ramon.cirilo29/09/2012 15:03
Yamadori ou alporquia?
Pessoal, estou com uma dúvida, esta época é boa para yamadori?
estou com uma acerola na fazenda do meu pai que me interesou
ela sempre foi "estranha", nunca cresceu direito e seu tronco rachou em 4 partes. um das partes tem uma conicidade muito interessante.
mas o nebari não sei se ajuda. posto as fotos depois.
estou pensando em fazer o yamadori para depois fazer o alporque, pois, como não vou todos os finais de semana nessa fazenda, não poderei cuidar bem.
o que vocês acham, eu faço o yamadori ou a alporquia direto? e em que época?
SEKI - Elio Luis Secchi30/09/2012 21:43
A primavera é uma boa época para a alporquia, a melhor. E acho que a alporquia deve ser feita com a planta aínda aí no seu local. Não se preocupe com a frequência de idas pois o alporque se mantém por conta, sem necessidade de ser visto por vários dias, até várias semanas. Por ex, com o esquema de chuvas aqui do sul, eu até hoje nunca reguei um alporque, é olha que faço centenas deles. Então, sem stress...
Para yamadori, aqui no sul se prefere o final do inverno, quando as plantas ainda não brotaram, mas aí em sua região, ao que sei, também para o yamadori o início da primavera é boa época, Ou seja, poderia ser feito agora...
abraço
ramon.cirilo01/10/2012 22:52
Obrigado pelas dicas Elio. Vou pesquisar mais sobre alporque.
Vão as fotos:
Planta toda. Obs.: eu já podei o galho que desejo retirar.
detalhe nebari, onde a planta rachou.
tronco que desejo retirar
queria saber se realmente compensa, hehehehe.
abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2012 22:54
Compensa.... Só um detalhe, como foi feita poda drástica somente pode fazer o alporque depois que o galho podado estiver novamente com brotação...
abraço
ramon.cirilo01/10/2012 23:40
Hummm, realmente faz sentido, pois quem gerará a rais são as folhas do galho. Bom, então vou fazer assim, vou modelar esse galho sem mecher ainda, ano que vem faço o alporque.
Se tudo der certo logo terei mais uma acerola, pelas quais sou apaixonado.
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2012 19:11
Se fosso eu, faria um yamadori, removeria a planta e retiraria a parte que não lhe interessa e mais rápido, corre alguns riscos de perder a planta e vsi suar um pouco, mas vale a pena o resultado final e bem mais rapido do que o alporque.
T + abraço!!!!!!!!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi02/10/2012 21:07
ramon, quando falo em esperar a brotação não significa fazer o alporque somente no ano que vem. Quando os brotinhos estiverem com uns 4-5 cm já pode fazer o alporque. Isso vai ocorrer logo, logo...
abraço
ramon.cirilo02/10/2012 22:19
Joicimar, você está certo, mas minha mãe já me proibiu de remover a planta toda. Já foi muito difícil "ganhar" esse galho dela. Essa acerola é diferente das outras, acho q ela sofreu uma mutação genética ou coisa assim. Seus frutos são muito grandes. quando ela frutificar eu posto fotos.
Sério Elio, para mim a coma tinha que ter muitos galhos e folhas para que o alporque tivesse sucesso. Como as chuvas estão começando, acho q não demorará muito mesmo não. Quando tiver feito alguma intervenção posto aqui. Valeu.