Ajuda urgente
Paulo R B de Medeiros25/09/2012 22:49
Ajuda urgente
gente, vou tentar ser breve, realizei uma viagem recentemente(para caxias do sul), por que meu avô estava na U.T.I., e veio a falecer na última semana. Encontrei na casa dele um pequeno juníperos em um vasinho de bonsai, juníperos horizontalis, que estava bem seco e mal cuidado, pois meu avo ficou 20 dias na UTI, e ninguem cuidou da planta nesse tempo, entao eu trouxe a planda aqui pra minha casa (manaus), e a planta está bem debilitata, está num vasinho, normal. O que eu queria saber era qual adubo eu poderia utilizar em uma planta que está ''doente''. Aqui em casa tenho farinha de osso, torta de mamona, e NPK 10-10-10, qual eu devo utilizar ?
Seph190326/09/2012 01:07
Amigo, primeiramente sinto muito, pelo seu avô...
sei que vc deve estar ávido por salvar a planta...
Mas eu recomendo que você não faça isso. Vai matá-la de vez se fizer isso.
Eu recomendaria que você mergulhasse a planta em água por uma hora mais ou menos, para tentar hidratá-la.
Deixe-a na sobra entre uns vinte ou trinta dias, durante esse tempo, regue sempre que a superfície do vaso estiver seca.
Infelizmente as coníferas em geral, "secam de dentro para fora", isto é, não se percebe facilmente quando precisam de água.
A gente não tem fotos para avaliar, mas o tempo (20 dias) foi longo.
Dificil dizer se ela resiste, sinto dizer.
Mas vamos lá, faz isso, e agora você vai precisar de paciência e cuidados com ela.
Espero ter ajudado. Abraço
Paulo R B de Medeiros26/09/2012 09:58
obrigado pelas palavras...
eu já havia feito esse processo de reidratação, nao adubei nem nada, a planta está pegando um pouco de sol pela manhã, e estou regando regularmente, devo deixa-la sem pegar nenhum sol durante o dia ? ela pega o sol do amanhecer até umas 10 horas desde ontem. e sobre adubo, nada de adubo entao ?
Seph190326/09/2012 12:26
adubo
Creio que não, Paulo...
Faz o seguinte, posta uma foto dela.
Aí fica mais fácil opinar sobre o estado dela e se comporta algum tipo de adubação no momento.
Abraço
Paulo R B de Medeiros26/09/2012 12:41
acabei de tirar as fotos...
conversei com o amigo Edson, da Casa do Bonsai em caxias do sul, levei a planta pra ele ver, ele falou que ela nao vai morrer, nao secou os galhos, só as pontinhas, e está com brotaçoes, acredito que porque durante esses 20 dias de descuidados choveu bastante, e ela nao tenha secado tanto.
Seph190326/09/2012 12:53
Junip
Minha opinião, ela apresenta uma coloração meio fosca, não verde.
Se fosse minha, deixaria ela uns quarenta dias, na "maciota", digo sob observação.
Se notar que ela mudou a coloração para amarelado, aí fica difícil. Após esse periodo, vá adubando em pequenas quantidades.
Comece com a dobradinha torta de mamona com farinha de osso.
Ela é homeopática, digamos. Depois, pode-se colocar algum adubo mais carregado em nitrogênio, para auxiliar na parte verde da planta.
Mas vamos aguardar mais opiniões. Se eu cometi algum engano o pessoal pode corrigir, certo?
Abraço e boa sorte.
Paulo R B de Medeiros26/09/2012 13:15
obrigado pelas informaçoes
é isso que tenho planejado, deixar em observação por umas semanas, queria saber sobre a adubação.. vamos esperar mais opiniões
Paulo R B de Medeiros26/09/2012 13:16
torta de mamona é rica em nitrogenio e farinha de osso rica em fósforo, confere?
MarcoBonsaiPoa26/09/2012 14:04
Bonsai
Paulo, pelo que pude observar nas fotos, sua planta não sofreu tanto não...como o seph falou, dar um refresco do sol pra ela, até por que Manaus é quente e esta planta não gosta muito, gradualmente vai expondo ela ao sol da manhã, evite os picos mais quentes(das 11 às 15h), a adubação orgânica aos poucos irá ajudar... Cave a borda do vaso e aplique uma medida de sopa em toda volta com os dois produtos misturados em partes iguais, mas deixe pra mais além isso...uns 30 dias de reidratação, aplique e vá aumentando o período de insolaçãoa, sempre controlando a umidade... Que Deus ilumine seu avô! O meu avô tb se foi e antes disso ganhei uma figueira dele, muito especial pra mim, trato-a com o maior carinho. A figueira é a imagem boa dele que ficou comigo e será o meu amuleto de lembrança da ótima pessoa que ele foi pra mim...
Seph190326/09/2012 19:58
resp
torta de mamona é rica em nitrogenio e farinha de osso rica em fósforo, confere?
Paulo, confere.
TM e FO, são adubos orgânicos e como tal, possuem a capacidade de repor
em pequenas quantidades os macronutrientes que a planta precisa.
Tornam a planta mais resistente às doenças, melhorando a estrutura física do solo.
Pelo pouco que sei, a TM possui nitrogênio e carbono orgãnico.
A FO é rica em cálcio e fósforo.
Abraço