Jay30/09/2012 14:51
Quanto tempo deixo meu bonsai acerola exposto ao sol?
Gostaria de saber por quanto tempo devo deixá-lo exposto ao sol... Se deixo pela manhã apenas em horários de sol fraco (até as 10hs), ou se posso deixá-lo exposto o dia todo (o sol bate desde as 7 até umas 3hrs da tarde aonde deixo ele)...
Rego ele dia-sim, dia-não, é o correto a se fazer? Quando eu regava todo dia, a terra ficava úmida pela noite, então passei a regar dia sim, dia não pela manhã...
Desde já, agradeço os comentários! 😄
Victor Néto30/09/2012 20:03
Com bonsais de acerola não tenho muuuita experiencia, mas tendo por base a árvore, deixe a planta exposta no mínimo 6 horas, entretanto é melhor deixar 8 horas ( das 7hs as 15hs). É exposta à luz que a planta realiza a fotossíntese, que é o processo em que a planta tira nutrientes e água do substrato, carbono do ar e com ajuda da luz ocorre uma reação química que a planta libera o oxigênio e produz seu alimento o açúcar( glicose), por isso é importante estar exposta à luz. Regue TODO DIA, já que vc vai deixar a planta mais tempo sob o Sol, vento, etc.É muito importante regar a planta todo dia, se for um dia muito quente e o ar tiver com baixa umidade regue duas vezes, mas só regue até sair por baixo do vaso.Para não ter o problema que vc mencionou regue de manhã por volta das 7hs, 8hs. Só regue dia sim dia não se estiver muito frio.
Bonsai é isso! Da trabalho, mas é gratificante! 🙂
Vamos aguardar mais opinioes, especialmente do mestre nickyfury! 😄
SEKI - Elio Luis Secchi30/09/2012 21:35
Jay, de fato o bonsai, seja do que for, é uma árvore, e como árvore procura viver ao sol. tanto que quando uma árvore cresce por baixo de outra, coloca galhos para o lado, ou para cima a fim de procurar o sol. Dentro desta visão é como o colega falou, o idela do bonsai é sol o dia todo. Sempre. Mas tem que ficar de olho na rega a fim de não faltar água. Mesmo assim não dá para se usar como regra de regar dia sim dia não, ou todo o dia, ou a cada três dias...A questão é regar apenas quando a parte superficial do solo já secou, cuidando no entanto para não ficar muito tempo sem umidade daí a planta vai começar a murchar. E quando sair sempre tem que deixar alguém encarregado de regar. No caso de sair, daí poderia por um ou odis dias colocar num local semi-sombreado a fim de não correr o risco de secar totalmente, sempre é uma segurança a mais...
abraço
Jay02/10/2012 14:36
Obrigada Victor e Elio pela ajuda! Estou fazendo como me disseram, regas diárias de acordo (1 ou 2 vezes) com a umidade do solo e sol das 7 até as 15hrs.
Tirei uma foto da planta hoje e vou postar para que a vejam 😄 Obrigada novamente pela ajuda!