Olá Manoel Félix
Inicialmente, digo que não conhecia a planta antes do teu post.
Dessa forma, não posso te dar muitas dicas.
Entretanto, motivado pela curiosidade, procurei na net algumas informações.
O mirtilo, ou Vaccinium myrtillus, segundo a wikipedia, é um arbusto da família Ericaceae.
Aí temos um bom indício: é a mesma família da Azaléia, que dá ótimos bonsais.
Mas é uma planta, por essência, européia algumas também da América do Norte. Assim, de difícil cultivo no Brasil.
Entretanto, foram introduzidas algumas espécies, no sul do país, onde o clima é mais frio.
Frio, leia-se, cidades como na Serra Gaúcha e catarinense, onde o clima tem média de 13°.
São poucas as cultivares que se adaptaram, baixo desenvolvimento das mudas no viveiro e
necessidade de irrigação/grande quantidade de água, são agumas das dificuldades ao cultivo dela.
Mas entendo que para um pré-bonsai seja possível, estando em locais de clima frio (não sei se é teu caso!).
É uma planta que necessita de muita água. Entretanto, como a maioria das plantas que a gente tem usado para a prática,
o solo deve ser bem drenado mas bem orgânico. As mudas devem ser plantadas no inverno,
quando estiverem em dormência.
Cara é isso, como disse antes não conhecia a planta, que agora sei é conhecida por blueberry.
O que descobri, pesquisei na net. Não achei bonsais, mas é possível que existam.
Boa sorte com a tentativa. Se der certo, a gente aprende junto 😉
Abraço