Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

duvidas

Victor Néto05/09/2012 19:20
duvidas
Caros amigos,
Eu pretendo transformar meu mausai de acerola num bonsai, este aqui: www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21990
Como moro em apartamento, não tenho espaço sobrando para muitos vasos de planta; até porque o batente da varanda não caberia uma bacia muito grande...
Não tenho muita pressa para com esta planta.
As dúvidas são:
*quando transplantar? agora no inverno( li num site de um amigo daqui do forum que este é o melhor periodo, já que é um periodo de dormencia das raizes) ou na primavera?
*pesquisei MUITO ,as nao achei um substrato ideal para as aceroleiras.
* faço alguma intervenção na planta do tipo poda de galhos ou raízes?( no caso das raízes pq ja estão saindo algumas daquele vaso de plastico)
depois que eu fizer o transplante postarei fotos.
Obrigado
gil_fuka05/09/2012 21:13
olá victor!

então , eu comprei uma muda de acerola. Foi a minha primeira compra.
e foi com ela que aprendi muita coisa.
Abixo segue um link com o que fiz nela

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/06/muda-de-acerola.html

matei a vontade que tinha de mexer com plantas, e não matei a minha muda. 😉
não mexi nela desde então, está do mesmo jeito.
A diferença é que depois de uns 40 dias após o transplante, eu comecei a adubar com torta de mamona e farinha de osso, considerando que o inverno por aqui nem deu as caras.

é isso aí
até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br
nickyfury08/09/2012 19:48
bonsai
Victor, ainda estamos no inverno, oficialmente. Então, agora, a unica intervenção que poderá realizar em sua aceroleira, é a retirada completa de todas as folhas, deixando a estrutura aerea totalmente nua. Isso facilita a colocação de arame nos galhos, para moldar a planta dentro de um determinado estilo, escolhido ou definido por voce ou por outro (inclusive "modelos" que podem ser copiados na net (google imagens está aí para isso). E com os galhos nus, voce poderá ainda selecionar os que estão mais bem posicionados no tronco, cortando fora o restante.

Vale lembrar que um bonsai é construído com um minimo de galhos, e não um máximo. As vezes, inclusive, usamos apenas um galho para formatar todo um bonsai. Quer ver um exemplo disso? Então veja:

A Primavera iniciará às 11h49 do dia 22 de setembro de 2012. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Com isso, é então a melhor época para voce proceder a um replantio de sua aceroleira, que estará começando uma nova brotação, emitindo novas folhas. O melhor substrato para essa planta é um solo arenoso, que pode ser conseguido misturando areia grossa de construção, sem peneirar, com caco ceramico e casca de pinus e carvão. Esse material adicional na areia aumenta a aeração (oxigenação) nas raizes, permitindo seu aumento substancial. quanto mais raizes capilares tem uma planta, melhor é seu crescimento e desenvolvimento.

Além do mais, essa mistura tambem favorece uma maior lixivação, quando voce adubar. A lixivação ocorre naturalmente através da rega diária, quando a agua "empurra" para dentro do interior do substrato parte do material organico depositado na superficie, propiciando dessa maneira um aporte regular e continuo de nutrientes para as raizes se alimentarem.

Mas lembre-se: não adube agora, antes da desfolha. Só adube noventa dias depois do reenvase ou replantio. Não se preocupe: sua planta tem reservas extras de energia para aguentar até lá.
Victor Néto10/09/2012 15:21
Muito, muito obrigado mesmo!!!!! Você respondeu tudo que eu queria e ainda por cima me tranquilizou! Se me permite abusar de sua boa vontade... A planta veio nestes vasos de mausai, no qual o substrato nem sempre é o melhor, ela sobrevivera a isso tudo?Terá reservas suficientes? Já devo aramar?
Muito obrigado nickyfury você tem as melhores respostas!!