retos, né? 😉
Nato28/08/2012 21:50
Re: bonsai
Grato pelos comentários Djalmo e Nickyfury.
Tirei novas fotos.
Nicky, dei leve sinuosidade nos galhos desde a brotação... Tenho dúvidas em quais galhos deixar... Os debaixo retirar já?

Desculpe la qualidade das fotos, a câmera não está muito boa.

Nato29/08/2012 01:33
Primeiro galho retirado, reposicionamento da inclinação excessiva para trás, desfolha parcial e aramagem:

nickyfury29/08/2012 09:09
bonsai
Nato, a desfolha deve ser total, não parcial. Um bonsai de qualidade é construído com um minimo de galhos bem posicionados, não com um excesso mal distribuído. Galhos dentro de curvas geralmente são cortados fora. Na área externa da curva, mantidos. Mantemos galhos na borda dos cortes extensos, visando com isso um fechamento da cicatriz com maior garantia de exito.

O galho apical deverá sempre ser aramado e moldado seguindo ou repetindo o movimento do tronco, mas sua ponta deve sempre ser alinhada com a base do tronco, para que a planta não perca equilibrio visual. Considerando a grossura do tronco, é recomendável deixar os galhos crescerem bem, alongando-se, para que engrossem junto a area de saída e no primeiro terço do galho, harmonizando-os com o calibre do tronco (conicidade).
Nato29/08/2012 18:56
Obrigado pelas considerações companheiro nickyfury. Fiquei com medo da desfolha porque a fiz recentemente... E os galhos ainda estão bem novos. O que acho do posiconamento dos galhos?
nickyfury29/08/2012 22:21
bonsai
Lamento, as suas fotos estão realmente péssimas, não permitem um sequenciamento lógico que permita uma analise criteriosa, de maneira que não tenho uma resposta a essa sua indagação.

Faça tomadas das imagens de sua planta estando a uma distancia maior dela, uns dois metros pelo menos, e mostre aqui apenas as fotos numeradas, que indicam o lado mostrado. Não precisa tirar foto de cima, nem de baixo, só o que estiver na sua frente, em linha reta. 🙄
JOICIMAR MAGGIONI29/08/2012 22:22
Bom material e muito bom trabalho.
Nato29/08/2012 22:57
Desculpa pela qualidade das fotos, amigo. Vou tentar novas imagens com a planta totalmente desfolhada, tentando seguir as orientações:

FRENTE

COSTAS:

LATERAL 1:

LATERAL 2:
nickyfury30/08/2012 09:11
bonsai
Nato, analisando bem sua planta eu vejo como melhor frente a mostrada pela segunda foto, de cima para baixo. Todavia, o primeiro terço do tronco, nessa imagem, não é tão interessante. Por isso, como primeira sugestão seria conveniente que na próxima primavera voce faça uma correção, inclinando-o ligeiramente para a esquerda, reposicionando o ápice de acordo com a base, claro.

Em se tratando de uma planta ainda em fase de formação estrutural, é necessário a presença de mais galhos em situações melhores que as atuais, de maneira que não é conveniente cortar fora nenhum dos que estão na planta, para não por em risco a situação estável da planta. Ela precisa desses galhos, até que emita novas brotações. Conheço bem a espécie, pois a cultivo há algum tempo então posso garantir que novas brotações irão surgir oportunamente, dando vezo a que realize a substituição dos atuais galhos por outros mais bem posicionados.

Por outro lado, o melhor a fazer por essa planta é acondicioná-la em outro recipiente de cultivo, um pouco maior que o atual, para permitir que a planta possa estar aumentando seu sistema radicular, o que irá favorecer não somente novas e vigorosas brotações, como uma formação estrutural melhor no geral. Recomendo uma bacia plastica de tamanho médio, com a altura igual ou levemente superior a do atual recipiente, bem perfurada no fundo e na lateral, para aumentar a oxigenação nas raizes e permitir uma boa drenagem da agua da rega.

Outro poderoso auxiliar é a exposição solar intensa. Isso pode ser conseguido levando sua planta para uma area externa, onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Aguarde que o solo seque um pouco, antes de reiterar com nova rega, o que salva as raízes de ficarem sempre em um local umido em excesso, algo extremamente prejudicial para a espécie.

Como terá que trocar o recipiente de cultivo na próxima primavera, evite adubar por agora. Só adube então uns 90 dias após o novo reenvase. Isso não prejudica sua planta, pois ela dá mostras de que tem uma boa reserva de energia com que se manter estável e até mesmo retornar com novas brotações.

Para estimular, veja uma das minhas aceroleiras, em plena frutificação:

O tronco foi devidamente explorado num belo shari:

E os frutos são bem doces, posso garantir:

Repare no principal: com uma quantidade minima de galhos, temos um bonsai de qualidade técnica superior, sem prejuízo do equilibrio entre galhos e tronco. Nebari é algo dispensável, principalmente em plantas oriundas de retiradas (yamadori) como é o caso dessa que cultivo. Voce dispõe de um excelente material de trabalho, é só buscar a evolução e em breve poderá mostrar aqui para nós sua planta, devidamente formada e com frutos. 😉
marcio gabiatti30/08/2012 12:28
Nicky amigo velho realmente espetacular sua Malpighia glabra.
Quando vc da enfase em conseguir qualidade superior ta ai a prova viva..
Sei que não é do feitio do amigo sempre postar mostrando suas preciosidades mas quando o faz deixa a gente de boca aberta.
Parabens pelo exelente trabalho executado nesta acerola sem falar na combinação do vaso que achei lindo e harmonizou todo o conjunto...
abraços...

Amigo Nato sua acerola tem tudo para ser transformada em um lindo bonsai, porem vai ter que seguir as dicas do nobre amigo nicky.
Vai ter inclusive que atentar para galhos de fundo e de frente e não so os laterais ok.

abraços...