Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho M.G

marcio gabiatti13/09/2012 07:28
Buxinho M.G
Esse buxinho resgatei de uma caçamba de lixo a um ano, por sorte havia sido retirado no mesmo dia.

Então resolvi levar para casa para para ver em que ia dar..

A planta quando peguei estava assim:

Inicialmente depois de recuperada fiz esse trabalho, porem não gostei do resultado:

Depois de muito analizar resolvi mudar de novo, inclinando ela e tentando algo assim como esse projeto tosco rsrsr...

Feito a escolha do estilo ela ficou um ano só recebendo podas na posição do projeto:

E hoje ela se encontra assim:

Criticas e Sugestões são sempre bem vindas.

Abraços a todos...
alexbreansini13/09/2012 10:15
Bela planta...
É incrível ver o que era...e o que virou a planta.
Ou ate mesmo pensar o que ela "representava", indo para o lixo, e agora o que representa.
Belo trabalho.
marcio gabiatti13/09/2012 11:38
Obrigado Alex realmente na arte tudo se transforma inclusive lixo...

Que bom que gostou..

abraços...
JOICIMAR MAGGIONI13/09/2012 13:25
Bom trabalho, ficou muito bonito.

T+ abraços!!!!!!!!!!!
gil_fuka13/09/2012 20:15
parabens marcio!

muito bom o trabalho!

dias atras também achei um buxinho jogado no lixo, mas não sei se foi jogado no mesmo dia, estava em um vaso, e trouxe para casa. logo mais posto as fotos para voce ver

é bom ver trabalhos assim iguais ao seu para incentivar!

até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
nickyfury13/09/2012 21:12
bonsai
Particularmente eu adoro o buxus sempervirens, por ser uma planta com muito potencial, vez que podemos transformá-lo em praticamente qualquer estilo que se queira. Requer quase nada quanto a adubação, mas gosta de muita agua, ao menos uma vez por dia, quando o solo estiver bem seco.

Por isso, Marcio, devo dar a voce os parabens, não só pela excelencia do resultado final, mas tambem pela obstinação e paciência zelosa em obtê-lo. A partir de agora é tudo alegria. Eu dou extremo valor a uma planta otimizada como essa sua, principalmente quando podemos visualizar o quanto era dificultoso o material inicialmente apresentado. A idéia de bonsai de qualidade técnica superior, no caso dessa planta, foi bem suplantada, vez que com o mínimo de galhos, voce a transformou num ótimo bonsai.
marcio gabiatti14/09/2012 06:57
me sinto muito feliz que gostarão do trabalho amigos, isso é sinal que evoluímos na arte.

Nick vindo de sua pessoa com anos na minha frente me sinto lisongeado pelo sua colocação...

abrigado pelo incentivo.

abraços..
Armud14/09/2012 16:49
Tentei achar uma palavra, mas se resume em ANIMAL!

Ficou mto show esse bonsai, estarei acompanhando qq nova postagem dele!

Parabéns Marcio!
LEAO14/09/2012 20:44
Beleza, cara.
Alexandre S. Coelho14/09/2012 21:41
Oi Márcio

Como disseram os amigos acima, você fez um bom trabalho neste buxinho!!!
Somente uma questão que gostaria de comentar... O Vaso está um pouco grande... O vaso deve reforçar de maneira sutil, mas não dominadora, o impacto visual provocado pela árvore (como a moldura num quadro). Ele deve ocupar cerca de 20% a 40% do volume total no bonsai (planta/vaso), de modo que fique um conjunto equilibrado. 😉

Tomei a liberdade de diminuir, virtualmente, para mostrar como seria:
marcio gabiatti15/09/2012 06:46
Armud escreveu:
Tentei achar uma palavra, mas se resume em ANIMAL!

Ficou mto show esse bonsai, estarei acompanhando qq nova postagem dele!

Parabéns Marcio!

