Ipê amarelo
Clayton24/09/2012 07:47
Ipê amarelo
Olá,
meu sonho... um bonsai de ipê amarelo... vamos ver o que consigo, com a juda de vocês, criar nesta planta...

wlsjurai24/09/2012 10:08
Tái um bonsai que fica interessante!
Elio24/09/2012 17:40
Clayton, deixa crescer até atingir o diâmetro do troco, desejado.
Depois, poda bem baixinho.
abraço
Seph190324/09/2012 22:21
Curiosidade
Uma curiosidade: a flor não fica muito grande, digo, futuramente?
Apenas curiosidade, pois quando a gente cisma não tem jeito rsrsrs...
Tdu vale a pena quando a alma não é pequena...
Elio24/09/2012 22:47
Re: Curiosidade
Seph1903 escreveu:
Uma curiosidade: a flor não fica muito grande, digo, futuramente?
Apenas curiosidade, pois quando a gente cisma não tem jeito rsrsrs...
Tdu vale a pena quando a alma não é pequena...
Seph, bonsai de Ipê não floresce!
abraço
Clayton25/09/2012 07:30
não floresce... sério... meu mundo caiu....
Seph190325/09/2012 08:30
Flor
Não florece?
Não tem muitos tipos de ipê amarelo por aí, então não acho que estejamos falando de plantas diferentes...
levando isso em consideração, se eu entendi bem, o amigo fala de
bonsai de ipê-amarelo e não da planta natural é isso?
Se for realmente isso, aprendi mais uma contigo... 😄
Elio25/09/2012 11:43
Seph, o Ipê não floresce como bonsai.
Principais razões:
1. O ipê demora muito para florescer
2. Somente floresce nos galhos terciários e assim por diante
3. Só floresce na ponta dos galhos
4. No vaso o metabolismo do Ipê é profundamente prejudicado
5. Para manter a estrutura do bonsai precisamos podá-lo constantemente, daí não haver flores nas pontas dos galhos.
6. Se deixá-lo num vaso, beeeeeem grande, não podar nunca, talvez em uns 15 anos ele floresça.
Meus Ipê!
BONSAI
NO MEU JARDIM

Sergio Batalini25/09/2012 16:26
O amigo Elio tem razão , e experiencia de sobra, prá ter razão .
Tenho alguns exemplares tambem , ainda sendo conduzidos em bacias grandes, 3 com mais de 5 anos e ainda não são nem pré-bonsai , apenas mudas ...
Ramificação dificil , condução mais dificil ainda , não compacta, raizes desgovernadas , um caos .
Florecer, realmente será uma raridade, talvez não impossivel , mas rarissimo de se conseguir.
Lucas Sbardelotto25/09/2012 17:13
Não é impossível, olhem este link falando sobre isso, eu nunca vi mas se funcionar a técnica de nosso amigo é uma boa idéia.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8935&sid=03e92e360614a66bc44d56cea00e382fJOICIMAR MAGGIONI25/09/2012 18:05
Plante ela em um vaso maior com um substrato com matéria orgânica mas que não deixe de ser drenante e espere ela engrossar, depois vc corta na altura desejada.
T + abraço!!!!!!!!!!!!!!!
MarcoBonsaiPoa25/09/2012 18:13
Bonsai
O Marcelo Martins, de Cabo Frio, se não me engano é ele que tem um ipe amarelo de yamadori que já deu flores. Deve ter mais 20anos...certo!!!
Seph190326/09/2012 01:50
Ipe
Particularmente, quando iniciei, não me emocionava muito com plantas com flores ou frutos. Preferia as de copa bem formada, as que me lembravam a infãncia enfim. E queria miniaturizá-las e levá-las para onde quer que eu fosse... um pedacinho de casa entendem?
Comecei a ver algo mais do que copas aqui no fórum, a partir do momento em que passei a observar mais as coisas ao meu redor.
E criei um estereótipo de que flores grandes demais não dão bons exemplares. Nos esquecemos das necessidades da planta, ou suas limitações, como o Elio comentou...flores na ponta dos galhos etc...
Mas (sempre tem um "mas" em tudo!), quem disse que um bonsai sem flores não pode ser bonito?
Aí volto a ser como no início, quando observava apenas copas, e como eu as achava bonitas...
Às vezes devemos voltar às raízes (não literalmente no sentido da palavra rsrs!), não porque deu algo errado, mas para lembrar do que nos levou a tentar. Provavelmente algo levou o Elio a tentar o bonsai de Ipê amarelo... talvez o estilo da árvore natural, ou se ele já sabia que não daria flores...
mas achei, sem flores, com o nebari "descansando" sobre as raízes mais bonito ainda (os trevos ali no cantinho foi charme!).
E tem plantas que felizmente foram feitas pra serem grandes e vistas de longe...
Como disse, aprendi mais uma... e a milha parece tão longa...rsrs
Abraço a todos!
Clayton26/09/2012 12:29
e aí gente...
como disse anteriormente, meu mundo caiu... sempre fui fascinado por ipês... louco mesmo... mas o que sempre me fascinou nesta árvore é sua capacidade de mutação da copa... só folhas, só galhos e só flores... isso me deixava louco pela planta...
a ideia do bonsai de ipe era a de conseguir isso numa forma menor, que pudesse, com os devidos cuidados me acompanhar... talvez aqui tenha um pouco de tralma de infância...
um antigo vizinho tinha nada menos do que 6 ipês plantados em volta de sua casa... era um espetáculo na floração... acontece que, ainda muito pequeno, meus pais se mudaram e não tive mais a chance de conviver com o espetáculo que eram aqueles ipês floridos...
vou repensar a transformação desta planta em bonsai... caso opte por não continuar vou plantá-la num terreno onde irei contruir minha nova casa...
caso opte pela continuidade do bonsai postarei aqui as fotos do replante dela num vaso maior...
até mais
Seph190326/09/2012 12:45
ipe
Claiton, nada empede que se faça experiências.
