Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Iniciante - Ajuda com Escolha de Espécie

lbittencourt23/09/2012 22:55
Iniciante - Ajuda com Escolha de Espécie
Caros, há algum tempo já estou me preparando para comprar um bonsai.
Ja li bastante coisas a respeito, agora quero ler específico para cada espécie antes de comprá-la.

Eu sempre quis ter um Acer, mas li que ele não se dá bem em ambientes quentes, e onde eu moro - Santos, é muito quente e úmido.

Existe alguma que faz essa mudança de cor, como o Acer, mas que resista bem ao calor ?

Muito obrigado !
Diogo Afonso06/11/2012 15:59
Re: Iniciante - Ajuda com Escolha de Espécie
olá amigo
na minha opniao acerola e ficus sao as melhores para um começo.
jabuticabas e pinheiros tambem...
no comeco arrumei varias de uma vez para nao desanimar com as perdas e o forum aqui sempre ajuda demais.
o unico problema é que se vc gostar nao vai querer parar mais....
abraço.
Elio06/11/2012 19:03
Bittencourt, lamento mas pelo calor da tua região não há espécie que adquira cor outonal (vermelho, amarelo).

Recomendo uma especie que vai bem no calor , cresce rápido e é facil de manusear: Primavera (Bougainvíllea).

As que o amigo Diogo citou também vão bem no calor: Ficus, Acerola, Jabuticabeira.

Exceto: Pinheiro, não só pelo clima (prefere frio) como pelo cultivo (requer muita experiência). Eu só comecei a aprender o cultivo de Pinheiro após 5 anos.

abraço
fred.roots19/11/2012 14:27
amigo, pingo de ouro é uma otima planta para começar, tem o crescimento rapido é muito rustica e facil de encontrar
fermga21/11/2012 22:00
eu gosto muito das primaveras e sao otimas para quem esta iniciando, mas eu aconselho mesmo o ficus que é o verdadeiro "duro de matar" na arte do bonsai.
Leandro Ferraz22/11/2012 08:23
Quando iniciei queria mudas de todas as espécie e a maioria me falava dos fícus eu não gostava muito, porque não conseguia fazer mudas... hoje... são meus preferidos muito fácil de lidar, aceita quase tudo, muito resistente,
Outra que aprendi a gostar e não abro mão são as Serissas.
Lista das minhas preferidas e que acho fácil de cuidar pra quem ta iniciando
Fícus , Serissa, Acerola, Pitanga, Jabuticaba.

Espero ter ajudado.
O Guardião05/12/2012 22:25
Indicação
Para iniciantes e levando em conta o lugar onde vc mora, acredito que vc pode começar com uma com as seguintes espécies: Ficus, Acerola, Jaboticaba, Pitanga, ( Pitanga é a melhor de todas e ela muda a colaração das folhas varias vezes no ano) goiaba, araçá e outra especies nativas do Brasil. Eu sempre sempre tive vontade de fazer alguma coisa com algumas planta do mangue, tem algumas que acho que dariam otimos bonsais. Mas, para vc não errar pode começar com Pitanga.
Um abraço
Guilherme Luz07/12/2012 18:58
Recomendo: Ficus retusa, acerola, leucena e pingo de ouro (duranta).

Com certeza são muito boas de conduzir...