Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cerejeira Anã (atualizada 06/10/12)

Paulo R B de Medeiros30/09/2012 23:39
Cerejeira Anã (atualizada 06/10/12)
primeiramente alguem poderia me dizer que tipo de pitangueira é essa? as folhas sao bem finas, quando olhei pensei que era alguma cerejeira, mas me falaram que é pitanga, e as flores são bem parecidas com de pitanga mesmo... segue as fotos

a proposito, a planta tem mais ou menos 20 anos

no dia que comprei

frente:

detalhe do nebari, que particularmente acho incrível

pretendo fazer uma boa limpeza nos galhos, e podar um pouco tb, tá muito denso, oque voces acham ?
dablo1930/09/2012 23:59
Olha pelas imagens que postou me parece ser qualquer coisa menos pitangueira. Talvez uma cerejeira. Espere mais opiniões por que também estou curioso.
Valeu.
Diego.
Paulo R B de Medeiros01/10/2012 00:47
pois é, as folhas sao bem fininhas, me falaram que era pitanga, mas que eu saiba as folhas de pitanga são parecidas com de jabuticaba, porém, as flores são idênticas a flor de pitanga

flor de pitanga:

marcio gabiatti01/10/2012 07:30
Não é pitangueira não, apósto na cereja anã...
MarcoBonsaiPoa01/10/2012 07:57
É da mesma família da pitanga, o Márcio mencionou o nome dela, ambas são eugenia, a pitanga(eugenia uniflora) e a cereja anã(eugenia matosi).
Tá bem bacana, uma desfolha para clarear a visão da estrutura, permitirá que se possa retirar galhos mal colocados e corrigir com arame o posicionamento de outros. Responde bem a poda drástica e desfolhas!

abç
alexbreansini01/10/2012 09:00
Tenho alguns exemplares da especie...
Não tenho duvidas, é uma Cereja Anã.

Mas para facilitar seu diagnostico, mastigue uma folha dela.
Você verá que não possui o gosto característico da folha da pitanga.

Mas é um belo material... também faria uma desfolha total nela para definir melhor a ramificação dos galhos e estruturar melhor a planta.
Mas tem um belo potencial...
alexbreansini01/10/2012 09:01
Da uma olhada nesse link, tem uma foto da flor da Cereja...você vai ver que é a mesma flor da sua planta!

http://www.flickr.com/photos/dinafontana/3927341461/
Paulo R B de Medeiros01/10/2012 23:16
muito obrigado pelas informações galera !! posso realizar a desfolha nesta época mesmo sem problemas? se sim logo posto fotos do trabalho...
Nato01/10/2012 23:21
Cerejeira Anã. Tenho uma desta espécie...
MarcoBonsaiPoa02/10/2012 08:46
A planta estando saudável iria adorar soltar o "pelego" do inverno e renovar na primavera...
JOICIMAR MAGGIONI02/10/2012 18:56
Bela planta, boa aquisição.!!!!!!!
Mário Sérgio02/10/2012 20:18
Acho meio difícil que uma pitangueira com 20 anos e provavelmente sem técnicas de bonsai, ainda fosse deste tamanho.
Opinião de um iniciante. Seja qual for a espécie é uma bela planta, parabéns!!!
Paulo R B de Medeiros02/10/2012 21:06
se tem 20 anos eu não tenho certeza também, mas que é velha é ! 20 anos foi oque me falaram, mas acho que tem +- 15, proximo final de semana vou desfolhar ela e posto aqui como ficou
Paulo R B de Medeiros06/10/2012 16:47
Atualizando:

desfolhei, direcionei uns galhos, mas não vou realizar podas agora, vou esperar brotaçoes, para depois tomar forma, o estilo será Hokidashi

podem notar que a planta está bem sem formato ainda, mas vou trabalhar nisso... e tenho uma duvida, como puderam ver a planta apresenta muita diferença entre espessura dos galhos, uns bem grossos, outros bem finos, tem algo que eu possa fazer para suavizar essa diferença ? aceito todas as opiniões dos colegas ! abraços
MarcoBonsaiPoa07/10/2012 19:28
Blz!

Sua planta tem muito potencial, mas a estrutura está tumultuada, vç poderia escolher a frente que melhor lhe agrada e tirar umas fotos bem claras como as últimas que postou, só que na horizontal em vez de aérea. Provável que terá que sacrificar muitos galhos, para que se possa visualizar o tronco, depois alguns galhos primários mais grossos e depois os secundários que serão muitos após a brotação...abç
Djalmo09/10/2012 13:28
A planta tem futuro mas ao meu ver vc deveria ter escolhido um recipiente maior com mais furos no fundo e laterais, com um substrato mais aerado, mas para o momente scho que terá que tirar as fotos que o marco falou e diminuir concideravelmente o numero de galhos primários!!!! Abraço
bonsaitakin01/03/2013 12:52
acomanhando 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