jhonatanzacchi11/09/2012 15:40
Como fazer uma poda drástica?
plantei no escorredor e estou lendo vários artigos dizendo que nessa época do ano o correto é fazer a poda drástica na planta, plantei no escorredor faz 1 mês ela deu uma engrossada e ta até com novos brotos, agora sobre a poda não sei como fazer: ela está assim: 
Paulo R B de Medeiros11/09/2012 21:38
você não colocou terra na bacia de baixo ? o propósito do escorredor/mamadeira é justamente incentivar o crescimento de raízes mais finas através do escorredor, assim impulsionando o crescimento da planta (''engodar'') e sobre podas drásticas, sua planta não tem necessidade de podas drásticas, na minha opinião ela deveria ficar uns anos no escorredor/mamadeira, e neste tempo já sendo estilizada... alguém me corrija se eu falei alguma bobagem rsrs..
jhonatanzacchi12/09/2012 00:27
então paulo, obrigado pela resposta tão rápida (fico até chateado pois ja postei vários posts e ninguém me responde achei até que ninguém lia) eu apenas apoiei o escorredor naa bacia pra quando as raizes começarem a sair terem espaço pra descer, ai sim eu coloco terra, pensei comigo que se eu deixasse no chão dificultaria a drenagem e etc, obrigado!
eliseu malheiros12/09/2012 17:06
Re: Como fazer uma poda drástica?
coloque um substrato rico em material orgânico, porém com certa drenagem.
gil_fuka17/09/2012 21:23
olá eliseu!
voce realizou a poda ou ainda não??
é uma jabuticabeira esta planta?
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/