Eugenio PS15/09/2012 20:29
Pitanga - criação de ápice / estilização
Sergio Batalini15/09/2012 20:49
Ola Eugenio !
Desculpe-me a sinceridade mas penso que vc esta seguindo um caminho equivocado na condução da sua pitangueira .
Quando iniciamos uma muda para futura condução como bonsai devemos primeiro nos ater ao nebari(raizes) e tronco, depois galhos primarios, secundarios e finalmente as ramificações finas . Esta é a sequencia dos trabalhos . E o vaso pequeno é a ultima etapa, deve ser pensado em função da planta.
Sua pitanga tem um tronco reto e sem conicidade, terminando de maneira abrupta , o que não transmite beleza ou qualidade tecnica ao projeto , mas acredito que não é mais possivel corrigir este problema com arames ou tensores.
Existem galhos partindo do mesmo ponto ou em posições desfavoraveis, não sugerindo um hokidashi ou um moyogi , tornando dificil a condução em qualquer dos estilos basicos .
Se minha , faria uma poda drastica com o corte na diagonal , mantendo apenas alguns cm de tronco , depois transplantaria para uma bacia com substrato bem nutritivo, nos primeiros dias a meia sombra para depois manter a pleno sol com rega abundante .
Aproveitando o transplante poderia corrigir o nebari espalhando as raizes o mais radialmente possivel .
Parece exagero mas não é , as vezes é preciso alguns passos para traz para se conseguir um grande salto a frente .
Estude , leia os topicos que puder e os textos que encontrar, veja muitas fotos , analize , experimente .
Boa sorte e paciencia .
Eugenio PS15/09/2012 21:07
O nebari está sendo trabalhado, debaixo da terra, com uma tampa de refrigerante para dispor as raízes de forma ordenada e radial.
O tronco, é sem jeito mesmo, aliás, para esse projeto, não tenho grandes pretensões: foi minha segunda planta, e expirime muito bem erros de iniciante. Mas tenho afeição a ela, e queria mesmo fazer um hokidashi com ela.
Não pretendo engrossar o tronco, nem conseguir um tachiagari perfeito, apenas continuar com ela do jeito que está, sem grandes pretensões, mas, melhorada.
wlsjurai16/09/2012 20:10
Eugênio, erros fazem parte do aprendizado, o importante é aprender com eles sempre.
Eugenio PS02/09/2013 17:58
Um ano depois, assim estamos.
não é grande coisa, mas já é uma melhora.
Abraço a todos.

Edicarlos Roberto02/09/2013 18:51
opa!! acho que está no caminho certo! sabendo de todas as limitações e dificuldades para se formar uma planta.
JOICIMAR MAGGIONI02/09/2013 23:33
Tá no caminho certo.!!!!