Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

GUAJUVIRA!!!!ATUALIZADO 24/10/2013!!!!VEJAM!!!!!!

JOICIMAR MAGGIONI20/09/2012 18:19
GUAJUVIRA!!!!ATUALIZADO 24/10/2013!!!!VEJAM!!!!!!
Ola pessoal possuo uma guajuvira que coletei na propriedade de meu sogro a mais ou menos 4 anos, e durante esse periodo ela não se desenvolveu muito então resolvi transplanta-la para um vaso maior e vou deixar ela dar uma engordada, ainda e um pré, mas com o tempo eu chego lá. Seguem as fotos. E comentem.

No final de 2009.

Em 24 08 2012 antes do transplante e já desfolhada:

Após o transplante já com as novas brotações:

Passados 2 meses vejam as brotações vigorosas:

No mesmo dia após poda e leve desfolha:

Hoje 15 dias após ultima poda e desfolha:

Hoje 24/10/2013:

gil_fuka20/09/2012 20:24
belo exemplar!

ele desenvolveu super bem neste novo vaso!

qual substrato voce está utilizando?

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Lucas Sbardelotto20/09/2012 21:54
Essa propriedade de seu sogro é uma mina de ouro....
Qualquer dia vamos fazer um encontro lá.
JOICIMAR MAGGIONI20/09/2012 21:57
gil_fuka escreveu:
belo exemplar!

ele desenvolveu super bem neste novo vaso!

qual substrato voce está utilizando?

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/

eu utilizei areia grossa 50%, pó de brita 30%, terra de mato 10% e esterco de gado curtido 10%.
wlsjurai21/09/2012 19:54
Capricha aí na engorda que vai dar um belo trabalho!!
JOICIMAR MAGGIONI21/09/2012 22:27
wlsjurai escreveu:
Capricha aí na engorda que vai dar um belo trabalho!!

Espero que fique obesa.heheheheheh!!!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi21/09/2012 22:56
Jocimar, de fato esta planta está muito alta pela grpssura do tronco. então tem que engordar ela, ou rebaixar consideravelmente. A parte aérea da guajuvira é a parte mais simples de fazer., uma vez que ela responde muito bem a poda e aramação. A questão é formar um tronco interessante. Dada a característica desta planta que tem um tronco bastante maleável, creio que ainda poderia retorcer um pouco mais este tronco, a fim de que ele fosse engordar já num formato mais adequado. Outra possibilidade é fazer uma poda lgo acima do primeiro galho, aramando e retorcendo este galho para cima como novo seguimento do tronco, a fim de já ir dando uma conicidade mais adequada. Uma vez que o amigo quer botar para engordar seria de fazer estas correções agora. Outra coisa importante é que para engordar tem que deixar crescer livremente sem podas, ou ao menos um galho de sacrifício que depois será retirado, como bem diz o seu nome. Uma coisa é certa, esta planta é muito boa de se trabalhar, tenho diversas e é uma das espécies que mais gosto.
abraço
JOICIMAR MAGGIONI21/09/2012 23:01
Valeu Elio, obrigado pelo comentário!!!!!!!!
Seph190322/09/2012 12:46
Aproveitando
Aproveitando as dicas do Elio, e também por que futuramente tenho a idéia
de tirar uma muda de guajuriva lá no meu pai.
Em se tratando de uma planta como essa que cresceu reta, é possivel em vez de podar drasticamente:
- Efetuar poda da pivovante, enterrando alguns centímetros a mais, forçando a emissão de novas raízes acima das que já estão formadas?
Após esse procedimento ir reduzindo gradativamente a altura da planta, com novas podas do caule?
Não sei se tô pirando, mas me ocorreu a idéia... 💡
JOICIMAR MAGGIONI22/09/2012 15:57
Creio que deve funcionar, mas para ter certeza devemos trocar uma ideia com o Elio, ele deve saber se isso vai dar certo ou não, não sei se essa espécie tem facilidade de enraizamento, mas aguarde um pouco que com certeza ele vai comentar essa nossa duvida, ele lê todos os comentários do fórum.
T + abraço!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi22/09/2012 19:59
Menos Joicimar, não consigo ler todos os tópicos, mal os que entro e acompanho...Mas respondendo a dúvida , é possível sim produzir um enraizamento mais acima. Basta enterrar mais o tronco até a altura desejada. No entanto, para forçar a saída de raízes é indicado se fazer um torniquete com um arame meio grosso no local onde se deseja enraizar. Daí cobre até uns 3-4 cm acima deste torniquete e deixa enraizar...
abraço
Seph190322/09/2012 20:10
Hum...
Hum...nesse caso a parte de cima do torniquete emitiria as raízes, certo?
E se, de outra forma, eu fizesse uns cortes na planta e enterrasse, também é uma forma de dar certo?
SEKI - Elio Luis Secchi22/09/2012 20:41
Os cortes também incentivam o enraizamento, mas eles simplesmente podem cicatrizar sem que enraize. Já o torniquete é mais garantido porque a planta vai engordar e aos poucos ela mesmo vai se estrangulando, tornando a emissão de raízes algo quase que natural.
abraço
JOICIMAR MAGGIONI23/09/2012 01:09
Valeu pelas dicas Elio, obrigado!!!!!!!
Seph190323/09/2012 10:07
Pivotante
Legal, Elio, obrigado.
Pra você ver como as coisas são: nesse tópico, achamos uma imagem que mostra o exemplo dado pelo Sr., dica do Paulo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15142&start=45

A pergunta que não quer calar é:
Quem, retira a planta, efetua o torniquete na pivotante, envasa, e após um tempo, desenterra, efetua o corte e reenvasa de novo?
Normalmente e gente poda já na primeira....rsrs

Tá lá. Cruzei os posts, à titulo de conhecimento.
JOICIMAR MAGGIONI13/12/2012 18:14
O que acharam da evolução ela esta engrossando o tronco e brotou um novo galho um pouco mais baixo e o próximo galho que se estender vou aproveitar e fazer um enxerto pois ela ainda possui um vazio em uma parte do tronco, para que vem direto na ultima postagem, postei as novas fotos no inicio para vcs verem o detalhe da evolução.
T + abraço!!!!!!!!
JOICIMAR MAGGIONI26/10/2013 18:57
Como ela está hoje fotos do dia 24/10/2013 bem cabeluda engrossando:

VEJA O POST:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/09/resultado-do-uso-de-mini-estufa-em.html

t + ABRAÇOS: