Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga antiga, Dicas

123
Thomas Eckert01/10/2012 11:21
Pitanga antiga, Dicas
Pessoal, ganhei esta pitanga de um amigo do interior, de acordo com ele esta a muitos anos neste vaso e encontrava-se um pouco debilitada, pedi que quebrasse os galhos pois ja avisei que faria um bonsai, como agora é a época para a poda ja vou cortar o tronco na altura certa, no entanto gostaria de opiniões, alguem pode ter enxergado uma planta que eu não vi.

Esta com mais de 1 metro de altura

JOICIMAR MAGGIONI01/10/2012 14:57
Mete o serrote sem dó na altura que vc desejar e espera ela brotar, seleciona os galos e vai conduzindo, sem stress.
Thomas Eckert01/10/2012 17:41
JOICIMAR MAGGIONI escreveu:
Mete o serrote sem dó na altura que vc desejar e espera ela brotar, seleciona os galos e vai conduzindo, sem stress.

então, eu pensei em logo abaixo de onde esta o meu dedão na foto, mas quem sabe alguém enxerga algo diferente, no fim de semana começarei a conduzi-la, até lá tem uns dias pra estudar!! Vlww
wamoura01/10/2012 19:43
Ola amigo,eu podaria na altura do seu dedo indicado,assim apresentaria ser mais robusta a sua planta.
Thomas Eckert01/10/2012 22:26
wamoura escreveu:
Ola amigo,eu podaria na altura do seu dedo indicado,assim apresentaria ser mais robusta a sua planta.

Sim, pode ser, uma poda na diagonal para que brote bem na ponta, assim da pra dobrar o seu tamanho só na copa...

Aceito mais sugestões
Thomas Eckert01/10/2012 23:03
Dentro das possibilidades, levantei algumas imagens da internet com plantas que se parecem com possíveis resultados.

1-Esta é bem trabalhosa e exige paciência ou métodos bem drásticos para a condução.

2-Esta é uma opção mais viável, que menos agride a planta e uma das mais belas, o movimento do tronco da um belo movimento a planta.

3-Esta é bem mais simples, quase que a forma natural de uma pitangueira jovem em faze de crescimento na natureza, mas não deixa de ser interessante.

4-Forma bem característica de arvore encontrada na natureza.

5-Esse é um estilo que me agrada muito!

6-Esta é bem legal também

Aceito palpites e mais sugestões, as que mais me agradam são a 1 e a 2, e vocês?
Thomas Eckert06/10/2012 12:40
Está feito! agora é torcer pra uma recuperação rápida e uma condução dentro do esperado!

JOICIMAR MAGGIONI06/10/2012 16:04
eu ainda aproveitaria para fazer um transplante ainda da pra fazer só não espere muito dias, pois estamos na primavera, a época boa!!!!!!!!!!!!
Thomas Eckert06/10/2012 17:55
JOICIMAR MAGGIONI escreveu:
eu ainda aproveitaria para fazer um transplante ainda da pra fazer só não espere muito dias, pois estamos na primavera, a época boa!!!!!!!!!!!!

Ela ta num vaso enorme, só esta fora do centro, mas o vaso ja é gigante!
JOICIMAR MAGGIONI06/10/2012 18:28
Thomas Eckert"]
Então e só esperar pra ver!!!!acompanhando!!!!!!
O Guardião11/10/2012 18:44
Conselho
Thomas Eckert escreveu:
Está feito! agora é torcer pra uma recuperação rápida e uma condução dentro do esperado!

transplanta depois que ela se recuperar, no ano que vem talvez. planta num vaso maior e sentralisa ela no vaso para melhorar a raiz. pelo que vejo na foto as raizes dela do lado direito da foto devem ter crescido para beixo por estarem coladas na lateral do vaso. quando ela se recuperar bem tire ela deste vaso, retire o maximo possivel da terra das raizes e faça aramaçao das raizes colocando-as de forma radial ao tronco. replante novamente como ela pelo que vejo, tem poucas raizes aconselho à nao podar as raizes somente corrija sua direção e replante novamente.
aguarde mais um ano ano e retire a aramação e pode a raiz pivô. depois deste periodo as raizes estarão melhor formada e a planta ganhará mais força.
Thomas Eckert11/10/2012 21:18
Re: Conselho
O Guardião escreveu:

transplanta depois que ela se recuperar, no ano que vem talvez. planta num vaso maior e sentralisa ela no vaso para melhorar a raiz. pelo que vejo na foto as raizes dela do lado direito da foto devem ter crescido para beixo por estarem coladas na lateral do vaso. quando ela se recuperar bem tire ela deste vaso, retire o maximo possivel da terra das raizes e faça aramaçao das raizes colocando-as de forma radial ao tronco. replante novamente como ela pelo que vejo, tem poucas raizes aconselho à nao podar as raizes somente corrija sua direção e replante novamente.
aguarde mais um ano ano e retire a aramação e pode a raiz pivô. depois deste periodo as raizes estarão melhor formada e a planta ganhará mais força.

Valew, vou fazer o transplante ano que vem, mas ela tem bastante raiz, esta a muitos anos neste vaso.
Mcdonald12/10/2012 00:02
Arranca os brotos ladrão aí Thomas... rs....

Vou acompanhar pra ver como vai ficar..

Abraço
Thomas Eckert12/10/2012 14:29
Mcdonald escreveu:
Arranca os brotos ladrão aí Thomas... rs....

Vou acompanhar pra ver como vai ficar..

Abraço

Não são brotos ladrão, me parecem ser outras mudas
Thomas Eckert29/10/2012 19:32
Começou a brotar!! saíram muitos brotos e de ontem pra hoje eles começaram a aumentar!!
ainda não são visiveis na foto, mas deve ter quase uns 10 brotos saindo do tronco!!

Thomas Eckert10/11/2012 12:38
Vejam os brotos!! cortei as mudas do lado pois não tinha certeza se eram outras mudas ou brotos da raiz, preferi cortar.
Lucas Sbardelotto11/11/2012 23:12
que beleza que está tendo uma bela brotação...
Lucinei Reis12/11/2012 19:58
Acompanhado !!!!!!!!!!!!
Thomas Eckert02/12/2012 16:51
Brotando muito!!
Patrick Veiga02/02/2013 03:50
Muito bacana ver a brotação vindo forte, vou ficar acompanhando
JOICIMAR MAGGIONI09/02/2013 11:05
Bela brotação ja pode fazer uma seleção dos galhos!!!!!!
Acompanhando!!!!!!!!!!!
Thomas Eckert23/02/2013 13:10
Atualizando, está muito grande!!

Matheus Falcão05/03/2013 16:33
Já está bem bonita!
André Rocha23/03/2013 20:23
Eu sei que já faz tempo que vc empreendeu no trabalho com essa planta, mas queria saber se você aproveitou o restante da planta na poda drástica.
Thomas Eckert25/03/2013 17:34
André Rocha escreveu:
Eu sei que já faz tempo que vc empreendeu no trabalho com essa planta, mas queria saber se você aproveitou o restante da planta na poda drástica.

tentei, mas por não ter espaço em casa para várias estaquias, fiz uma só, começou a brotar mas esta congelada, não vai pra frente nem morre, as folhas estão verde escuras, sem brilho, parece até de plástico, vamos ver no que dá...
123