Pedro, como bem salientou o nobre colega Marcelo, certas coisas que usamos no bonsai é bem melhor providenciarmos por nós mesmos que estar comprando. Afinal, gastar nem sempre é a melhor opção. 🙄
Como tenho um viveiro de tamanho razoável, eu adquiri em um ferro velho um triturador antigo. Comprei uma mesa de chapa, um velho motor elétrico e adaptei tudo junto ao triturador, que uso para fragmentar meu material ceramico. Claro que faço isso no fundo do quintal, longe da habitação, por causa da grande quantidade de poeira resultante. Mas o que é um pózinho, né, se podemos economizar a grana? rsss veja um exemplo desse tipo de triturador que uso:
Meus amigos da AGB - Associação Goiana de Bonsai, usaram sua criatividade em outro projeto: com um moedor manual de cana, usaram pingos de solda para criar pontos de aderencia maior nos roletes, e com isso conseguem então obter uma quantidade menor de material ceramico, mas em compensação, sem a poeira toda que eu provoco:
Inclusive esse tipo de moedor pode tambem ser comprado a preços irrisórios em ferro velho, o que barateia bastante os custos. 😉