Seph1903 escreveu:
Olá
Boas vindas, Bernardo, ou como a gente te chamará: Olharuco.
Santarém...quando ví pela primeira vez o nome da sua cidade, pensei
tratar-se de Santarèm aqui no Brasil. Mas de clima mais frio?
Aí sim, vi tratar-se de Portugal 😄
Aprendi boas coisas com o pessoal de Portugal que quero utilizar com
mudas e sementes de Acer.
Teu país é o país do Azevinho, pois quando leio sobre ele, frequentemente é associado a Portugal.
Abraço
Seph, amigo
Antes de mais, obrigado pela recepção.
Não querendo dar lição alguma (apenas esclarecer): Aqui viveu Cabral. Aqui estão parte de suas ossadas (depois existem algumas, diz-se, aí no Rio de Janeiro e outra parte em Belmonte, onde nasceu, cedidas aqui por Santarém, diz-se..rsss). Assim, de certo modo, por causa de Pedro Alvares Cabral, Santarém tem como que uma certa ligação umbilical ao Brasil.
Aqui temos, embora algo modesta, uma "Casa do Brasil" e a Igreja da Graça, onde jaz Cabral, logo nossa cidade é de "visita obrigatória" a todo o turista brasileiro que venha a Portugal 😉
Santarém (arredores incluídos) é como que a grande reserva agrícola do País, graças à grande lezíria que orla o Rio Tejo (infelizmente com a água "presa" e/ou transvasada para o Guadiana pelos espanhóis) com terrenos muito férteis e acessíveis.
No que toca a temperatura, na verdade, de inverno, aqui é bem frio, mas, muito raramente, temos zero graus. Agora no Verão estamos sempre entre as cidades mais quentes. Estamos a pouco dias do outono e, neste preciso momento, estamos com +36º, ainda por cima com um mínimo de humidade.
Por causa da canícula, passo o meu tempo a expor e a ocultar do sol os meus modestos projectos bonsaístas. 😂
No que toca a acer, pouco ou nada sei. Tenho um bonsai de acer, de 9 anos desde o início do mês, oferecido pela filhota no meu níver. Apenas isso.
Quanto a azevinhos, existem muitos em natureza no norte de Portugal, onde é mais fresco. Porém tenho um ilex queen silver com uns 6 metros, muito bonito e onde instalo a iluminação de natal. Já lhe fiz vários alporques, sem êxito algum.
Também Semeei, mas consta que pode demorar dois anos a nascer 🙁
Depois tenho uma muda vulgar, que comprei, mas mais parece um fóssil por não mostrar actividade evidente.
Abraço
Bernardo
http://olharuco.blogspot.com/