WFROTA17/09/2012 21:12
Acerola um achado.
O que meus amigos do forum acham dessa acerola ?
opinem a respeito.
tomare que vingue pos retirei a metade da raizes na hora da coleta.
Uploaded with
ImageShack.us
gil_fuka17/09/2012 21:16
bela planta frota!
espero que vingue também!
voce está usando ou usou hormonio enraizador na hora do processo?
ela está onde agora depois de tudo isto? na sombra ou sol?
é isso aí!
agora é só esperar!
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/dablo1917/09/2012 21:50
Não sei se o angulo da foto que é desfavorável mas pela foto a planta parece ter a chamada "conicidade invertida" onde o tronco é mais fino que alguma parte superior da planta. Se for isso não sei se vale a pena continuar,mas posta mais fotos ai para o pessoal opinar.
Diego.
JOICIMAR MAGGIONI17/09/2012 22:05
Eu iria cortar logo abaixo da curva pois a parte superior esta desproporcional a inferior em termos de diâmetro. e também eliminaria a cicatriz que ela possui bem na parte curvada.
T + abraço!!!!!
wlsjurai18/09/2012 09:14
É isso aí, a inversão ocorre da curva para cima, a parte de baixo dá pra aproveitar legal, só precisa de uma boa brotação!
Sergio Batalini18/09/2012 10:46
Leiam este ótimo texto do Elio, e identifiquem-se com ele ....
AS ETAPAS DE UM BONSAÍSTA..............
PRIMEIRA ETAPA
PRIMEIRA OPÇÃO
Certo dia você tem a felicidade de ganhar um bonsai de presente, no seu aniversário.
Você, cá com seus botões, o que é que eu faço com isso? Teria gostado “mais de um novo jogo pro meu Xbox”! Ou quem sabe uma camisa polo, de marca, é claro.
Se você já tem certa idade, pensaria: Ah, gostaria de ter ganho o DVD do último show dos Rollings Stones, Roberto Carlos, Sérgio Reis.......ah, Paula Fernandes, porque não!
Com muita sorte não foi aquele vasinho com um cedrinho, cujo nome é maior que a planta (Chamaecyparis obtusa nana gracilis)
Mas, você ganhou um bonsai!
SEGUNDA OPÇÃO
Você visita um amigo ou parente, bonsaísta, e ele te leva para os fundos da casa ou mesmo na varanda dos fundos, ou o peitoril de uma janela no apartamento e...............te mostra umas cinco plantinhas, pequenas, meio mirradas, com algumas folhas amarelas e, com os olhos brilhando te diz:
- O que você acha dos meus bonsais???
-Vou te dar um!
Você ganhou um bonsai!
TERCEIRA OPÇÃO
Você vai a uma floricultura comprar um vaso com uma violeta para levar, domingo, no almoço com a sogra.
Enquanto a moça faz a notinha (raramente é a Nota Fiscal), você observa algumas pequenas plantas, parecendo pequenas árvores e você pergunta para a jovem balconista:
-O que é isso??
Ao que ela responde:
- São bonsais!!
-Ah, bonitinhos! São fáceis de cuidar?
- Claro, é só dar água!
Você escolhe um para levar. Qual? O cedrinho!!!!!
Você ganhou um bonsai!
SEGUNDA ETAPA
Primeira opção: Você coloca em cima da geladeira e o bonsai morre! 95% dos casos!
Segunda opção: O bonsai sobrevive, mas, cansado de ver que ele não cresce, dá para a esposa, cunhado ou sogra. 4% dos casos.
Terceira opção: 1% - Você gosta! Passa a cuidar com carinho! Rega, põe no sol, coloca adubo para violeta (aquele que a sogra tem), mas,........ele não cresce!
Então, o negócio é procurar o Google!
Viva! Como tem coisa sobre bonsai!!!!Puxa, mas tem alguns muito mais bonitos que o meu! Nossa! Olha esse cedrinho igual o meu, mas, é grande, tortinho, pena que tem uma parte do tronco, esbranquiçado, que eu acho que morreu, secou! Mas é bonito!
Ah, vou querer fazer um desses!! Como? Ah, na Net tem muita matéria bem legal! Vou imprimir algumas e ler com calma!
Meu velho! O bichinho pegou!! ‘Tá ferrado! Teu destino é se tornar um bonsaísta!!!
TERCEIRA ETAPA
Você já comprou mais uns dois cedrinhos, um ligustrinho, uma Serissa......
Agora é meter a tesoura!
????? Como é que se faz???? Será que posso transplantá-lo agora? Que terra devo usar? Qual adubo posso misturar na terra?
Se você é gaúcho (Gente boa esse pessoal! Morei seis anos em Porto Alegre), você dirá:
- Mas bah, tchê! Como é que se faz? (a pronúncia gaúcha é faz mesmo e não fais)
Vou ter que meter a mão na guaiaca e fazer um curso!
QUARTA ETAPA
Você acaba encontrando um lugar para fazer um curso sobre Introdução à Arte do Bonsai ou Fundamentos da Arte do Bonsai ou Princípios da arte do bonsai.
Ou então, se não tem curso desse tipo na tua cidade você acaba descobrindo o fórum ATELIER DO BONSAI.
Caramba! Quanta coisa eu não sabia!!!
Ah, mas agora eu sei tudo!
Alporquia, estaquia, transplante, enxertia, desfolha, aramagem, yamadori.........Cara, como tem coisa!
Lá vou eu! Mão na massa!
Dirigindo o carro os olhos estão mais nas árvores dos passeios do que no trânsito.
Você olha um buxinho e já pensa: Esse buxinho tem um bom tachiagari!
Tua esposa diz:
-como é que você enxerga essas coisas....arvorezinhas, canteiros!
Alguns meses depois!
Puxa o enxerto não vingou! O alporque secou! Transplantei a Érica e ela morreu. Eu só cortei 40% das raízes dela!!!
Mas não desisto, vamos ao fórum do amigo Mário!(agora já é amigo do Mário!).
Fórum” Principiante”? Não! Não sou mais principiante, vou no fórum “Minha arvore e sua opinião”.
-Pessoal, o que está acontecendo com minhas plantas?
Alguém mais corajoso diz:
-Estude mais! Leia mais! Compre livros, revistas, faça mais cursos, participe de reuniões com outros bonsaístas!!!
QUINTA ETAPA
Você seguiu religiosamente as orientações!
Você já não está mais comprando mudinhas! Está comprando pré-bonsai maiores, sendo seletivos nos yamadori, usando vasos de treinamento grandes, plantando no chão, tirando os bonsai pequenos e voltando para os vasos de treinamento, respeitando as épocas certas para as intervenções, entendendo sobre adubação, já manjando de pragas e doenças, tirando fotos dos teus bonsai, participando do fórum e ensinando alguma coisa.
Paro por aqui porque foi só até aqui que eu cheguei na minha caminhada..........por enquanto!
Abraço
_________________
Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
wlsjurai18/09/2012 11:07
HAHAHAHAHA!!!
Muito boa!!
Estou na fase de tentar 1 milhão de coisas e 950 mil darem erradas! hahahah
gil_fuka18/09/2012 20:55
ótimo texto do élio!
parabens!
=)
Mário Sérgio02/10/2012 21:53
SENSACIONAL!!!!!! MUITO BOM ESSE TEXTO.
Com relação a planta espere se recuperar e na próxima primavera transplante para uma bacia bem grande
Minha opinião!
LEAO02/10/2012 22:07
Pior, é verdade. Começa assim.
André Rocha25/01/2013 17:13
Hahahahaha... BOA!