Valew amigo Armud...
marcio gabiatti15/09/2012 06:47
LEAO escreveu:
Beleza, cara.

Obrigado Leão...
marcio gabiatti15/09/2012 06:51
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Márcio

Como disseram os amigos acima, você fez um bom trabalho neste buxinho!!!
Somente uma questão que gostaria de comentar... O Vaso está um pouco grande... O vaso deve reforçar de maneira sutil, mas não dominadora, o impacto visual provocado pela árvore (como a moldura num quadro). Ele deve ocupar cerca de 20% a 40% do volume total no bonsai (planta/vaso), de modo que fique um conjunto equilibrado. 😉

Tomei a liberdade de diminuir, virtualmente, para mostrar como seria:

Amigo Alexandre obrigado pela observação e dica foi de grande valia, vou fazer um outro vaso menor e no proximo transplante irei corrigir para melhor harmoniza-lo.

obrigado amigo...
Sergio Batalini15/09/2012 20:11
Ola Marcio!

Não vou comentar sobre o bonsai , mas sim sobre a sensação que sentiu ao perceber que conseguiu .

Para mim é estranho como acontece a criação , como um estalo, um lampejo de criatividade, e a sensação de realização é impagavel .

Depois de olhar, olhar, olhar, virar e revirar o vaso , inclinar para cada lado demoradamente, forçar os galhos com os dedos e criar mentalmente 1001 caminhos a seguir , devolvemos a planta onde estava e nada fazemos , nem uma folha é removida .

Os dias vão passando e acabam em semanas ou meses de profundo estudo e tentativas até que um dia : BINGO.

Acredito que essa troca de olhar e energia com a planta , essa meditação apaixonada com a natureza acaba por "abrir" canais que nos tornam mais sensitivos e ao olharmos a planta vemos o futuro .

Ou quem sabe ela é que te conduziu até aqui, ela é que te orientou para que chegassem juntos a este ponto .

E de agora em diante estão unidos para sempre .

Parabens amigo!
marcio gabiatti16/09/2012 09:39
Bonsérgio escreveu:
Ola Marcio!

Não vou comentar sobre o bonsai , mas sim sobre a sensação que sentiu ao perceber que conseguiu .

Para mim é estranho como acontece a criação , como um estalo, um lampejo de criatividade, e a sensação de realização é impagavel .

Depois de olhar, olhar, olhar, virar e revirar o vaso , inclinar para cada lado demoradamente, forçar os galhos com os dedos e criar mentalmente 1001 caminhos a seguir , devolvemos a planta onde estava e nada fazemos , nem uma folha é removida .

Os dias vão passando e acabam em semanas ou meses de profundo estudo e tentativas até que um dia : BINGO.

Acredito que essa troca de olhar e energia com a planta , essa meditação apaixonada com a natureza acaba por "abrir" canais que nos tornam mais sensitivos e ao olharmos a planta vemos o futuro .

Ou quem sabe ela é que te conduziu até aqui, ela é que te orientou para que chegassem juntos a este ponto .

E de agora em diante estão unidos para sempre .

Parabens amigo!

Amigo Bonsergio vc resumiu tudo que essa planta me passou ou melhor algumas outras tambem, depois de muito olhar deixamos de lado e nada até que um dia vem o estalo.

É curioso não sei se este estalo é evolução na arte ou realmente é a planta dizendo o caminho, quero acreditar que seja os dois...

Depois desse estalo meto a tesoura sem dó, para não perder o foco ai vem a sensação será que fiz certo é esse mesmo o caminho? E no final a planta nos mostra que estavamos certo.

Mas de qualquer forma é indiscutivel a sensação prazeirosa de um trabalho finalizado.

Ao qual vc entrou com um pouco de cuidado e dedicação e a planta te responde com toda a sua beleza...

Obrigado amigo Bonsergio, estamos no mesmo caminho lado a lado em prol desta maraviolhosa arte viva...

abraços...