Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus "Condução"

Armud14/09/2012 02:29
Ficus "Condução"
Boa noite amigos, ontem andando em um supermercado (à contra gosto, com minha mãe. rs...) me deparei com um exemplar de ficus que me chamou atenção e acabei trazendo para casa!

Frente

Esquerda

Traseira

Direita

De cima

Uma pequena projeção (retirando um galho que sinto estar "sobrando"😉

Já fiz algumas "amarrações" para tomar forma, mas gostaria de algumas opiniões, pensei em podar esse galho da projeção, fazer uma poda de raiz (que está tomando conta de todo vaso) e colocar na mamadeira (nesse próximo ano), para ela ganhar um pouco mais de "corpo".

O que acham? Alguma sugestão?

Abraços a todos!
wlsjurai14/09/2012 08:20
O caminho acho que é este memso, colocar ele pra engordar!
marcio gabiatti14/09/2012 11:10
Amigo Armud primeiramente colocaria para engordar mesmo...

Minha outra sugestão seria realizar uma poda como nesta ilustração e inclina-la para a esquerda quando fizer o transplante.

Minha idéia seria esta:

Abraços....
Armud14/09/2012 16:45
Valeu!
Wlsjurai e Marcio, valeu pelas dicas!

Curti a projeção que vc fez Marcio, mas pensei em aproveitar o tronco baixo para fazer esse bonsai "mais baixo" por assim dizer, mas não decidi ainda oq fazer, se a semana que vem o tempo continuar firme aqui em SP vou fazer a poda de raiz e transplantar para a mamadeira, ai consigo amadurecer mais as idéias enquanto ela vai "ganhando uns kilos"...

huashusahusa

Valeu mesmo e se mais alguem tiver idéias "estou aceitando"

Abraços!
Ricardo L C14/09/2012 16:49
GOSTEI DA SUGESTÃO DO MARCIO,
ARMUD , TEMOS UM GRUPO AQUI NA CAPITAL E FAZEMOS ENCONTROS MENSAIS,,, TA CONVIDADO.
INCLUSIVE AMANHA VAI ROLAR.
ABÇ
Armud14/09/2012 16:52
MP Ricardo!

E valeu pela opinião! 😄
Ricardo L C14/09/2012 16:56
QUE NADA ESTAMOS AQUI PRA APRENDER.
gil_fuka14/09/2012 22:00
JOICIMAR MAGGIONI15/09/2012 00:31
concordo com a proposta do Marcio!!!!!
Sergio Batalini15/09/2012 20:21
Ola Armud!

A meu ver independente de qual estilo seguir o tronco fino a esquerda na primeira foto deve ser removido , pois não agrega valor a planta alem de subtrair energia que deve ser canaliza para a planta principal .

Se minha , ainda usando como base a primeira foto manteria inclinada como esta , apenas fazendo um falso transplante para uma bacia com um bom substrato. Os 3 galhos de sobem podem ser podados e mantidos apenas 1 ou 2 cm para que ramifiquem e os novos brotos possibilitem uma estruturação de copa baixa e compacta.

Boa sorte e paciencia .
Armud17/09/2012 00:31
Bonsérgio, vc diz esse falso transplante sem a poda de raiz, mas com uma poda "decente" dos galhos é isso mesmo?

O galho da esquerda vai sair mesmo!

Valeu!