Como o pessoal falou é difícil, entretanto podemos ver da seguinte forma:
Como acontece com plantas em condições extremas?
O vento fustiga nas encostas, a planta não cresce em terrenos enxarcados, fica pequena em condições onde a terra é pouca.
A planta não cresce. Ela fica naturalmente pequena.
Claro, o Elio foi muito feliz na colocação que a fisiologia da planta colocada em vaso irá mudar.
Mas a planta pode encontrar soluções que a gente muitas vezes desconhece.
Também me surpreendeu, que não possa ter flor, mas ele está certo.
Não esmoreça. A tentativa faz parte da arte.
E como disse antes, talvez o seu trauma termine somente quando você tiver os seus ipês em tamanho natural enfeitando tua nova casa. 😉
Abraço fraterno.
Elio26/09/2012 19:37
Seph e Clayton.........divagações de infância!
A minha já está tão longe!!!!.......rsrsrsrsrs!
Sabem, ainda tenho esperança da minha florir algum dia. Talvez um galho teimoso......apenas uma flor, mas gosto do meu bonsai de Ipê como está.
Paguei 01 real a muda!!!
Abração
Seph190326/09/2012 21:38
Seph e Clayton.........divagações de infância!
Hahaha, o que a gente não pode perder é a poesia, Elio.
É como eu te disse: o teu ipê tah show. Agora se ele botar uma flor vai destoar no conjunto... 😉
Abraço amigo!
Isaax26/09/2012 21:39
Bem, vou dar minha opinião.
Primeiramente, pela filosofia japonesa se ninguém fez vc será o primeiro.
Alguns pontos que podem te ajudar:
1- Existem muitos ipês, vc pode usar o ipê-de-cerrado, maravilhosamente projetado para bonsai uma vez que é naturalmente retorcido e menor que o amarelo comum. Pessoalmente já vi plantas floridas desta espécie com menos de 1m.
2- A rotina do poda-aduba-rega do bonsai não é perpétua, quando sua planta alcançar uma maturidade o trato vai mudar e as podas chegam a ter intervalos de 4ou5 anos. Nesse ponto provavelmente muitas plantas florescem e frutificam.
3- Eu sempre digo: cada planta é um indivíduo por si mesma. Pesquise o ipê, a região nativa, o clima, o solo, a acidez do solo, porosidade, stress natural...
espero que ajude ok?
Elio27/09/2012 20:52
Pô, Seph, assim vc me deixa ansioso para que meu Ipê......um dia possa florescer.
abraço
Seph190327/09/2012 22:25
Agora sim, senti um pouco de poesia nas palavras, principalmente na paradinha depois do Ipê...rsrsrs
A foto é fruto de resquícios da época em que eu trabalhava com arte digital numa gráfica...de vez em quando eu brinco um pouco...
Abraço
Clayton28/09/2012 09:57
E aí pessoal...
ainda continuo em dúvida com relação ao destino da minha muda de ipê...
moro atualmente numa cidade rural... conheço algumas pessoas com propreiedades rurais... nessas propriedades sempre vejo uma série de ipês bem menores que os "urbanos", com galhos retorcidos e flores desde pequenos... as folhas destes ipês também ma parecem, em geral, de menor proporção que dos demais ipês... devem ser ipês do cerrado...
pergunta, um yamadori num ipê do cerrado poderia garantir com mais facilidade num bonsai?
caso não queira retirar a planta do seu ambiente natural (ainda não estou totalmente confortável com esta idéia) uma muda a partir de alporquia ou estaca num galho já velho de uma árvore idosa poderia ser um caminho?
Nota: obrigado a todos pela ajuda....
Isaax28/09/2012 13:03
Alporquia não vai bem em ipê. Nem estaquia até onde eu sei. Estamos dando andamento a um teste de alporquia de raiz, semana passada brotou, essa semana retiramos da planta. Fora isso até onde sei só por semente mesmo, o positivo é que germina rapidinho.
PS: Fica de olho por aí, mais hora menos hora alguém vai trocar uma cerca, ou construir alguma coisa e derruba algum ipezinho, aí vc entra de sola!
romeucr02/10/2012 10:56
Como o Clayton eu também adoro os Ipês, a florada é realmente um espetáculo.
Já havia lido que ele não floresce, mas mesmo assim fiz uma estaquia e plantei sementes (que germinaram hoje 😄)
eu também estou com uma mudinha de ipê de jardim, que também plantei de semente.. está crescendo bem. Esse fds aramei e ficou legal... depois posto fotos.
Agora é ver no que vai dar.
Flavio Janones03/10/2012 10:27
Tenho uma muda feita de sementes a uns dois anos e ela me surpreendeu com a floração. Embora a muda ainda esteja muito longe de virar um bonsai, já me deixou bastante feliz com as flores.
Detalhe da floração:
Pelo que li no post isso não é comum, então a minha duvida é se existe alguma variedade de ipê amarelo mais precoce??
Elio03/10/2012 14:50
Flávio, que beleza!! Raro mesmo!
Então, só do Ipê amarelo existem 12 espécies diferentes.
O meu é Ipê cascudo do serrado (Tabebuia crysostricha)
O seu eu não saberia dizer.
abraço e parabéns!