Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substrato de caco

Anderson Almeida16/09/2012 22:50
Substrato de caco
Olá Pessoal

Descobri um cara que tem uma maquina que tritura tijolo, para fazer substrato para orquídeas, dai perguntei se teria como diminuir a granulometria ele conseguiu três medidas, eu peguei duas são estas:

Esse substrato eu desconheço, é leve alguns até flutuam, vou usar fazer um teste, o cara disse que é usado em aquários plantados, vamos ver o resultado, se alguém souber o nome, fico agradecido.

SEKI - Elio Luis Secchi16/09/2012 23:00
Anderson, os cacos de tijolo ficaram muito bons mesmo. Os mais grossos é que estão no tamnho bom para bonsai em geral. Os mais finos, mais indicados para plantas em pequenos vasos. Mas nada impede de misturar uma quantidade do fino com o substrato do grosso, eu também faço isso para pode ''gastar" os dois. Quanto ao outro material, me parece ser argila expandida, também pode ser usada no composto.
abraço
gil_fuka17/09/2012 20:52
muito bom mesmo os cacos de tijolo!
concordo com o élio sobre as 1ªs imagens!

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
JOICIMAR MAGGIONI17/09/2012 22:28
É muito bom componente do substrato, um substrato que se prese deve ter caco de tijolo ou telha, aqui como não acho para comprar e mão tenho a máquina para triturar quebro na base da martelada mesmo, demora um pouco, não fica com uma granulometria uniforme mas quebra o galho.

T + abraço!!!!!