Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Goiabeira, que estilo seguir...

clemelo02/10/2012 21:15
Goiabeira, que estilo seguir...
Olá pessoal, boa noite... Sou cadastrado a bastante tempo, mas como moro em apartamento, e os afazeres do dia a dia, trabalho, família, etc..., não me deixam me dedicar mais...

Tenho algumas plantas, como por exemplo essa goiabeira, que gostaria de saber algumas opiniões. Como já chegou a primavera, gostaria de opiniões quanto ao posicionamento dos galhos, estilo a seguir, etc... Ainda não tenho essa visão para entender o que a planta quer me dizer... qual caminho seguir, etc...
Sei que precisa engordar muito ainda o caule, apesar de estar cerca de 2 anos e meio nessa mamadeira.

Seguem algumas fotos:

Obrigado, antecipadamente!
nickyfury03/10/2012 20:43
bonsai
Se sua intenção for engrossar o tronco, minha sugestão é que faça um replante, usando uma bacia plastica de tamanho médio para grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro e terra granulada (ou areia grossa). Esse tipo de substrato proporciona um bom meio para o aumento do sistema radicular da planta, o que representa não só um bom engrossamento do tronco, mas um ótimo desenvolvimento para a planta com um todo.

Em relação a sua planta, minha sugestão é usar uma aramação leve (sem apertar o arame em demasia, deixando-o mais solto), visando moldar o caule da planta bem como baixar o galho inicial, de forma a construir um bonsai com uma qualidade técnica superior. Uma possível modificação pode ser visualizada na imagem abaixo, em que a planta recebe carga de arame na sua totalidade (caule e galhos) e que voce poderá usar como modelo de trabalho, caso o interesse:

A respeito do uso do arame, eu postei no forum, hoje, uma matéria bem detalhada, que poderá ajudá-lo (está num tópico de outro forista, basta procurar). O reenvase ou replantio poderá ser feito agora, na primavera, sem nenhum problema, desde que não tenha sido feito esse ano. Se fizer o replante, não arame. Se aramar, não replante. Ou um ou outro, nunca os dois ao mesmo tempo, pois o estresse pode comprometer a planta e levar a perda.

Procure, sempre que possível, reduzir o tamanho das folhas, cortando fora as maiores e mais velhas no pecíolo (talinho), mantendo apenas as folhas mais novas e menores. Após o reenvase, aguarde noventa dias, ou até que a planta reinicie seu ciclo com a emissão de novas e vigorosas brotações para só então proceder a aporte de adubação.
clemelo05/10/2012 15:37
Muito obrigado pelas dicas... Mesmo que leio várias matérias, sempre há dúvidas...ou medo, sei lá...rsrs
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2012 21:53
Realmente a leitura ajuda, teoricamente vc sabe muita coisa mas na hora de intervenções mais drásticas sempre da um medinho que só vai ser perdido com a prática, para isso calma, muita calma, mas continue lendo, que conhecimento teórico nunca e demais. Acompanhando!!!!!
T + abraço!!!!!!